Funilaria??? Funilaria!!!!

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Então, pessoal, agora finalmente com a casa pronta e apenas em ritmo de retoques finais, já posso começar a pensar em retomar um sonho que começou mais ou menos uns 10 anos atrás, qual seja restaurar o meu próprio carro antigo. Há cerca de uns 8 anos atrás por pouco não comprei um Oldsmobile 1950 Rocket "88" (na última hora o vendedor roeu as cordas), e foi ótimo isso ter acontecido pois não teria a menor chance de mexer com isso na época.

Agora já está na hora de voltar a considerar essa idéia e tenho planos de adquirir uma "carcaça" daqui a mais ou menos um ano de um Chevrolet 49-54.

Enfim, como todo bricoleiro que se preza, estou querendo me meter em mais essa enrascada, que inclui adquirir mais ferramentas e aprender mais um ofício! Como aqui não tenho acesso a cursos (o mais próximo fica muito longe), como sempre, vou me aventurar no bom e velho empirismo, auxiliado pelos pitacos dos amigos virtuais e os excelente vídeos no Youtube!

A princípio estou elaborando uma lista de ferramentas mínimas para fazer a parte de funilaria. A restauração da lata desses carros consiste principalmente em remover pedaços enferrujados e substituí-los por pedaços de lata nova, o que consiste basicamente de esmerilhamento, corte, solda e preenchimento (tem muita gente por aí que "dá um tapa" enchendo tudo com massa, mas esse é o método porco, o qual eu não pretendo utilizar).

Imaginei que inicialmente irei precisar das seguintes ferramentas:

- Máquina de solda MIG pequena
- Acetileno
- Esmerilhadeira angular
- Cortadeira (acho que uma micro-retífica dá conta)
- Limas de metal
- Alicate de funileiro
- Martelo pena
- Máscara de solda

Alguém sugere mais alguma ferramenta? Alguém aí tem alguma experiência nessa brincadeira????

:up:
Pata de elefante nele!!!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
sideni
Ativo
Mensagens: 1501
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 7:38 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
sexo: Masculino
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por sideni »

legal Yan , eu no meu humilde conhecimento veicular não posso te ajudar a não ser dando força oral e virtual, mas como sei que você tem uma inteligencia nata vamos ver sair ai uma grande obra de arte com certeza, mas espera ai que no fórum tem pessoas que vai te ajudar e muitooo.

um forte abraço.
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

Avatar do usuário
joaotex
Ativo
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 10:47 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Carlos Teixeira
Data de Nascimento: 19 Mar 1950
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
País: BR
Localização: Jaraguá do Sul -SC
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por joaotex »

Bela enrascada, digo, aventura você vai se meter :Hk:

Eu acho que você deve considerar, para chapas, uma máquina de solda TIG em vez de MIG (ou as duas). Com a TIG você solda até lata de goiabada (se ainda existe). A MIG é mais adequada para estruturas.

[ ]s JCTeixeira
"A simplicidade é o último grau da sofisticação."
Leonardo Da Vinci


JCTeixeira.com.br

carlosgurgel
Ativo
Mensagens: 54
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 11:28 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): carlos
Data de Nascimento: 20 Ago 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: professor
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por carlosgurgel »

repuxadora spotter ..... é mais um brinquedinho...

silvio56
Ativo
Mensagens: 2845
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:04 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
sexo: Masculino
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: são sebastião sp
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por silvio56 »

Legal amigo Yan, então veremos mais uma de suas facetas!! /think /think Mas enfim só não faz quem não tenta.
Desejo-te boa sorte em mais esta empreitada.
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Valeu pessoal, pelas palavras de incentivo!

:up:

É isso aí, amigo Silvio, a idéia é essa. Quando comecei a construir a casa não sabia fazer muitas coisas que hoje aprendi, e acabei entrando nessa empreitada porque na época era isso ou isso, pois não tinha dinheiro para comprar uma pronta.

No caso do carro antigo, a coisa anda mais ou menos pela mesma direção: o dinheiro não dá para comprar um já bonitinho, prontinho pois custam muuuuuito caro. Também, se você tentar restaurar na base de pagar uma oricina para fazer o serviço todo está roubado, pois eles cobram pequenas fortunas.

Só para dar um parâmetro e vocês entenderem mais ou menos como a coisa funciona: hoje, um carro como o que eu quero, custa entre 10 e 15 mil Reais "no estado", ou seja, uma carcaça recuperável com quase todas as peças, bastante ferrugem, motor que não funciona, etc.

Se você for pagar um funileiro e um pintor para fazer o serviço, vai gastar mais uns 30 mil só na lataria. Isso sem contar que as peças de acabamento (frisos, lanternas, espelhos, etc) custam um absurdo aqui no Brasil. Daí você acaba gastando mais uns 20 mil de peças. E para a mecânica, se quiser colocar o carro todo original mais uns 20 mil. Vamos acrescentar mais uns R$ 5 mil de capotaria. Somando tudo, um carro desses sai "no barato" por uns 90 mil reais. E não estou falando de documentação, pois normalmente esses antigos "no estado" não têm mais documentos, já possuem baixa no Detran e você tem que fazer o recadastramento.

Eu como tenho a facilidade de mandar vir as peças de fora, a coisa já melhora e muito. Se eu conseguir aprender a fazer a parte de funilaria eu mesmo, posso economizar uma boa grana com isso. E quem sabe eu não me animo lá na frente e me meto na mecânica também??? Enfim, o prognóstico é comprar a carcaça daqui a um ano, e levar mais 5 na restauração.

João, essa sua dica da máquina de solda TIG foi ótima! Até dois dias atrás eu pensava que solda era tudo igual, e agora já sei que existem vários tipos. O que eu achei bem legal da MIG é que você trabalha com uma mão só, pois o eletrodo é "embutido" na tocha e é alimentado automaticamente por um motor na máquina.

O que eu já aprendi até agora, é que um método bastante utilizado entre os funileiros é pontear a placa de remendo no local onde ela vai ficar (só para ficar preso no lugar) e depois fazer o enchimento por trás usando o oxiacetileno.

:up:
Pata de elefante nele!!!

silvio56
Ativo
Mensagens: 2845
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:04 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
sexo: Masculino
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: são sebastião sp
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por silvio56 »

YanKleber escreveu:Valeu pessoal, pelas palavras de incentivo!

:up:
O que eu já aprendi até agora, é que um método bastante utilizado entre os funileiros é pontear a placa de remendo no local onde ela vai ficar (só para ficar preso no lugar) e depois fazer o enchimento por trás usando o oxiacetileno.

:up:
Amigo Yan, se me permite vou pitacar novamente, e isso que vc diz é mais ou menos o que acontece, se bem que a maioria ponteia a chapa e simplesmente enche com massa plástica o remendo. Digo com propriedade pois já vi muito isto acontecer.
Abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Avatar do usuário
joaotex
Ativo
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 10:47 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Carlos Teixeira
Data de Nascimento: 19 Mar 1950
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
País: BR
Localização: Jaraguá do Sul -SC
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por joaotex »

YanKleber escreveu: O que eu já aprendi até agora, é que um método bastante utilizado entre os funileiros é pontear a placa de remendo no local onde ela vai ficar (só para ficar preso no lugar) e depois fazer o enchimento por trás usando o oxiacetileno.
:up:
YanKleber

A TIG substitui o oxiacetileno com vantagens, pois não queima a solda e produz um calor mais concentrado no local da solda. No entanto, você vai precisar do oxiacetileno para aquecer alguma peça. Na TIG também se usa as duas mãos, pois a de tungstênio (daí o T) abre o arco que produz calor e você acrescenta o metal de adição, que é uma vareta de solda convencional idêntica à usada na solda com oxiacetileno.
Nas tubulações de petróleo se dá o primeiro passe com TIG, que é bem preciso, e depois se complementa a solda com MIG.
Sei que é pecado, mas fico com uma pontinha de inveja, pois sempre quis fazer isso. Estarei torcendo por você. Vai que é tua :happy;

[ ]s JCTeixeira
"A simplicidade é o último grau da sofisticação."
Leonardo Da Vinci


JCTeixeira.com.br

Avatar do usuário
VANGODIAS
Ativo
Mensagens: 1529
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 1:30 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
Data de Nascimento: 09 Jan 1962
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Senador Canedo
Estado: Go
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por VANGODIAS »

Boa Yan, também ando considerando essa possibilidade, comprar algum veiculo recuperável e mandar bronca, gosto bastante de carro antigo, já tive Gordini, Karmann-Ghia, fusca... Aqui na Capital do Cerrado, tem um curso no SESI/SENAI de funilaria, estou pensando em fazer esse curso em 2014, antes de comprar o carro definitivo, penso em comprar um fusca e rebaixar o teto ou uma kombi. heheheh
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)

Avatar do usuário
Brazjuca
Ativo
Mensagens: 1894
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 9:45 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
País: BR
Localização: Guarapari ES
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Brazjuca »

Amigo, nao tenho dicas para lhe dar mais estarei torcendo por você por mas esta empreitada.

Mas com certeza tem muito literatura sobre o assunto, que e um bom caminho a começar.
:up: :up:
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Lauro »

Rapaz, será uma empreitada que valerá a pena acompanhar. Não manjo nada disso, então vou tentar aprender alguma coisa. Boa sorte e abraços!
Lauro.

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Amigos, estou ficando bem animado. Minha idéia é ao longo desse ano de 2013 -- depois que as contas baixarem um pouco mais -- começar a adquirir devagar as ferramentas e usar meu velho golzinho quadrado como cobaia, afinal ele tem alguns consertos a serem feitos (pequenos pontos de ferrugem e alguns poucos amassados).

Ainda pretendo ler mais a respeito dos tipos de solda disponíveis no mercado. Pelo que vi até agora, ainda estou muito em dúvida sobre a TIG e MIG/MAG, pois apesar de teoricamente a MIG/MAG ser mais indicada para soldagens que dependem de maior resistência enquanto que para trabalhos mais delicados a TIG seria melhor, existem alguns fatores que ainda estão me fazendo pender para a MIG/MAG:

1) A máquina custa bem mais em conta que a TIG (a Einhell tem um modelo na faixa de R$ 1000,00 enquanto a TIG mais barata que eu achei fica na casa dos R$ 2000,00)
2) Você trabalha com apenas uma das mãos (não tem que ficar segurando eletrodo com a outra)

Além disso tenho visto bastante vídeos no Youtube, especialmente de funileiros americanos que usam a MIG/MAG direto para preenchimento e solda de material delicado, como esse aqui:



Tudo bem que o cara já tem uma prática danada, mas prática é coisa que a gente adquire fazendo!

:up:
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Uma outra coisa que está me fazendo pender bastante para a MIG/MAG é que eu descobri que existe um modelo simples para hobbystas que não prescinde do cilindro de argônio separado, pois o gás protetor já vem "encapsulado" no arame. Na realidade qualquer máquina MG/MAG (mesmo as que usam cilindro de gás) pode usar esse arame, mas esse modelo em específico sai bem mais em conta. A Lee Tools tem um, por exemplo, que custa menos de R$ 700.

As vantagens de usar a máquina sem gás são óbvias:

1) Uma dificuldade a menos qual seja regular a intensidade do gás
2) Uma dor-de-cabeça a menos qual seja ter que obter o gás de tempos em tempos (isso para mim é um ponto bem forte pois aqui na cidade duvido que tenhamos um fornecedor disso, então eu teria que viajar para uma cidade próxima sempre que precisasse recarregar o cilindro)
3) Menor custo operacional mesmo o arame especial custando um pouco mais caro, além de menor custo do equipamento já que só o cilindro vazio custa na faixa de R$ 700

A única desvantagem desse equipamento é que a regulagem da amperagem é mais tosca: enquanto as máquinas "profissionais" possuem um potenciômetro onde você pode ajustar a amperagem exata, esse tem apenas duas posições (baixa e alta), o que, no entanto, apesar de limitar o equipamento, torna a vida do operador inexperiente mais fácil.

Vi no forum 4x4Brasil um tópico de um cara que comprou uma dessas e ficou bem satisfeito. O que eu achei mais interessante foi o fato de que ele não tinha experiência nenhuma e mesmo assim acertou de cara com o equipamento. Eu achei interessante que essa máquina é praticamente você alimentar ela com o rolo de arame, ligar na tomada, encostar a tocha onde vai soldar e mandar bala.

Perfeito para bricoleiros!

:mrgreen:

Infelizmente não existe uma máquina TIG que trabalhe sem o cilindro de gás. Isso praticamente já define a minha opção em termos de equipamento...

/think
Pata de elefante nele!!!

Avatar do usuário
Adenilson
Ativo
Mensagens: 2193
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:20 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
Estado: SP
País: Br
Localização: Tanabi-SP

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Adenilson »

Karmann-Ghia... vermelho é meu sonho de consumo desde criança....
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Avatar do usuário
Verde
Ativo
Mensagens: 279
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 12:30 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiss
Data de Nascimento: 30 Abr 1956
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contabilista
Localidade: ALCOBAÇA
Estado: AL
País: PT

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Verde »

Veja só a diversidade de martelos, martelinhos, moldes, acessórios, etc, aqui um exemplo:

Avatar do usuário
Odair
Ativo
Mensagens: 533
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): odair
Data de Nascimento: 15 Jan 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. público
Localidade: Luziania
Estado: GO
País: BR
Localização: Luziânia-Go

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Odair »

Boa Yan, com certeza seu projeto será bem sucedido.
Ano passado quase comprei uma pick-up Rural F-75, toda desmontada
para reformar e equipar, mas o negócio acabou não dando certo...
Ainda sonho com uma Rural Willys...

Abração

Odair

Avatar do usuário
VANGODIAS
Ativo
Mensagens: 1529
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 1:30 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
Data de Nascimento: 09 Jan 1962
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Senador Canedo
Estado: Go
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por VANGODIAS »

Odair escreveu:Boa Yan, com certeza seu projeto será bem sucedido.
Ano passado quase comprei uma pick-up Rural F-75, toda desmontada
para reformar e equipar, mas o negócio acabou não dando certo...
Ainda sonho com uma Rural Willys...

Abração

Odair
Tá fácil de comprar uma então, aí pertinho em Ceres, na BR-153, sentido GO/TO., duas abandonadas num quintal, já pensei em parar e perguntar sobre elas, logo depois em Campinorte, do lado direito, antes do trevo de entrada, tem uma debaixo de um pé de manga, no fundo de uma oficina. Qualquer hora paro lá e pergunto, o danado que só lembro quando já não tem mais jeito de parar, mas no próximo mês vou passar lá de novo, quem sabe...
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Pessoal,

Desculpe a demora, mas fiquei dois dias e meio sem Internet. Nessa época do ano caem muitos raios aqui na cidade, e um grande número de equipamentos, inclusive antenas de transmissão e repetição ficaram torradas!

Odair, acredite ou não mais você deu foi MUITA sorte: a regra número um na hora de adquirir um carro antigo para restaurar é jamais comprar um que esteja desmontado, pois torna-se praticamente impossível ver as condições gerais do carro como alinhamento, e pior, perceber quais são as peças que estão faltando.

:up:
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Nesses últimos dias fiz uma descoberta surpreendente: aqui na minha cidade tem uma loja que recebe os cilindros e envia para a White Martins para fazer a recarga. Isso me fez repensar a possibilidade de adquirir uma MIG que trabalha com gás. Acabei encontrando um modelo bem interessante fabricado pela V8 que é designado como "flex", ou seja, trabalha bem com e sem gás, o que torna a máquina bem mais flexível.

PS: A vantagem da utilização do gás argônio é que o arame além de ser mais barato, possibilita uma soldagem de melhor aspecto e qualidade já que o gás "isola" a poça de fusão da contaminação externa, e também impede que a solda "espirre" e com isso não gere escória.

:up:
Pata de elefante nele!!!

Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por XISLAIR »

Yan,

Grande empreitada está que vc está começando, e tb uma bela de uma desculpa para adquirir mais uns "Brinquedinhos" heheheheh!! Amigo eu tb um dia quero restaurar um carro antigo, isto é um sonho para minha aposentadoria daqui a 14 anos, quero restaurar um "Maverick V8" é um sonho que acalento já desde muito tempo, então vou acompanhar bem de perto seu tópico. quem sabe aprendo alguma coisa.

Mais na frente, tlvz para o final do ano quero adquirir uma máquina de solda destas q vc menciona, para hobbysta, tenho alguns planos e com os vídeos da Net hoje fica muito fácil "Aprender a soldar" hoje em dia é muito facil se instruir em assuntos que ate um dia atrás "não tinha a minima idéia do que era" mas com a Net ficamos "Babilack" de um dia para o outro.

Yan, Estou acompanhando.

Abraços,
Xislair!


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

XISLAIR escreveu:e tb uma bela de uma desculpa para adquirir mais uns "Brinquedinhos" heheheheh!!
Mas é mesmo! Por sorte minha esposa embarca nos meus projetos e já ficou toda empolgada!

Eu estive fazendo uns cálculos, e acho que com uns R$ 4.000 dá para comprar a parafernália toda, incluindo a máquina MIG pequena, o cilindro de argônio e um conjunto de acetileno (que é o mais caro de todos).

Estou pretendendo começar a brincadeira com um fogão velho aqui em casa que está com a pintura bem ruim, mas a carcaça está perfeita. Então, a primeira compra deverá ser uma esmerilhadeira e um disco flap para a remoção da tinta. Depois provavelmente uma pistola para fazer a pintura nova.

:mrgreen:

Mas como ainda tenho vários projetos de marcenaria na lista, não penso em comprar nada ainda.
XISLAIR escreveu:quero restaurar um "Maverick V8"
Ontem vi um cara desfilando aqui na cidade num "Maveco" vermelho bem feioso (em ponto de começar a restaurar), acho que era 75, mas não sei se era 4, 6 ou 8 cilindros -- que aliás foi um dos poucos carros até hoje que eu vi sair com essas três opções de motorização. Esses carros já são difíceis de achar hoje em dia, e quando se acha custam os olhos da cara. Imagina daqui a 14 anos!

A versão V8 vinha equipado com o menor motor de 8 cilindros da Ford -- o 292 -- que também era usado no Galaxie e no Landau, além de alguns caminhões e pickups da marca. Esse motor "careta" é bem fraquinho, com algo em torno de 160-180 cavalos, o que é pouco para um carro pesado como o Maverick. No entanto, com algum trabalho dá para transformá-lo num demônio. Dizem que só trocando o comando e instalando um sistema quadrijet Edelbrock, dá para enfiar uns 500 cavalos debaixo do capô.

:up:
Pata de elefante nele!!!

Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por XISLAIR »

YanKleber escreveu: Esses carros já são difíceis de achar hoje em dia, e quando se acha custam os olhos da cara. Imagina daqui a 14 anos!
:up:
É verdade Yan, são realmente caros é difíceis de serem encontrados hoje em dia, mas eu tenho certeza de que em uma garagem/deposito/galinheiro/celeiro... sei lá existe um reservado para mim, é tudo uma questão de oportunidade e dinheiro na mão na hora q aparecer, só espero ter esta grana qd aparecer o meu, é um plano a ser realizado a longo prazo então estou analisando as opções, nem que eu compre qd tiver "oportunidade/dinheiro no bolso" e envelope ele em plástico e deixe guardado me esperando para brincar qd tiver tempo livre, primeiro eu tb tenho muitos projetos de marcenarias que quero realizar antes de partir para uma empreitada destas, é tb um trabalho que quero realizar junto a meu filho que hoje está com 10 anos e é apaixonado por carros tanto qt eu.

Abraços maninho,
Xislair.


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Avatar do usuário
Brazjuca
Ativo
Mensagens: 1894
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 9:45 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
País: BR
Localização: Guarapari ES
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Brazjuca »

YanKleber escreveu:
XISLAIR escreveu:e tb uma bela de uma desculpa para adquirir mais uns "Brinquedinhos" heheheheh!!
Mas é mesmo! Por sorte minha esposa embarca nos meus projetos e já ficou toda empolgada!

Eu estive fazendo uns cálculos, e acho que com uns R$ 4.000 dá para comprar a parafernália toda, incluindo a máquina MIG pequena, o cilindro de argônio e um conjunto de acetileno (que é o mais caro de todos).

Estou pretendendo começar a brincadeira com um fogão velho aqui em casa que está com a pintura bem ruim, mas a carcaça está perfeita. Então, a primeira compra deverá ser uma esmerilhadeira e um disco flap para a remoção da tinta. Depois provavelmente uma pistola para fazer a pintura nova.

:mrgreen:

Mas como ainda tenho vários projetos de marcenaria na lista, não penso em comprar nada ainda.
XISLAIR escreveu:quero restaurar um "Maverick V8"
Ontem vi um cara desfilando aqui na cidade num "Maveco" vermelho bem feioso (em ponto de começar a restaurar), acho que era 75, mas não sei se era 4, 6 ou 8 cilindros -- que aliás foi um dos poucos carros até hoje que eu vi sair com essas três opções de motorização. Esses carros já são difíceis de achar hoje em dia, e quando se acha custam os olhos da cara. Imagina daqui a 14 anos!

A versão V8 vinha equipado com o menor motor de 8 cilindros da Ford -- o 292 -- que também era usado no Galaxie e no Landau, além de alguns caminhões e pickups da marca. Esse motor "careta" é bem fraquinho, com algo em torno de 160-180 cavalos, o que é pouco para um carro pesado como o Maverick. No entanto, com algum trabalho dá para transformá-lo num demônio. Dizem que só trocando o comando e instalando um sistema quadrijet Edelbrock, dá para enfiar uns 500 cavalos debaixo do capô.

:up:
Cara, dona maria aceitou, então não perca tempo. :loll: :loll:
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

Avatar do usuário
Brazjuca
Ativo
Mensagens: 1894
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 9:45 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
País: BR
Localização: Guarapari ES
Contato:

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Brazjuca »

Tava navegando na rede ai encontrei um lugar que da para ver base de preço. de carros
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

Avatar do usuário
Adenilson
Ativo
Mensagens: 2193
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:20 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
Estado: SP
País: Br
Localização: Tanabi-SP

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Adenilson »

Eu adoro os mavekos... mas confesso que ainda acho o Karmanguia vermelho mais charmoso... adoro eles..

olhe que lindos..

Imagem

Imagem
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Hahaha, tá certo, Brazjuca, se eu pudesse juro que embarcava mas tem outras coisas na frente! Antes de tudo preciso construir uma garagem... e também tenho que acabar de pagar tudo o que gastei anteriormente... e fora os projetos de marcenaria... cara eu curto fazer tantas coisas diferentes, que ontem estava falando com a minha mulher justamente sobre isso.

Você não faz idéias da imensidão de projetos que eu tenho na minha cabeça, mas o tempo infelizmente não dá para abraçar tudo e é preciso realmente priorizar. Quando eu era bem mais jovem eu começava um monte de coisas ao mesmo tempo e depois acabava as abandonando. De vez em quando ainda dou uns moles desses, mas estou me policiando cada vez mais para não permitir que isso aconteça, pois cada vez que a gente faz isso é tempo e dinheiro que vai fora.

Atualmente, eu tenho tentado "esgotar o tesão" por cada hobby/projeto de cada vez, e de preferência fazendo com que o hobby se traduz em uma utilidade prática da vida real, daí dá para matar dois coelhos com uma cajadada só. Por exemplo, nesse exato momento eu "estou" marceneiro e tenho uma lista enorme de tarefas para executar. Tenho projetos para pelo menos alguns meses ainda, e pretendo realizá-los todos (estou indo bem!) antes de partir para a funilaria.

Se eu saísse que nem um touro brabo comprando tudo agora, com certeza iria acabar frustrado de não poder me dedicar a contento à nova tarefa. Provavelmente eu iria querer começar a brincar com as ferramentas novas, ia fazer tudo mal feito, e no final a experiência não seria boa.

Quando terminar os projetos de marcenaria, muito provavelmente eu vou estar enjoado de mexer com pau, e vai ser a hora de mexer com ferro. Rs... Daí nesse momento eu vou me cadastrar num bom fórum de funilaria ou restauração de antigos para aprender tudo o que puder sobre o assunto.

Eu sou assim, como já disse em outro tópico, uma "metamorfose ambulante"!!! A diferença é que hoje eu aprendi a fazer uma coisa de cada vez...

:up:
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por YanKleber »

Brazjuca escreveu:Tava navegando na rede ai encontrei um lugar que da para ver base de preço. de carros
Não se esqueça que esses preços estão bem defasados. Você viu a data dos anúncios?

:up:
Pata de elefante nele!!!

Dann
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:13 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Daniel de Aguiar
Data de Nascimento: 31 Mai 1985
sexo: Masculino
Hobby: eletronica
Profissão ou ocupação: Soldador
Localidade: Uberlandia
Estado: MG
País: BR

Re: Funilaria??? Funilaria!!!!

Mensagem por Dann »

ola amigo sou Soldador.
primeiro tu tem que comprar bocais 04 para a soldagem de TiG
coisas que nao falam nas videos aulas é o momento que vc emprega o Material(vareta) que no caso o metal é aço carbono com espessura aproximada a 3 mm tu tem que deixar a Maquina como tu é iniciante a 25 devido o material tambem ja estar enfraquecido (a maquina de solda procura uma de painel digital pra ter precisao nas medidas) e quando tu encostar o tungstenio ele vai abrir o arco, abrindo esse arco ele vai começar a fazer a reação no carbono quando ele rapidamente fazer uma poça(chamamos de picininha kkkkk) tu encosta a vareta nessa poça e vai adicionando a quantidade que deseja, nao encoste a Vareta no tungstenio senao estraga o tungstenio e vai ter que afiar a ponta novamente.
Material de Soldagem e:
Mascara de Solda(melhor opção a digital)
pra iniciar uma coisa só de Tungstenio Com Cério (ponta cinza) ele é excelente para soldagem com baixa amperagem.
levas de Vaquetas com Manga Longa de Raspa.
Avental (couro)
Perneira
e se prefirir um Macacão de Massariqueiro (roupão completo do peito braços e Joelhos.
Esses Epi´s Sao essenciais para a proteção contra Chumbo.
ele nao solta casta nem nada mas é muito mais a temperatura e a radiação é muito mais forte que as outras.
.........
no ato de usar esmerilhadeira nao esqueça do Protetor Facial para a proteção de todo o rosto e parte do pescoço.
quando terminar de soldar use DECAPANTE. serve para tirar impurezas na superficie da soldagem para nao dar ferrugem.
nao se aproxime da solda, se for mascara digital queima a lente e se for convencional ela vai esquenta no ponto de tu nao aguenta e tambem o gás que a soldagem solta queima seu rosto e tu vai ficar uma semana sentindo ainda a queimação e sua pele vai descascar igual peixe. (ja sofri muito quando comecei).
.
.
.
uma Dica (sugestao)
em fez de cortar o ferrugem com lixadeira(esmerilhadeira), por que voce nao usa Massarico, pode ter um valor elevado mas... o serviço de corte e soldagem fica excelente.

Essa é minha pequena contribuição.

Boa Sorte em Seus Planos e que tudo de Certo.

Abração

Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”