Sendo tão difícil encontrar tábuas com medidas inferiores a 2cm de espessura na minha cidade, utilizo com certa freqüência tábuas de forro para pequenos projetos, as quais sabidamente possuem 1 cm.
O grande problema dessa alternativa é que não é raro acontecer delas virem curvadas (empenadas lateralmente) -- principalmente quando se trata de pinus -- fazendo com que obrigatoriamente as tábuas tenham que ser "retificadas" antes de sua utilização. Vejam o desenho abaixo para entender melhor a que estou me referindo:

O caso é que proceder esse tipo de retífica é mais complicado do que parece, e após tentar algumas alternativas não muito satisfatórias, acabei por criar um método muito simples e que torna o serviço bastante tranqüilo com uma serra circular.
Basicamente, a tarefa consiste em utilizar um "ripping jig" para serra circular, como no desenho abaixo:

O problema desse jig é a largura dele. Se formos utilizá-lo para tentar retificar uma tábua estreita (tábuas de forro normalmente têm 10cm de largura), não teremos como fixar o conjunto, uma vez que a tábua é muito mais estreita do que o jig. Também, se observarmos bem veremos que o lado esquerdo do jig ficaria em falso, obrigando a utilização de um calço entre o mesmo e a bancada. Vejam:

Então tive a idéia de criar um jig auxiliar que consiste numa plataforma e um calço já fixados um no outro. Basicamente, ele é igual ao ripping jig, com a diferença de que a madeira de cima fica alinhada com a de baixo pela esquerda. Importante mencionar também que a madeira de cima deve ter a mesma espessura da tábua que você irá retificar. Como no meu exemplo eu estou mencionando tábuas de forro, essa espessura deverá ser de 1 cm. Vejam:

Na imagem seguinte, temos a tábua a ser retificada APARAFUSADA ao jig:

E finalmente o conjunto todo preso por um grampo:

Espero que essa idéia possa ajudar algum colega!