Página 1 de 1

Torno Invicta

Enviado: Qua Jul 19, 2017 9:02 pm
por Camisa10
Boa noite amigos Marceneiros Bricoleiros e ferramenteiros, hoje chegou esse dinossauro, diretamente de Minas Gerais para Curitiba, não liguei ainda, o dia foi meio corrido, mas no "zóio" parece que está tudo certo, o motor não me preocupa, o torno está com algumas oxidações que resolvo fácil, visualmente está sem jogo na placa , tenho que colocar peso pra conferir, o barramento ta liso, bonito e sem batidas, até tinha uma crosta de óleo velho, passei uma lixinha rapidinho pra vizualizar melhor, quando eu der uma revisada na mecânica e na pintura eu posto mais uma foto. Grande abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Qua Jul 19, 2017 10:56 pm
por PC64
José Bento, PARABÉNS!!!! Brinquedinho novo é tudo de bom.... Dá um trato nele e bota o bichinho pra girar...

Re: Torno Invicta

Enviado: Qua Jul 19, 2017 11:36 pm
por Redbaron
Um excelente brinquedinho novo, qual o diametro torneável, medir do barramento ao centro e multiplicar por 2. Ele veio com a placa lisa e contraponto fixo ou giratório? Parabéns e bons giros. Pedro

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 21, 2017 8:32 pm
por Camisa10
Obrigado amigos, o diâmetro me parece que é 52 cm, to puxando pela memória das minhas investigações que fiz sobre esse modelo , mas confesso que ainda não medi, amanhã vou conferir essa medida, veio uma placa lisa e não veio ponta giratória, hoje desmontei e limpei o contraponto que parece que foi usinado ontem, a mecânica está perfeita, olha só o capricho dos caras nessa foto com a bucha roscável que me parece ser de bronze, travada dentro do eixo, não sou mecânico nem torneiro, mas está com funcionamento justo e deslize perfeito, veja essa foto antes da limpeza. abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 21, 2017 10:39 pm
por Metzger
Linda máquina, parabéns.

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 21, 2017 11:15 pm
por danilofreitas
Máquina bacana hein, parabéns pelo novo brinquedo.

Re: Torno Invicta

Enviado: Sáb Jul 22, 2017 7:42 pm
por Giulliano
Parabéns pela Máquina. Ótimos giros com ela. Abraço.

Re: Torno Invicta

Enviado: Dom Jul 23, 2017 4:18 pm
por Camisa10
Obrigado amigos, estou dando uma geral nele.

Re: Torno Invicta

Enviado: Dom Jul 23, 2017 4:42 pm
por fsimoesjr
Muito legal. Ainda não tenho essa habilidade. Quem sabe um dia...

Re: Torno Invicta

Enviado: Ter Jul 25, 2017 9:46 pm
por Camisa10
com certeza você tem habilidade Fernando é só começar girar e não para mais . Vejam uma parcial da restauração do torno. Abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Ter Jul 25, 2017 10:22 pm
por PC64
Estou gostando de ver....

Re: Torno Invicta

Enviado: Qua Jul 26, 2017 10:46 am
por Giulliano
Estou anciono para ve-lo pronto e girando. Abraço.

Re: Torno Invicta

Enviado: Qui Jul 27, 2017 9:21 pm
por Camisa10
vamos nessa, o torno foi retirado toda massa que corrigia as imperfeições do ferro fundido devido a muitas partes soltando, foi eliminado a ferrugem com removedor de ferrugem fosfatizante, depois foi feito um fundo PU, massa pra melhorar o aspecto do ferro fundido , mais uma demão de fundo PU e finalmente 2 demãos de tinta martelada base thinner cor cinza escuro, e está ai o dinossauro, esperando uma placa pra adaptar a rosca e por pra girar. abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 28, 2017 8:20 am
por PC64
Ficou novinho em folha! PARABÉNS :clap1: :clap1: :clap1:

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 28, 2017 8:33 am
por jaugustog
bela restauração... imagino o gosto que dá pegar uma máquina ou ferramenta desgastada e trabalhar ela a ponto de zero... rs... dá até pena de usar, né? rs... parabéns pelo trabalho Camisa 10...

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 28, 2017 9:38 am
por sergiomontanha
José Bento, Seu torno ficou lindo, perfeito! Belo trabalho de restauração e máquina de primeiríssima linha. Parabéns pela aquisição e obrigado por compartilhar conosco. Grande abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Sex Jul 28, 2017 12:20 pm
por Lauro
Ficou novo :clap1: :clap1: :clap1: . Esse torno é excelente. Parabéns pelo brinquedo :up:

Re: Torno Invicta

Enviado: Sáb Jul 29, 2017 12:05 pm
por Camisa10
Bom dia senhores marceneiros, fui a uma boa loja de materiais elétricos aqui da cidade com pouca esperança de encontrar uma chave liga-desliga com furação igual ao espelho original do torno, e pra minha surpresa tinha uma igualzinha, foi muita sorte, olha só...

Re: Torno Invicta

Enviado: Sáb Jul 29, 2017 12:14 pm
por Camisa10
Outra coisa é que não veio no torno, o fixador do porta ferramentas vou ter que copiar o que fixa o contraponto, não sou torneiro e nem tenho torno mecânico, vou fazer no "facão " mesmo. :hh: :hh: :hh: :hh: vejam a peça

Re: Torno Invicta

Enviado: Sáb Jul 29, 2017 3:34 pm
por Giulliano
José bento, permita-me dar uns pitacos que julgo ser importantes: 1º: Bolar um sistema de parada de emergência (o meu não tem ainda); 2º: Um porta ferramenta/rodinho com acionamento de fixação excêntrico, pois esse é semelhante ao meu e é muito chato ficar no aperta e desaperta porca/parafuso. Excelente máquina que vc tem e reformou. Abraço.

Re: Torno Invicta

Enviado: Dom Jul 30, 2017 3:39 pm
por Camisa10
Então Giulliano eu pensei mesmo que um aperto rápido seria um item desejável e importante, mas eu não tenho ferramentas adequadas pra executar um serviço de qualidade, quem sabe no futuro eu coloque, mas provavelmente vou ter que pagar pra fazer pra ficar um serviço de primeira linha, outro item que vai esperar é o inversor de frequência vou girar e estudar o assunto primeiro, quanto a parada de emergência não tenho idéia de como se faz isso. Valeu a dica abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Seg Jul 31, 2017 11:55 am
por Giulliano
José Bento, percebo que não tem intimidade com a rede elétrica/eletricidade. Caso se interesse em instalação da parada de emergência e/ou inversor, procure ajuda especializada. Seu torno merece. Abraço.

Re: Torno Invicta

Enviado: Seg Jul 31, 2017 1:46 pm
por Camisa10
[quote="Giulliano"]José Bento, percebo que não tem intimidade com a rede elétrica/eletricidade. Caso se interesse em instalação da parada de emergência e/ou inversor, procure ajuda especializada. Seu torno merece. Abraço.[/quote] Seu "feeling" é realmente muito aguçado, embora eu tenha escrito isso, eu nunca gostei de mexer na parte elétrica, por isso sempre nas minhas obras e na minha firma contrato profissionais especializados tando na parte predial ou industrial conforme a necessidade e tenho bons parceiros e lojas boas também aqui na city, vou estudar o assunto primeiro e conversar com alguns profissionais pra decidir . abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Dom Ago 27, 2017 11:08 am
por Camisa10
Bom dia senhores, a restauração está concluída, a colocação de penduricalhos vem na sequência conforme o aprendizado for evoluindo, aqui a primeira peça feita no torno, as madeiras são Imbuia, Freijó e cedrinho, no sistema de anéis (créditos ao mestre Miguel Sanchez) e acabamento em verniz alto brilho, conforme o nosso querido Alberto ensinou no evento de tornearia em Pomerode a quem agradeço pela gentileza, espero que gostem e também inspire os nobres colegas em suas artes. Perdoem algum erro, e o aprendizado continua ... Grande Abraço!

Re: Torno Invicta

Enviado: Dom Ago 27, 2017 12:14 pm
por Giulliano
:clap1: :clap1: :clap1: Muito bom! Abraço.

Re: Torno Invicta

Enviado: Qua Set 06, 2017 9:18 pm
por Camisa10
[quote="Giulliano"]:clap1: :clap1: :clap1: Muito bom! Abraço.[/quote] Obrigado Giulliano ! \_/