Página 1 de 1

Curso de mecânica no M&B

Enviado: Sáb Nov 01, 2014 3:55 pm
por Edu
Sabemos que todo Marceneiro, Hobbysta, Bricoleiros, e afins, acabam tendo de conhecer um pouquinho de tudo.

Seja na hora de consertar nossas máquinas, ou mesmo criar alguma traquitana, sentimos necessidade de um conhecimento técnico a mais.

Por isso estou implementando o curso de mecânica, são ao todo 344 videoaulas, e o mais interessante é que se tornou um material de domínio publico.

Estou vendo a possibilidade de postar as apostilas no fórum.

A 1º matéria postada é sobre metrologia, pois ainda tem-se muitas duvidas sobre este assunto, são ao todo 30 vídeoaulas.

Segue Link :arrow:

Bons estudos :Compchat:

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Sáb Nov 01, 2014 5:13 pm
por Edu
Edu escreveu:Estou vendo a possibilidade de postar as apostilas no fórum.
Como são muitas apostilas, quem tiver interesse entre em contato por MP.

Os próximos cursos postados serão sobre Automação e Manutenção Mecânica :up:
2000.png

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Seg Nov 03, 2014 9:31 am
por jlunge
Muito bom Edu ...

Um assunto que despertou meu interesse depois da construção da CNC :)

Estava pensando em fazer Mecatrônica, porem como as condições não são muito favoráveis no momento, esse material vai cair como uma luva! :up:

Valeu por compartilhar :up:

Grande abraço.

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Seg Nov 03, 2014 10:35 am
por Edu
Neste sábado (01/11), no meu curso de pós-graduação em mecânica, iniciei na Faculdade as aulas de soldagem, e estou fazendo uma apostila com os ensinamentos passados pelo professor, estarei postando esta apostila nos próximos dias junto com o Unboxing de uma inversora enviada pela nossa parceira Ferramix, de custo relativamente baixo e que trabalha em 110V :up:

No máximo em uma semana estará tudo, pronto vídeo e apostila :oba:

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Seg Nov 03, 2014 10:53 am
por jlunge
Cara, que maravilha Edu ...

Na grade que estive vendo do curso tb tinha a cadeira de Solda ... muito legal ;)

Edu, aproveitando, me interessei em mecatrônica em função da união de eletrica, mecanica e informática, porém o curso é meio longe da minha cidade, oq inviabiliza financeiramente! Porém mais próximo tem o curso de eletromecanica, oq vc acha? Seria uma boa alternativa?
Os cursos são todos técnicos (duração de 2 anos).

Agradeço se puder dar sua opinião ;)

Grande abraço.

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Seg Nov 03, 2014 12:27 pm
por Edu
Júlio os cursos de Mecatrônica (já fiz um) não aprofundam em informática, então este de Eletromecânica é melhor, quanto a parte de informática, você já trabalha na área, fica mais fácil, comece a brincar com Arduino ou com PICs, que logo você tá craque.

Basicamente precisa conhecer linguagem C, conhecendo esta, as outras ficam mais fácil, pois são tudo derivadas dela /think

Os programadores de PIC são baratos, o meu ainda usa porta paralela :doh:


PIC: Os PIC (PICmicro): são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8 bits, de 16 bits e, mais recentemente, de 32 bits. Seu nome é oriundo de "Programmable Interface Controller" (Controlador de Interface Programável). Contam com extensa variedade de modelos e periféricos internos. Possuem alta velocidade de processamento devido a sua arquitetura Harvard e conjunto de instruções RISC (conjuntos de 35 instruções e de 76 instruções), com recursos de programação por Memória flash, EEPROM e OTP. Os microcontroladores PIC têm famílias com núcleos de processamento de 12 bits, 14 bits e 16 bits, e trabalham em velocidades de 0kHz (ou DC) a 48MHz e velocidades de 16 MIPS em alguns modelos. Há o reconhecimento de interrupções tanto externas como de periféricos internos. Funcionam com tensões de alimentação de 1.8 a 6V e os modelos possuem encapsulamento de 6 a 100 pinos em diversos formatos (SOT23, DIP, SOIC, TQFP, etc).

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Seg Nov 03, 2014 12:49 pm
por jlunge
Legal Edu ...

Sim, informática não seria o problema, pois trabalho na área, tenho arduino e ja programei em PIC no tempo de Faculdade!
Linguagem C tb não teria problema, pois trabalho com Java.

Obrigado pela ajuda Edu. Show de bola ;)

Grande abraço.

Re: Curso de mecânica no M&B

Enviado: Sáb Jun 27, 2015 10:07 am
por Jcouto
Bom dia Edu posso dar uma ideia, você podia criar uma conta de email no Gmail e usar o google drive para colocar as apostilas dai compartilha com a galera do fórum, tem um espaço de 7gb se não me engano se precisar de ajuda estamos ai ok. Grande abraço.