Máquinas para trabalhar com metal

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
Avatar do usuário
rp87
Ativo
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:04 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo Prim
Data de Nascimento: 05 Mai 1987
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Bioquímico
Localidade: Florianopolis
Estado: SC
País: BR
Localização: Florianópolis

Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por rp87 »

Olá pessoal,

Estou pra montar algumas coisas em metal (inclusive um torno para madeira) e, pesquisando estou quase comprando duas máquinas:

- Máquina de solda elétrica Vonder 150A

- Esmerilhadeira AWT 550W 4.1/2

São as opções mais baratas e, de certa forma, até que confiáveis. Pretendo trabalhar com peças não muito grandes e grossas. Minhas dúvidas são: 1) consigo soldar cantoneiras e chapas de 2-3 mm com essa máquina de 150A ou vou precisar de uma mais forte? 2) E sobre a esmerilhadeira, 550 W é o suficiente pra cortar metal com 2-3 mm ou abro um pouco mais a mão e pego uma de 750-800W?

Um abraço,
Rodrigo.

Rodrigo Prim

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por PC64 »

Rodrigo,

Quanto à máquina de solda eu não sei se você está comprando um transformador ou um inversor. Há diferenças entre elas além do preço: os transformadores são maiores, mais pesados e trabalham com corrente alternada; os inversores são menores, mais leves e trabalham com corrente contínua.

Essas diferenças fazem valer a pena cada centavo a mais gasto no inversor. Não sei se você tem experiência em soldagem com solda elétrica, mas a grande dificuldade de quem está iniciando é manter o arco elétrico. Nos transformadores de solda isso é mais difícil, pois por trabalhar com corrente alternada e não ter ajuste além da corrente (amperagem) o arco é mais instável e o eletrodo gruda caso você o encoste na peça que está sendo soldada. Isso não acontece com os inversores...

Você precisará de uma máscara para proteger a visão. Dê preferência às máscaras de autoescurecimento, pois elas tem um visor que escurece apenas quando o arco é formado. As máscaras comuns têm um escudo (vidro frontal) escuro que impede a sua visão enquanto não se forma o arco. Isso significa que você começa a soldar sem enxergar nada !!!! Fica difícil levar o eletrodo ao ponto exato de trabalho. As máscaras de autoescurecimento são bem mais caras, mas também acho que valem à pena cada centavo investido.

Por acaso hoje eu fechei negócio em uma inversora e uma máscara. Vou pegá-la amanhã. No final de semana devo fazer um "umboxing". Optei por um modelo maior, de 200A da Boxer. Não sei se uma máquina de 150A seria suficiente. Além do mais, a gente compra uma ferramenta para uma coisa e depois descobre mais um milhão de utilidades e não quero ficar limitado por causa da máquina.

Quanto á esmerilhadeira eu não posso falar nada. A minha é de 900W. Não sei se uma de 550W seria suficiente.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Mila »

Rodrígo.
A questão de soldar com eletrodos em uma máquina de 150 amperes , que é bem fraquinha, ou seja a de 250 amperes que já é no mínimo a ideal, tem muitas situações a obedecer.
A primeira dela é saber em qual voltagem ligar a máquina. Ligá-la em 220 volts é mais aconselhável pois, além de não esquentar a fiação elétrica que vai na máquina, necessita-se de menor amperagem na regulagem da máquina para soldar. Assim é mais possível, com certa habilidade, soldar metalons de 2 a 3 mm sem ocorrer constantemente o efeito chiclete (quando o eletrodo encosta no metal e prega). Já se você ligar a máquina de solda em 110 volts, no caso você precisa aumentar mais a amperagem da máquina e consequentemente o eletrodo bate no metalon de 2 a 3 mm e derrete ele na hora sem soldar. Acontece dele furar na hora de encostar a vareta do eletrodo. Aí fica difícil demais. É na prática que se aprende a soldar e pegar as manhas dela.
Esta máquina de 150 amperes até dá para soldar metalon de 2 a 3 mm, porém, como disse tem que ter bem habilidade. E recomendável somente em 220 volts.
Outra coisa é que eu conheço esta da Vonder somente por vê-la no site, não podemos dizer se presta ou não presta para não correr em difamação desta máquina. Porém se fosse no meu caso eu não compraria não. Tenho uma Bambozzi de 250 Amperes (http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... subcat=154) e ainda acho ela mais complicada de soldar. Tendo em vista que já usei uma ESAB Bantam de um amigo. Achei ela a melhor de todas que conheço.
Se fosse hoje nem a Bambozzi eu compraria. Iria direto no mínimo nesta Bantam 250 Amperes turbo (http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... monofasico). Sabemos que o preço é mais salgado, porém é mais máquinas para muitos anos e para muitos tipos de serviço. Falo isto para te orientar, pois se amanhã você revolver soldar uma chapa de ferro fundido ( eu disse ferro fundido e não chapa de ferro doce), aí eu duvido muito se esta da Vonder dará conta. MAs não dá mesmo. A minha da Bambozzi 250A já não consegue fácil, agora imagina uma de 150A. Agora chapa de ferro doce a de 250A solda tranquilo. Ferro fundido e ferro doce tem diferença na hora de soldar. Quase toda máquina de solda de 250A não consegue soldar ferro fundido. Até solda, mas não fica bom.
E outra coisa muito importante é justamente esta que o nosso querido Paulo já te advertiu. Não solde sem máscara. Já ferrei minha visão (esta luz da solda queima a nossa retina) justamente por causa da máquina de solda. Hoje estou enxergando pouco de perto. E isto é um alerta que se faz e que a gente só dá conta quando vai perdendo a visão.
Existe no mercado uma máscara de escurecimento automático que é maravilhosa. Na hora da explosão do eletrodo, esta máscara escurece e você só consegue enxergar a trilha vermelha da solda. (http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... subcat=314). Isto aí não é jogar dinheiro fora não. É coisa importante de se ter. Só que dá pra comprar nestes sites DX, ebay ou aliexpress muito mais barato. Ap0enas demora muito chegar. E vale a pena ter uma. Ainda não tenho. já experimentei uma de um vizinho e amigo meu que é uma coisa de doido de tão bom que é.
Então, fica aí estas dicas para te ajudar. OK?
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Mila »

Paulo.
depois faz uma postagem dos testes e impressões da sua inversora aí pra nós e da máscara. Porque fiquei interessado.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
chatara
Ativo
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital
Estado: SP
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por chatara »

Rodrigo, eu tenho uma Bambozi 250A com núcleo móvel a mais de 25 anos, já usei em todo tipo de situação, com inox, ferro fundido,metalon , tem que pegar as manhas para cada caso. No ferro fundido tem que ser com eletrodo de ferro maleavel ou limavel, se é para solda mais pesada tem que aquecer a peça se não ela trinca, por diferença de dilatação dos materiais,
essa minha maquina só pode trabalhar a 20% do tempo, eu coloquei ventilação forçada,dá pra usar a mais de 50%.

a inversora é outra história, é uma maravilha, andei usando a maquina do nosso amigo Pedro (redbaron) fiquei encantado,
usei no ferro fundido, também precisa de um pouco de manha, se bobear também cola o eletrodo,

quanto a esmerilhadeira desse porte já usei umas 5, são bem descartáveis, depois que eu paguei um pouco mais numa BD.durou bem mais, uma Makita duraria bem mais.

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Avatar do usuário
rp87
Ativo
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:04 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo Prim
Data de Nascimento: 05 Mai 1987
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Bioquímico
Localidade: Florianopolis
Estado: SC
País: BR
Localização: Florianópolis

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por rp87 »

PC, Mila e Chatara, obrigado pelas respostas!

Sou leigo nessa área. Nunca soldei e comecei a ler sobre o assunto há pouco tempo. A que eu pretendia comprar era um transformador, que pelo que pude perceber é bem mais barato do que inversor. Inversor me parece muito melhor, mas essa que o PC comprou está um pouco acima do meu planejamento financeiro.
Na verdade meu teto é de uns 500 reais, então eu posso comprar uma inversora de 140 A ou um transformador de 250 A, mas acho que vou ter que comprar o transformador, nem que eu apanhe no início para aprender. Quanto à mobilidade, acredito que só vou trabalhar em casa mesmo. Mila, aqui em SC é 220 V, menos mal então.
Mas fiquei com uma dúvida, no transformador eu não posso encostar o eletrodo na junta que estou soldando que o eletrodo cola? Isso estraga a solda e tenho que começar novamente? Será que praticando a solda durante alguns dias eu consigo pegar a “manha” de não colar?
Quanto a máscara, sem dúvida que vou comprar uma de escurecimento automático, segurança em primeiro lugar, ainda mais com o olho... Tou até pensando em pedir pela internet e comprar a máquina só quando a máscara chegar, já que o custo é um pouco maior do que eu esperava.
Procurei no fórum sobre o assunto e não achei, acho legal que fica como consulta pra quem pretende adquirir uma dessas.
Muito obrigado, as dicas serão essenciais!!
Abraço

Rodrigo Prim

gomercindo
Ativo
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Dez 06, 2012 3:51 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gomercindo
Data de Nascimento: 01 Jan 1971
sexo: Masculino
Hobby: Jardinagem
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Porto alegre
Estado: RS
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por gomercindo »

Verdade que o uso do transformador de solda provoca queda de tensão na vizinhança?Luz pisca etc.
Grato.

Avatar do usuário
chatara
Ativo
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital
Estado: SP
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por chatara »

Rodrigo, em vinte minutos vc pega as manhas.

Gomercindo, se na sua região as ligações forem regulares e padrão, não deve acontecer oscilações.
\
abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por PC64 »

Rodrigo,

Eu tenha um transformador de solda. Tenho ele há uns 30 anos e usei pouquíssimo. Há mais de 10 anos está com um amigo meu... Tive muita dificuldade no início por dois motivos:

- Naquela época nāo havia máscara de auto-escurecimento. Eu comprei uma máscara boa, mas escura. Quando eu a colocava a máscara nāo enxergava nada! Entāo eu a levantava e só baixava quando formava o arco. Nāo dava certo. Sem prática, eu me desconcentrava quando baixava a máscara e perdia o arco: ou o eletrodo grudava na peça, ou eu afastava muito e o arco se desfazia.

- O transformador trabalha com corrente alternada, o que provoca um arco mais pulsante que o inversor, que trabalha com corrente contínua. Além do mais, a minha máquina nāo tinha núcleo móvel, o que dificultava muito a regulagem. Para mudar a amperagem era necessário desligar a máquina da tomada, desparafusar o cabo de um borne e parafusá-lo em outro.

Eu conheci as inversoras em um Workshop promovido pela Boxer para o M&B. O evento contou com uma parte teórica, onde nos foi explicado como funcionam os diversos tipos de soldagem: eletrodo revestido, MIG e TIG e os diferentes tipos de equipamentos. A segunda parte foi prática: fomos a uma bancada e testamos as máquinas. Eu tenho até um diploma!

O que me impressionou na parte prática foi a facilidade de soldar. O arco ficava estável, mesmo sem prática. Nāo acontecia o como na minha máquina antiga... Gostei muito da máquina.

No sábado, lá no churrasco do Ilton, o Pedro levou uma Boxer ARC 200 para fazer uma solda (e dar coceira na gente). A gente brincou com um pouco de sucata e eu me apaixonei pela máquina. Nāo teve jeito. Hoje fui buscar a minha!

Eu resolvi comprar uma máquina de 200A porque ela tem potência suficiente para fazer os trabalhos que eu tenho em mente. Se eu comprasse uma de 160A, e elas sāo bem mais baratas, tenho certeza que em algum momento eu me arrependeria.

Você está com um orçamento apertado. Eu nāo sei o que fazer no seu lugar, pois transformador eu nāo quero nem de graça (senāo tinha ido buscar o meu). Seria só comprar uma máscara de auto-escurecimento. A minha inversora e a máscara custaram R$ 1.350. Eu sei que é bastante dinheiro, principalmente para uma máquina para hobby, mas eu sou um toolaholic...

Veja bem: isso é uma opiniāo minha. Tem gente que trabalha muito bem com transformador. Aliás, a maioria dos serralheiros usa transformadores. Talvez eu nāo tenha sido persistente o bastante.

Quanto à esmerilhadeira eu tenho uma Black&Decker de 900W. Foi comprada em uma super-oferta em um supermercado. Hoje eu me arrependo. Nāo que a máquina seja ruim, mas se eu fosse comprar hoje, compraria uma da Makita.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Mila »

Rodrigo.
É na junta mesmo que se deve encostar o eletrodo. Em chapas quadradas ou muito grossas, convém antes de soldar, esmerilhar as pontas, dando um formato em V nas juntas das duas peças a serem soldadas. Isto é para que a solda penetre mais no centro da chapa grossa.
Quando se estraga a solda, deve se bater nela para retirar toda impureza e a escória. E começar tudo de novo. Costuma às vezes ter que esmerilhar para soldar novamente.
O negócio funciona assim: se você baixa a amperagem na máquina, mais o eletrodo gruda no metal. Porém não acontece aquela explosão violenta de respingar solda para todo o lado. E mais fácil é de soldar metais finos.
Agora, quanto mais aumenta a amperagem na máquina, mais fácil vai ficando para soldar e menos o eletrodo gruda no metal. Porém em metais finos para soldarem, mais difícil fica para soldar porque o eletrodo tem uma tendência de furar o metalon (como por exemplo um de 2 ou 3 mm). E se aumentar demais a amperagem, costuma espirrar muito respingo de solda para todos os lados e aí onde é para soldar, não solda.
Resumo: tudo e dosado e é só ir controlando o aumento gradativo da amperagem na máquina.
Outra dica que te passo é o seguinte: todo pedaço de eletrodo (toquinho) a gente deve guardar. Acontece que quando você vai soldar um metalon e aí acontece um furo, é só pegar um pedaço de eletrodo e descascar. Aí você enfia este eletrodo na greta ou no furo usando ele como um tampão, segura este pedaço de eletrodo descascado e em seguida encosta o eletrodo da máquina para soldar. Esta manha é para usar este pedaço de eletrodo como enchimento. Entendeu?
Outra dica: sempre quando soldar, dá umas batidinhas da solda para retirar a escória dela. Escória é aquela capa preta que se forma em cima da solda. esta escória prejudica muito uma segunda correção na solda. O pessoal que solda usa muito um martelinho pontiagudo (pica) para retirar esta escória.
Agora, a manha de aprender a soldar é praticar bastante e pegar os segredos de cada máquina.

Gomercindo.
A luz do vizinho só cai se ela estiver interligada na sua rede. Portanto somente sua instalação elétrica residencial é que pode ocorrer quedas de potência na luz ou outros aparelhos. Cada residência tem sua instalação própria e nenhuma interfere na outra.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
Lukas
Ativo
Mensagens: 554
Registrado em: Sáb Dez 01, 2012 8:55 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
sexo: Masculino
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Lukas »

A maneira que soldo metalon, eh como nosso amigo Mila nos disse, na dosagem certa... E para facilitar, uso eletrodos de 2 mm, e nao soldo um cordao como em ferro comum, vou dando ponteadas, uma atras da outra... E ao meu ver, usar a maquina em 220V ao invez de 110V, eu achei 220V bem melhor...

Tudo eh questao de pratica, e pesquisar um pouco....

Abraços

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Mila »

Muito bem lembrado Lukas.
O eletrodo de 2mm é excelente para metalon. O de 2,5 já é mais ruim.
Aqui na minha cidade eu não encontro este de 2mm nem por reza brava. Aí fico sem saída e acabo usando este de 2,5 para tudo.
E também tem duas maneiras de soldar. Usando o eletrodo direto e puxando a vareta (como uma trilha) e a outra como o Lukas disse, ir devagar dando uns pontos de soldas um atrás do outro. Este sistemas do lukas eu também gosto mais.
Outra coisa que tem que descobrir depois: acontece da gente comprar um eletrodo e quando a gente vai usar, fica cuspindo marimbondo de tanto xingar a máquina. Acaba a gente descobrindo depois é que é o eletrodo que não presta. Eletrodo tem isto também. Tem uns melhores que outros no mercado. Aqui eu uso um que se chama Percar. É razoável. Comprei um numa loja que é excelente, mas fiquei de pegar o nome depois e nunca lembro. Ele solda que nem manteiga o eletrodo. Muito bom.
Abraços
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
acdona
Conselheiro Senior
Mensagens: 502
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:41 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 21 Nov 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: contabilista
Localidade: Indaiatuba-SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Indaiatuba SP

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por acdona »

Rodrigo, eu comprei uma dessa Máquina de solda elétrica Vonder 150A e até hoje não consegui usar.
Eu tentei umas 3 vezes e não consigo soldar nada.
A vareta de solda sempre gruda. Assim como eu não tive mais tempo nem pra marcenaria, eu deixei ela guardadinha para quando pintar uma inspiração.
[]s Antonio Carlos Doná
Indaiatuba - SP

"Melhor feito do que perfeito."

Avatar do usuário
rp87
Ativo
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:04 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo Prim
Data de Nascimento: 05 Mai 1987
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Bioquímico
Localidade: Florianopolis
Estado: SC
País: BR
Localização: Florianópolis

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por rp87 »

Valeu pessoal!!

Um amigo meu tem uma da V8 Brasil de 250A, ele usou pouquíssimas vezes e tou pensando em comprar dele. Alguém já ouviu falar da marca?

Vou procurar mais informações e acho que vou testar ela, se for ruim pego essa da ESAB de 200A.

Lukas, você usa o eletrodo 6013??

Abraço!

Rodrigo Prim

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por PC64 »

rp87 escreveu:...
Um amigo meu tem uma da V8 Brasil de 250A, ele usou pouquíssimas vezes e tou pensando em comprar dele. Alguém já ouviu falar da marca?
...
Vai lá e pede pra ele te ensinar a usar a máquina !!!

Se você gostar, compra.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
RobertoPV
Ativo
Mensagens: 713
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 11:02 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
Data de Nascimento: 22 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. Público
Localidade: Viamão - RS
Estado: RS
País: BR
Localização: Viamão - RS

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por RobertoPV »

Vou chover no molhado, mas vamos lá.

Com um inversor você vai aprender a soldar em poucas horas.
Com um transformador em alguns dias.

O importante é o treino (no caso do transformador), vá juntando ferros e vá treinando, tem que acostumar a mão para saber a "altura" para criar o arco de solda, principalmente quando o eletrodo é novo, pois qualquer tremida na mão a ponta pode correr 1 ou 2cm. Depois de queimado da metade em diante, fica mais fácil.

Uma outra dica, quando eu troco o eletrodo, eu sempre dou umas pontadas em um pedaço de ferro, para esquentar o eletrodo e queimar a ponta, pois eletrodo frio direto na peça a ser soldada dá M****. (gruda).

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por PC64 »

RobertoPV escreveu:...
Uma outra dica, quando eu troco o eletrodo, eu sempre dou umas pontadas em um pedaço de ferro, para esquentar o eletrodo e queimar a ponta, pois eletrodo frio direto na peça a ser soldada dá M****. (gruda).
Valeu pela dica.... :up:
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
rp87
Ativo
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:04 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo Prim
Data de Nascimento: 05 Mai 1987
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Bioquímico
Localidade: Florianopolis
Estado: SC
País: BR
Localização: Florianópolis

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por rp87 »

Ótima dica Roberto, obrigado!

Rodrigo Prim

Avatar do usuário
Balardin
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Set 01, 2014 9:56 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Balardin
Data de Nascimento: 16 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Santo André
Estado: SP
País: BR

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por Balardin »

Não sou um soldador profissional, porem para que o eletrodo não grute na chapa alem da amperagem correta e a altura entre ele e a chapa, tambem tem um macete...
como o eletrodo tem um massa de revestimento ele acumula umidade isso causa esse problema tbm. Sugestão antes de usar coloca uns minutinho no forno (Caso vc não tenha uma estupa propria).
BENDITO AQUELE QUE:
ADMIRA mas não INVEJA;
SEGUE mas não IMITA;
ELOGIA mas não BAJULA;
LIDERA mas não MANIPULA

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por PC64 »

Balardin escreveu:...
como o eletrodo tem um massa de revestimento ele acumula umidade isso causa esse problema tbm. Sugestão antes de usar coloca uns minutinho no forno (Caso vc não tenha uma estufa própria).
Balardin,

Valeu pela dica :up:

Vai para o caderninho !!!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
acdona
Conselheiro Senior
Mensagens: 502
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:41 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 21 Nov 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: contabilista
Localidade: Indaiatuba-SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Indaiatuba SP

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por acdona »

Reativando o tópico, pois só agora pude testar novamente minha máquina de solda.
Depois de uma meia hora tentando e dando errado (colando o eletrodo), segui a dica do Balardin.
Coloquei o eletrono no forno por uns 10 minutos.
Quando fui tentar novamente, consegui soldar na primeira.
Acho que o eletrodo que comprei deve ser muito ruim ou já era velho.
Agora já estão guardados a uns 2 anos, será que tem validade?
[]s Antonio Carlos Doná
Indaiatuba - SP

"Melhor feito do que perfeito."

Avatar do usuário
jcmpimenta
Ativo
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb Mar 28, 2015 11:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julio Cesar Mallmann
Data de Nascimento: 16 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Guarda Municipal
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: BR
Localização: Porto Alegre RS

Re: Máquinas para trabalhar com metal

Mensagem por jcmpimenta »

pessoal sou novo no fórum ,mas vou dar meu pitaco
tenho um transformador 150 amperes ,levei um tempo para me acostumar com ele aprendi seus macetes na marra,soldo desde tubulon 2mmate chapa de 6 ou 7 mm,porem o cuidado com o eletrodo[só uso esab 2.5 azul]é muito importante eles pegam umidade com facilidade,o esquentar no forno deve ser com cuidado se deixar demais perde todos pois queima a capa dos mesmos não deixe ultrapassar de 10 minutos,o meu aparelho tem uma manivela de regulagem de 50 a 150 amperes que mudo conforme a solda,faz 20 anos que tenho o mesmo,quando comprei veio com o cabo de alicate e de aterramento só de 1.5 metros troquei o de alicate por um cabo 25mm filamentoso e o cabo que retirei emendei com o do terra ,pois uma barra de ferro só tem seis metros,na alimentação coloquei cabo blindado [capa preta redonda]de 20 metros nunca mais me incomodei com nada ficou show,ja´soldei ferro fundido de um panelão de ferro porém pré aqueci o mesmo e funcionou somente ferro de construção que pode apresentar problema pois contem mais aço na sua composição e pode quebrar na solda ,para mim foi muito satisfatório este aparelho

Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”