A imagem é do projeto inicial, que com certeza vai sofrer algumas alterações no caminho.

Abaixo os materiais comprados até agora.
- Motor - 3/4 CV - 1720RPM
- 1 eixo 40cm - 1/2"
- 2 mancais
- 2 rolamentos
- 1 mandril
- 2 polias

Caraca Mimi, 1,70m??mimi01 escreveu:Quanto ao tamanho, por enquanto tenho uma distância horizontal de 1,70m. A altura do eixo está a ser definida ainda, mas, como já citei anteriormente, quero ter a possibilidade de tornear tigelas.
Essa peça é o apoio das ferramentas. Em inglês chamam tool rest.mimi01 escreveu:Muito obrigada pelos elogios, pessoal!
Hoje coloquei o mdf e comecei a construção do apoio de mão. Qual é o nome certo dessa peça?
Amanhã posto as fotos.
Um abração e boa noite!
Lauro, um amigo fera em eletrônica colocou essa chave pra mim. Deu para reduzir a velocidade do motor, mas segundo ele, quando começa a dar um barulhinho estranho, preciso aumentar a velocidade para não queimar ele. Vou diminuir mais é pra lixar mesmo, sem fazer muita força contra.Lauro escreveu:Muito bem Mimi! Está ficando excelente. Essa chave que você colocou é com dimmer? Se for, não é aconselhável para motor de gaiola, pois pode queimá-lo. Para variação de velocidade nesse tipo de motor deve ser usado um inversor de frequência. Abraços!
Marcos... também não tenho certeza, mas acho que o nome do ferro que segura é castanha. Fiz um projeto em 3D de uma adaptação e levei para o torneiro. Essas imagens estão logo abaixo.Marcos escreveu:Tô curioso para ver a instalação (e como é que são) daqueles ferros que servem para segurar a madeira. Na hora que a Mimi terminar, acho que vou dar uma "colada" no projeto dela...
Mas aquelas garras que seguram a madeira não me saem da cabeça... será difícil comprar aquele material ???
Tomar um Latãomimi01 escreveu:Já colei o mandril no eixo e hoje à noite fecham as 24 horas de secagem.
Adivinhem o que vou fazer????![]()
![]()
Jer, o torno não é tão pequeno assim. ele tem uma distância entre eixos de 110cm e suporta um diâmetro de até 50cm.JER123 escreveu:Olá Mimi,
Bonito projeto, bem elaborado e apresentado
Desejo-lhe sucesso em tua empreitada.
Uma pergunta???? Êste tôrno que projetas-te, creio eu, foi concebido p.você
p.tornear só pequenas e delicadas pecinhas ?