este final de semana nossa máquina de lavar roupa pifou (uma Eletrolux LF90). A máquina tem um sistema de segurança que ao abrir a tampa ela para de rodar causando um “estalo” forte (isso é normal), é o sistema de freio. Entretanto ao abrir ou desligar, esse “estalo” mudou de sintoma gerando vários estalos, como se fosse uma catraca. Eu como adepto do DIY resolvi dar uma olhada, achei que era o acionador do freio, testei e constatei que não era, foi ai que vi o que chamam de “Cinta do freio” que é um aro onde se tem uma lingueta que serve de trava no acionamento do sistema, e estava quebrada.
Resolvi comprar a peça (R$40,00) e trocar, mas ao desmontar a máquina, percebi que teria que ter uma ferramenta própria, então resolvi chamar e agendar um técnico para evitar danificar o restante, o que foi confirmado que teria que ter uma “ferramenta especial”. Só que a maioria só atendia executando o serviço com a peça inclusa, preço +/- R$150,00. Achei um que trocaria cobrando R$80,00 com a minha peça.
Mesmo assim resolvi pesquisar e encontrei a tal “ferramenta especial” a um valor de R$55,00.
Resumindo, eu mesmo acabei fazendo a ferramenta e trocando a peça, não vou nem postar o link, mas caso tenham interesse procurem por “Saca cinta eletrolux”, voces verão que a minha ficou até parecida.

O intuito maior desde é com relação ao uso dessa ferramenta que achei EXTREMAMENTE PERIGOSO, visto que essa cinta é de aço e tem o efeito mola pois abraça o eixo do tanque, é necessário abrir a cinta com essa ferramenta e encaixa-la no eixo. Até mesmo um profissional experiente pode correr o risco, pois uma vez ela aberta está tensionada, e se a ferramenta escapa, ou a cinta ou a ferramenta se trasformará em um “míssil” sem direção. Haja visto que ao retilá-la usei duas chaves de fenda grandes, forçado a peça, e quando estava pra sair usei uma barra de ferro grande como alavanca e bem longe da boca da máquina, foi como um tiro pois a peça rebateu internamente fazendo um barulho enorme (nessa hora minha esposa de dentro de casa pensou, “Putz, saiu mais caro que a encomenda”). Obviamente que ao trocar mandei sair todos do local e procurei me proteger, principalmente a face, pois percebi a gravidade da operação, sem contar a tensão.
É isso amigos, abaixo as fotos que podem aclarar melhor a situação.
Só um detalhe, falei pra minha esposa que havíamos economizado R$80,00 e eu queria uma ferramenta nova, não sei porquê ela nem respondeu...

Abraço a todos,
Vespa