Finalmente minha serra de bancada DW 745 chegou e aproveitei para tentar fazer um vídeo tipo unboxing e primeiros cortes, ficou bem amador mesmo

Caro Pedro, não tive a oportunidade de ver o vídeo ainda, mas se puder discorrer sobre a forma correta de operar, seria de grande valia para todos aqueles que visitarem o tópico, inclusive eu.Fritsch escreveu:Parabéns pela aquisição.
Sugestão: mude seu modo de operar
a máquina, é mais perigoso do que
imagina.
Blza Pedro nunca tinha usado uma serra circular antes então tenho muito o que aprender e estou aberto a críticas e sugestões para operar este equipamento com segurança e responsabilidade sendo assim conto com os conselhos dos amigosFritsch escreveu:Parabéns pela aquisição.
Sugestão: mude seu modo de operar
a máquina, é mais perigoso do que
imagina.
Sérgio pelo andar dá carruagem vamos aprender juntos sobre o que fazer é o que não fazer ao operar uma Serra de bancadasergiomontanha escreveu:...e o bom é que vou poder fazer um curso com você antes de usar a minha.![]()
![]()
![]()
Grande abraço.
Fritsch escreveu:Cortar com o guia deslizante e encostado na régua fixa, pode mandar o toco de volta, nem vai ver o que te atingiu.
Eu sabia que estava fazendo algo errado mas não conseguia ver o que eraamaschio escreveu: ... mas posso dizer que a régua lateral e o goniômetro não se usam juntos.
Se for um corte longitudinal ("de comprimdo"), use a régua e não o goniômetro.
Se for um corte transversal ("de travessado"), use o goniômetro mas não a régua. Neste caso, nunca empurre os dois lados da madeira, deixe o lado oposto ao goniômetro sempre livre. É comum aqui até usar a ŕegua para uma medição no caso de muitos cortes de mesma medida, mas coloca-se uma peça de espaçamento entre o que vai ser cortado e a régua, bem antes da serra, de tal forma que quando a peça estiver sendo cortada efetivamente, ela não esteja em contato com a régua.
Perceba no seu vídeo que quando usa régua em conjunto com o goniômetro, a porção cortada "volta" contra você, porque está impresando contra a régua. Alí no vídeo o pedaço era pequeno e voltou meio devagar, mas pode voltar com força suficiente para te causar estrago.
Vou seguir fielmente!!!Fritsch escreveu:...Quando for ripar, faça em um só movimento, a não ser que a peça seja bem comprida e precise segurar a ponta pra não cair na frente da mesa.
Otimo conselho,Fritsch escreveu:A ferramenta mais perigosa é sempre aquela que está usando, as que estão desligadas não oferecem perigo. Sempre pense na melhor maneira de fazer o trabalho antes de começar, depois pode ser tarde.
Beleza Renato!!RMilani escreveu:Xislair, parabéns pela aquisição da máquina. Que ela te proporcione bons momentos e satisfação respirando serragem... Por enquanto. Antes, quero uma esempenadeira/desengrossadeira, que para mim, vai ser mais útil para os projetos que pretendo realizar ... Tô esperando mais vídeos, sempre torcendo para não ver cenas de quase ou pior, desastres. Nada é mais importante que tua integridade física...
Fabio muito grato pelas suas orientações, pode ter certeza que vou seguir bem e a risca conforme sendo orientado, vou confeccionar o "push block", achei seu uso muito pratico mesmo, Fabio suas ponderações são precisas e seguras, muito obrigado meu amigo!!Fabioreis escreveu:Xislair,
Beleza de máquina. Parabéns !
Meus comentários quanto à forma de operação:
Você é canhoto ? Na filmagem ainda dentro do apartamento não me pareceu que você seja canhoto. Supondo-se que você seja destro:
1) Pense em passar a cerca para o lado direito do disco. Dessa forma você consegue empurrar a madeira e não ficar na linha de corte (se voar alguma coisa, a tendência é que um eventual coice não venha no seu corpo).
Outra vantagem é que, durante o corte, naturalmente você vai estar forçando a madeira contra a cerca, que é firme. Forçar a madeira contra o disco (que é móvel) aumenta a chance de problema. O ideal é que seu "empurra-pau" esteja posicionado entre a cerca e o disco e mais próximo do disco - e o seu corpo fora da linha de corte.
2) Pesquise na net sobre um "push block". Ele é bem mais fácil de usar do que o "push stick". (O "empurra-pau" que veio na máquina é um "push stick").
3) Nunca puxe a madeira pela saída do corte. Se der um coice nessa hora, sua mão vai em direção à serra. Acredite: você não terá tempo de tirar a mão dali.
4) Essa o Amaschio já falou: Nunca use goniômetro e cerca ao mesmo tempo sem um espaçador !
5) Teve um momento do vídeo que você fez um corte à "mão livre": Esse corte é coisa de macho ! Ele é possível, mas o operador geralmente tem muitos anos de experiência.
6) Abaixe o disco: O ideal é que a altura do disco seja aproximadamente um dente mais alto que a madeira sendo cortada. A máquina trabalha com menor esforço (tem mais dentes dentro da madeira) e você reduz a chance de por a mão no disco.
7) Avise a pessoa que estava te filmando que ela não pode entrar na linha de corte com a câmera. Essa é a área de risco da ferramenta e ninguém deve ficar ali. Seja você, um operador de vídeo ou algum amigo que esteja vendo você trabalhar.
Bom divertimento. Brinquedinho novo é tudo de bom !
PC já estou vendo os vídeos e observando os detalhes, essas ponderações estão sendo de grande valia, ao final vou fazer um compilado, imprimir e manter junto a maquina para consultas emergenciais em caso de duvidasPC64 escreveu:Xislair,
PARABÉNS pelo brinquedo novo!
Não sobrou muito para eu comentar, pois o Fábio já disse tudo.
Eu aconselho você assistir os vídeos do Steve Hamsey, Mathias Wandel ou Frank Howarth e note como esles operam a máquina. A serra circular é uma das máquinas mais perigosas que temos na oficina, senão a mais perigosa. O seu uso sem observar as normas de segurança pode ocasionar sérios acidentes.
Não se esqueça de utilizar EPI: protetor auricular, óculos ou protetor facial e máscara contra pó.
Procure observar os detalhes de ajuste da altura do disco, posicionamento da guia lateral, uso do goniômetro, etc... Sinta-se a vontade para postar suas dúvidas perguntando o por quê de algum procedimento adotado e que você não entendeu. Eles não explicam em detalhes a operação da serra porque admitem que todos sabem usar, mas tudo na operação tem uma razão de ser. Tente entender isso. Faça comentários que a gente ajuda. Temos muita gente experiente por aqui que certamente vai ajudar.XISLAIR escreveu:PC já estou vendo os vídeos e observando os detalhes, essas ponderações estão sendo de grande valia, ao final vou fazer um compilado, imprimir e manter junto a maquina para consultas emergenciais em caso de duvidas, vou tentar relacionar o máximo de informações possíveis a respeito do tema!!
![]()
PC o local em que vou utilizar a serra não faz parte do condomínio, é área publica, em se tratando da área verde tenho aqui um amplo espaço, que dá para afastar bem a serra para mais longe do prédio se for o caso, ademais procuro utilizar somente em horários adequados e que não prejudique o descanso dos moradores das imediações, o pessoal do meu prédio em sua maioria são bem tranquilos... nunca recebi reclamações, aliás estão sempre querendo que eu faça algo para eles, difícil e explicar gentilmente que não faço para ganhar dinheiro e somente por hobby, não sou profissional, e não tenho disponibilidade para ficar atrelado a alguma obrigação que possa demandar muito tempo. De modo geral da para conciliar bem o barulho com o sossego dos vizinhos.PC64 escreveu:... Uma dúvida que me surgiu: você vai usar a serra circular em uma área comum do seu condomínio. O pessoal não reclama do barulho e da sujeira? Uma serra circular não é das ferramentas mais silenciosas....
Pois é Giulliano nada melhor do que receber conselhos e criticas construtivas de pessoas que sabem o que estão falando e que tem o nosso mais sincero respeito.Giulliano escreveu:Seu post além de te ajudar, tenho certeza que muitos aprenderam com os conselhos aqui postados.
Acha que o Fábio e o PC tem cabelos brancos atoa?
São séculos (ops!), décadas de experiência![]()
Abraço.