Parafusadeira para Hobby

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
murimob
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Murilo
Data de Nascimento: 25 Jun 1982
Hobby: Bricolagem
Profissão ou ocupação: Gestor Ambiental
Localidade: Goiandira
Estado: GO
País: BR

Parafusadeira para Hobby

Mensagem por murimob »

Pessoal, bom dia. Este é o meu primeiro post aqui no espaço e já vou começar logo com uma dúvida beeeem de iniciante mesmo rsrs...

Estou começando a me interessar por projetar e montar alguns móveis em MDF/MDP ou pinus. Como sou medroso, a princípio não pretendo trabalhar com serras... Como o foco é mais na montagem, creio que preciso de uma boa ferramenta para perfurar e parafusar.

Recentemente, adquiri uma Bosch GSB 13ge, que é uma furadeira de impacto variável, reversível. Na aquisição, já tinha em mente que ela pudesse funcionar perfeitamente como parafusadeira também. Agora que vem a questão:
Fui fazer uns testes em MDF 15mm e sinceramente não gostei de utilizá-la como parafusadeira. Achei ela muito forte, mesmo controlando a potência. Estraguei um bit bosch que comprei (aliás, esse bit é bem ruinzinho). Pesquisando, encontrei essa parafusadeira aqui http://www.submarino.com.br/produto/122 ... _go_G22005

Inicialmente não vejo necessidade de ter uma com funcionamento a bateria, pois vou trabalhar em um local tranquilo e é mais para aprendizado mesmo...Além disso, o cabo dela é de 4m e já praticamente elimina a necessidade de extensões (isso não é problema tb). Mas, claro que se houver motivos para adquirir uma a bateria, essa possiblidade não está totalmente descartada...

Gostaria de saber dos senhores se realmente vale a pena investir nessa parafusadeira ou se seria questão de costume usar a minha furadeira bosch? Indicariam alguma outra para hobby?

Obrigado a todos e saudações!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Re: Parafusadeira para Hobby

Mensagem por Giulliano »

Só achei pouco 10mm de diâmetro.

Sempre quando começamos, acabamos nos subestimando e quando acumulamos "bagagem", observamos que nossas ferramentos não acompanham essa evolução.

Por conta disso, a aquisição de outras ferramentas se torna necessário.

Eu se começasse nesse hobby hoje, iria de furadeira e Parafusadeira.

Além de de ter uma uma ferramenta específica para cada função.

Repense sobre as de bateria e cabo de força, pois isso faz muita diferença além de praticidade.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

murimob
iniciado

Mensagem por murimob »

Opa, obrigado pelas dicas Giulliano.

Realmente já estou começando a considerar as de bateria. Vi que algumas inclusive tem 40% mais torque que essa a cabo... Só tenho receio de que, como o uso será esporádico, as baterias acabem estragando por não serem utilizadas (as de li-ion tem esse problema, não sei as de NiCd). O que pesa um pouco é o custo (mais que o dobro dessa bosch).

sergiomontanha
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia
Estado: DF

Mensagem por sergiomontanha »

Fala Murilão, tudo beleza?

O problema de usar a furadeira que você tem como parafusadeira é o peso da ferramenta. Ficaria bem cansativo e você acabaria perdendo a "precisão" do gatilho e talvez por esse motivo o bit foi pro espaço. Eu não gosto de usar a furadeira porque sou meio "ignorante" e acabo espanando a cabeça do parafuso. Há alguns dias atrás, conseguimos compra uma parafusadeira de impacto Bosch com 2 baterias por R$ 249,00. Ela tem tanto torque que consegui quebrar a cabeça de parafusos sextavados de 10mm. Como comentou o Giulliano, se puder ter as duas ferramentas seria melhor, fora a praticidade de poder abrir o furo-guia com uma e parafusar com a outra

A minha sugestão é a seguinte: faça mais alguns testes com a furadeira e veja se pode esperar um pouco até aparecer uma boa promoção para a aquisição. Ter as duas ferramentas faz toda a diferença em uma montagem maior. Até para as caixas acústicas dá muito trabalho ter uma só. Na minha LT, eu apanhei demais por só ter a furadeira.

Eu sou suspeito pra falar porque sou um comprador contumaz, e um "toolaholic" assumido, e tenho duas furadeiras e duas parafusadeiras à bateria.

Não se esqueça de ver aqueles bits para parafusadeira de impacto. São bem mais resistentes.

Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

murimob
iniciado

Mensagem por murimob »

E aí Serjão, tudo tranquilo e aí?

Pois é, vou fazer mais alguns testes, mas to achando que pararusadeira a bateria é mais interessante que eu pensava. Andei vendo uns vídeos e gostei bastante!
Sábado vou procurar esses bits que você indicou, realmente parecem ser outro nível!

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

Murilo,

Alguns pontos MUITO IMPORTANTES a serem considerados:

1 - Finalidade do uso:

Isso vale para qualquer ferramenta. Antes de comprar você precisa definir bem o tipo de serviço que você pretende fazer. A diversidade de produtos é muito grande e cada modelo é mais adequado a um determinado tipo de trabalho. Geralmente não existe uma ferramenta que faça tudo.

No seu caso você pretende usar a parafusadeira para montagem de móveis. Então você não precisa de muita potência. Dê preferência aos modelos menores e leves para não tornar o trabalho cansativo.

2 - Como é feito o trabalho

Para colocar um parafuso precisamos fazer um furo. Usar a mesma ferramenta para as duas tarefas não é produtivo. Não existe coisa mais chata do que ficar trocando ponta na máquina: coloca broca, fura, tira broca, coloca bit, parafusa; tira bit, coloca broca, fura ..... Não rende. Perde-se mais tempo trocando ponta do que usando a ponta. Pode preparar a carteira! Infelizmente você vai precisar de no mínimo duas máquinas: uma furadeira e uma parafusadeira.

3 - Novas Tecnologias

Hoje em dia a tecnologia de ferramentas a bateria está bastante desenvolvida. As novas ferramentas usam baterias de lítio que carregam rápido, não têm mais aquele "efeito memória" que danificava a bateria após algumas cargas e são mais duráveis. Exitem diversas linhas de ferramentas a bateria variando entre 12 e 24 volts.

As ferramentas a bateria apresentam a grande vantagem de NÃO POSSUÍREM FIOS. Você citou uma parafusadeira com fio de 4 metros, mencionando uma vantagem de não precisar de extensão. Embora seja uma verdade, trabalhar com 2 ou 3 ferramentas com fio você termina fazendo uma "trancinha" com os fios ao final do trabalho. As ferramentas a bateria lhe dão maior liberdade de trabalho.

Conclusão

Pensando em tudo isso as grandes marcas lançaram combos com furadeira e parafusadeira de impacto. Esses combos apresentam a vantagem de virem com 2 ferramentas completas (2 máquinas e 2 baterias), 1 carregador e uma maleta para guardar tudo.

Eu, assim como outros aqui no fórum, tenho da Makita. Esse é o novo modelo, com bateria de 12V. O o meu, comprado há uns 3 anos, ainda é com bateria de 10,8V. Esse combo é ideal para montagem de móveis. As ferramentas são leves e têm a potência adequada ao tipo de trabalho.

Um erro comum na hora da compra é você ficar tentado a comprar um combo maior, da linha de 18V, caindo na conversa do vendedor que a furadeira é mais potente e você pode também furar a parede na hora de pendurar o armário. Não se esqueça que as ferramentas da linha 18V são maiores e mais pesadas. Então você vai fazer toda a montagem do armário usando ferramentas enormes e pesadas para ter uma ferramenta capaz de fazer os 4 furos na parede. Lembre-se: você está comprando uma ferramenta para MONTAGEM, não para INSTALAÇÃO.

Você está preocupado porque usou uma parafusadeira e arrancou a cabeça de um parafuso. Essa parafusadeira também arranca cabeça de parafuso, mas não se preocupe: TODO MUNDO já arrancou cabeça de parafuso. Isso é como aprender a dirigir: no início a gente deixa o carro morrer, sai dando trancos... depois pega o jeito da embreagem. Com a parafusadeira é a mesma coisa: com o tempo a gente aprende a controlar o gatilho.

Minha sugestão é você adquirir algo na linha do combo que eu mostrei. Existem similares de outras marcas. Dê preferência a marcas conhecidas. O ideal seria você ir a uma loja e ver a ferramenta ao vivo e a cores, experimentar se possível.... Depois de escolhida a ferramenta você procura na internet um lugar bom para comprar, ou negocia o preço com o vendedor....
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

sergiomontanha
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia
Estado: DF

Mensagem por sergiomontanha »

PC64 escreveu:Murilo,

Alguns pontos MUITO IMPORTANTES a serem considerados:

1 - Finalidade do uso:

2 - Como é feito o trabalho

3 - Novas Tecnologias

Conclusão
Sem comentários PC! ^:)^ Foi simplesmente cirúrgico. :clap1:
É isso que admiro nesse fórum.

Grande abraço,
Sérgio.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Eu iria um pouco mais além: para mim NÃO EXISTE FERRAMENTA PARA HOBBY!

O que é uma ferramenta para hobby? Seria uma ferramenta para aquelas pessoas que não são profissionais e exercem a atividade nos finais de semana e tempo livre, certo?

Só que há um pequeno detalhe: no dia em que a pessoa está praticando o seu hobby ela usa a ferramenta como um profissional. Não há diferença entre montar um armário profissionalmente e por hobby. Os parafusos são os mesmos.... A diferença é na quantidade de armários que você vai montar, mas no dia que você está montando a máquina é exigida.

Sou meio suspeito para falar, pois sou um TOOLAHOLIC ! Gosto de boas ferramentas. Me dá prazer trabalhar com coisas de qualidade. Não adianta comprar aquela furadeira que está no corredor de ofertas do supermercado por R$ 39,90 que ela não vai dar conta do recado. Só de ouvir o barulho dela sem carga já da a impressão que ela vai desmontar....

Como diz o Marcão:
- pagou baratinho, levou porcaria!
- comprou errado, comprou duas vezes!

Compre logo ferramentas de qualidade que terá pelo resto da vida!
Abs,
Paulo Celso

murimob
iniciado

Mensagem por murimob »

Cara, essas postagens não só me clarearam a mente como também me tiraram várias dúvidas que eu até havia esquecido de perguntar hahahah... Sensacional!

Vou juntar uma grana e investir em um combo assim. Me pareceu realmente bom.

Muito obrigado!

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

PC64 escreveu:Eu iria um pouco mais além: para mim NÃO EXISTE FERRAMENTA PARA HOBBY!

Como diz o Marcão:
- pagou baratinho, levou porcaria!
- comprou errado, comprou duas vezes!

Compre logo ferramentas de qualidade que terá pelo resto da vida!
Reforçando:

Se eu conhecesse fóruns antes de adquirir minhas ferramentas (que não são ruins e com dedicação faço qq coisa), meu arsenal seria outro.

Lógico que vc não precisa adquirir a top das furadeiras e das parafusadeiras, mas pesquisar para comprar a melhor possível.

Pesquisando, já mudei meus conceitos tanto para as mais baratas (de marcas renegadas), quanto para as mais caras (de marcas famosas).

Outro ponto é que nem sempre a mais cara é a melhor, como a mais barata é a pior.

Ex: Essa parafusadeira que o Sérgio exemplificou, foi "barata" em relação suas concorrentes e é muito boa, não penso em substituí-la nunca mais (salvo dar problema sem solução e não encontra-la mais para compra).
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Luzio
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro

Mensagem por Luzio »

Compre a bateria e parafusadeira dedicada de impacto. Isso se quiser realmente aparafusar e desaparafusar de verdade e sem ferrar o seu tempo, paciência ou a fenda do parafuso, o q ocorre de forma muito constante usando estas ditas parafusadeiras q são na verdade furadeiras.

A Dewalt tem uma de impacto, a Makita e a Bosch.

Tenho várias baterias de Litio e duram muito. Mias provável q vc troque a máquina antes de perder a bateria. De qualquer forma é o preço a se pagar pela agilidade e comodidade q só uma sem fio oferece.

kardosop
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pablo
Data de Nascimento: 23 Nov 1982
Localidade: Salvador
Estado: BA

Mensagem por kardosop »

Recomendo a Parafusadeira de Impacto da DeWalt, modelo DCF815 que conheci aqui no fórum por meio de um post do colega Luzio e que está me atendendo muito bem, obrigado! Antes usava a furadeira como parafusadeira e o trabalho dava pro gasto, mas os pontos levantados aqui realmente são importantes. Mesmo sendo um modelo considerado "leve", minha furadeira pesa quase o dobro da parafusadeira que te indiquei. Fora que o torque da parafusadeira é bem maior e não cansa o braço como a furadeira. Basta encostar o bit na cabeça do parafuso e apertar o gatilho. Quase não precisa fazer força :P!

Resultado: invista na parafusadeira que vale a pena! Dê preferência pelas de impacto!
Vivendo e aprendendo - sempre!!

ESSanches
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emerson Sanches
Data de Nascimento: 01 Dez 1970
Profissão ou ocupação: Analista Sistemas
Localidade: ZN - São Paulo

Mensagem por ESSanches »

Há um tempo atrás, o Walmart fez uma promoção de uma parafusadeira Bosch de 10,7 V por R$250,00. Eu relutei uns 15 dias pra comprar e só comprei por causa dos depoimentos em prol das parafusadeiras do nosso amigo Luzio. Vou dizer, mudou minha vida. parafusar com uma parafusadeira de verdade é outra historia.

[]s
Emerson

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Eu também comprei.... Já tinha uma da Makita, mas como o Mellado tem 13, achei que ter 2 não seria demais!

É excelente!
Abs,
Paulo Celso

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo

Mensagem por mellado »

Pc, não precisa ficar entregando meu vicio, kkkk
Mas eu só tenho muitas, pois comecei comprando errado,se fosse hoje, eu compraria um Combo destes que você postou, e uma furadeira de 20v de impacto para serviço pesado.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”