Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Amigos eu precisava de um gabarito para cavilha, mas comprar ..., os comerciais estão muito caros, então dei umas vasculhada na net para obter inspiração
Segue projeto com as medidas feitas meio as presas no Paint, assim como o gabarito fiz numa operação relâmpago, por isso não está muito caprichado
Passei o sábado colando fita de bordo em 2 armários para pia do banheiro, afinal tenho de justificar os gastos com meus brinquedos
Segue uma sequencia de fotos colei os dois pedaços de MDF de 15mm com cola "Cascola 100%", revesti o furo central com cola superciano para maior resistência ao atrito com a broca, assim como revesti as partes sem pintura do MDF com superciano para maior resistência, revesti o cabo com fita de bordo branca, para isolar umidade das mãos .
Eu apenas acrescentaria uma bucha de metal no furo, pois com o uso a broca vai alargando o buraco e você perde a prcisāo!
Eu tenho um desses e particularmente nāo gosto muito dele. A gente tem que segurar o gabarito com uma māo e a furadeira com a outra. Eu nāo sou muito bom nisso e o furo acaba nāo saindo perfeito.
O ideal seria um que ficasse fixo na madeira!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
PC64 escreveu:Eu apenas acrescentaria uma bucha de metal no furo, pois com o uso a broca vai alargando o buraco e você perde a prcisāo!
Este fiz na pressa, mas vou pesquisar algo, por aí, já vi onde a pessoa usou rolamento, se achar o diâmetro interno correto esses rolamento são baratos
Hoje acrescentei um furo de 10mm e outro de 6mm
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Eu não sei usar este tipo de ferramenta. Aliás, em cavilha sou um zerão
Mas Edu, gostei da iniciativa. Depois diz se funcionou direito. O PC tem a mesma qualidade que eu, para segurar a furadeira... no meu caso, acho que é a minha coluna fora de esquadro heheheee
Dando continuidade ao tópico, cheguei a fazer uma base regulável, após exatos 28 furos o buraco ficou muito laceado dando muita imprecisão, segue foto.
Conforme relatei em outro tópico, tenho urgência em terminar este serviço, porque senão, vou dormir na casinha do cachorro, então aproveitando um presente de um amigo, peguei meu JessEm Pocket Mortise Mill (modelo 2008) zero km, está comigo a muito tempo e sem uso
1º que usa cavilha chatas (espigas), difíceis de achar, e 2º tem aplicação especifica, conforme o demonstra o vídeo, não servindo como gabarito para cavilhas.
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Encomendei uns limitadores de broca na Ferramix, muito barato, mas nosso correio Brasileiro enviou para o Rio de Janeiro, e é capaz de chegar depois da Copa
Então improvisei um, ficou meio bicho estranho mas funcionou legal
Edu escreveu:Dando continuidade ao tópico, cheguei a fazer uma base regulável, após exatos 28 furos o buraco ficou muito laceado dando muita imprecisão, segue foto.
....
Edu,
Eu já havia previsto que isso aconteceria. Só não sabia que seriam 28 furos! O Cícero (guedao) deu uma boa ideia de como fazer uma bucha para não desgastar o jig.
Você falou que comprou limitadores de brocas. Eles são em polegadas!! Você tem brocas em polegadas, senão só vai dar para usar a de 8mm (5/16"). Os demais você terá que dar uma "forçada".
Quanto ao seu limitador de brocas DIY, os limitadores de brocas tem a superfície inferior plana. Você fez ela cônica!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Edu escreveu:Pessoal o Gabarito Frankenstein funcionou perfeitamente com precisão incrível.
Mas vendo o tópico do Guedao, gostei da ideia dele, vou comprar os parafusos de 1/2, e fazer os furos no Brutos que está quase pronto
Farei rosca no MDF, e usarei cavilhas de 6, 8, e 10mm, apenas substituindo os parafusos
O rasgo guia é que terei de pensar em algo
Edu,
Nāo fique colocando e tirando a bucha do gabarito. Logo você detona ele. Faça as buchas e prenda com cola para nunca mais sairem.
Quanto ao rasgo, nāo se preocupe. Nāo sofre desgaste, pois é apenas para posicionar o gabarito!
Abs,
Paulo Celso
Tempos atrás o Yan construiu um jig desses e usou uma bucha utilizada para construir guitarras. O diâmetro interno da bucha mede exatamente 8mm. É de metal e portanto o desgaste é bem lento.
O jig que ele construiu está no fórum antigo.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fabioreis escreveu:Tempos atrás o Yan construiu um jig desses e usou uma bucha utilizada para construir guitarras. O diâmetro interno da bucha mede exatamente 8mm. É de metal e portanto o desgaste é bem lento.
O jig que ele construiu está no fórum antigo.
Eu achei essas buchas aqui no comercio, não sei se são as mesmas do Yan, mas as daqui, são de latão cromados, eu acho o latão um material muito mole no atrito com a broca ele leva desvantagem, apesar do desgaste ser bem menor que o MDF, mas mesmo assim existe
Abraços Edú
Pois é... o Pica Pau anda fazendo arte mas não lembrar de publicar o resultado....
Estou aqui com uns 10 pães na espera de um tal projeto de Porta Pão que apareceu só no ZAP ZAP, mas aqui .... nada
Marcos escreveu:Pois é... o Pica Pau anda fazendo arte mas não lembrar de publicar o resultado....
Estou aqui com uns 10 pães na espera de um tal projeto de Porta Pão que apareceu só no ZAP ZAP, mas aqui .... nada
Humm... Hum... e o vídeo sobre colocar rodízios nas máquinas e bancadas que você fez e nos privou de ver, pois não postou aqui
Brincadeiras a parte este gabarito eu desisti dele, pois o gabarito da Aluzini tem suprido minhas necessidades.
Com relação as postagens estou em falta por falta tempo.
Mas estou na ativa o "Brutus" meu torno já está saindo, fiz algumas mudanças nele, assim como o Kit da CNC também.
Nos próximos dias vou atualizar os assuntos.
Abraços Edú