Nova Porta Ferramenta DIY

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR

Nova Porta Ferramenta DIY

Mensagem por Edu »

Quando eu me formei pelo Senai no começo da década de 90, em torneiro, eu comprei várias ferramentas para torno, pois minha intenção era me tornar um torneiro profissional, agi como alguém que quer comprar um carro! aí você começa pelo estepe, chave de rodas, etc. :doh: Mas você não consegue comprar o carro, e o estepe, e os outros acessórios viram seu amor platônico :saint:

Cheguei a comprar um cabeçote bloqueador de 50mm :doh: Hoje já adaptado para o MR-301, mas isso será conversa para futura postagem. :Compchat:

Continuando a explanação...

O preço de um torno naquela época era astronômico, pelo menos para mim, aí começou minha Saga em construir um torno, fiz o Brutus, mas não pude ficar com ele, não tinha espaço na nova moradia, tive de fazer rolo nele..., O Brutus Junior está a caminho, hoje tenho espaço, ainda termino ele nesta vida.

Continuando...

Algumas dessas peças ficaram guardadas, dentro essas um KIT com 20 Suportes Soldados, com vários tipos de pastilha, eles são 12x12mm, e o MR-301 aceita Suportes 10x10mm no máximo, o ideal é 8x8mm, então vi que a base do porta ferramenta original tem 8mm de espessura e se ele ficasse com 4mm de espessura os suporte 12x12mm dariam certinhos :happy;

Como eu não queria Frankensteniar o suporte original, parti para fazer um do zero :up:

Segue fotos:

Aqui nesta foto a comparação entre o original a esquerda e o DIY a direita:

P_20170608_214856.jpg
Nesta foto ele instalado no carro:
P_20170608_214946.jpg
Nesta foto uma verificação do centro com o Suporte pastilha ISO6:
P_20170608_215329.jpg
Para quem não conhece KIT de suportes Soldados uma imagem mostrando os vários tipos de pastilha:
Suporte soldados.jpg
[/b]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Redelease https://www.redelease.com.br/
XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Re: Nova Porta Ferramenta DIY

Mensagem por XISLAIR »

Edu achei que ficou muito bacana, tão bom quanto o original... não entendo muito de torno então fiquei em duvidas de como ele é fixado no suporte, na ultima foto me parece que tem uma alavanca na parte de cima que deve ser usada para fixar o "carro"? que material vc usou, foi aço ou aluminio?

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Edu, vc fez no próprio torno?

Utilizou qual material?

Vc está correto, pois tem que ter calços, pois as ferramentas vão se desgastando e nem sempre estão centradas, ainda mais a ssoldadas.

Parabéns!

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP

Mensagem por Edu »

XISLAIR escreveu:Edu achei que ficou muito bacana, tão bom quanto o original... não entendo muito de torno então fiquei em duvidas de como ele é fixado no suporte, na ultima foto me parece que tem uma alavanca na parte de cima que deve ser usada para fixar o "carro"? que material vc usou, foi aço ou aluminio?

Abraços,
Xislair!!!
Giulliano para fazer o suporte usei aço 1045, foi corte na esmerilhadeira e muito lixamento, 2 parafusos Allen de 8mm para prender as 3 peças do suporte, e parafusos de 6mm para prender as ferramentas no suporte.

Xislair a alavanca é a original feita de aço, acho que é 1025, e com oxidação preto, e parafuso original que prende o conjunto de 10mm.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”