Mantendo o Torno Clean!

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Edu »

Em uma visita ao Shopping preferido, achei um bom pedaço de aço escovado,
e aproveitei para fazer um Upgrade no Mini Torno.

Uma deficiência que achei no Torno MR-301, é a lateral da proteção traseira fica muito próxima ao carro transversal chegando este a encostar na proteção, e também como ela vai aparafusada direto no barramento tornava o processo de limpeza, mais difícil.

Fiz um incremento que deixou a proteção mais afastada do carro transversal, e ficou um espaço onde o cavaco cai na bandeja, não ficando acumulado na proteção.

Segue fotos:

Extensão de aço inox:

P_20170528_104949.jpg
P_20170528_115653.jpg
Deixei uma aba maior para evitar a entrada de cavacos nos furos de ventilação do motor:
P_20170528_120831.jpg
Agora as fotos com os 4 tarugos feito de alumínio para afastar a proteção do barramento,
usei uma barra de parafuso de 5mm, medida da rosca dos buracos originais.

P_20170528_103131.jpg
P_20170528_104949.jpg
P_20170528_115708.jpg
P_20170528_115653.jpg

Como a proteção se afastou do acrílico protetor da placa, eu fiz uma extensão móvel e usei um pedaço de dobradiça de metro,
esta ficou presa ao protetor traseiro pela dobradiça.
P_20170528_115632.jpg
P_20170528_115638.jpg
Aqui a extensão levantada:
P_20170528_115646.jpg
Aproveitando a mesma chapa de aço inox fiz 2 bandejas, uma fixa ao carro transversal,
e outra sobre o barramento, embaixo da placa para evitar cavacos neste local.

Segue fotos:
P_20170528_103136.jpg
P_20170528_122609.jpg
P_20170528_122627.jpg
Aqui uma saia para não cair cavacos no fuso:
P_20170528_122841.jpg
A bandeja do barramento aproveitei uma pequena folga entre o cabeçote fixo e o barramento, fiz uma aba e esta se encaixa perfeitamente.

Segue fotos:
P_20170528_123426.jpg
P_20170528_123432.jpg
P_20170528_123446.jpg
P_20170530_094115.jpg
[/b]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
sergiomontanha
Moderador Master
Mensagens: 2294
Registrado em: Dom Abr 27, 2014 9:58 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
sexo: Masculino
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia
Estado: DF
País: BR
Localização: Distrito Federal

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por sergiomontanha »

Show hein Edú? A Manrod deveria contratar você como consultor! A sua máquina está virando uma Ferrarri da tornearia. Parabéns pela iniciativa e valeu por compartilhar conosco.

Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

Redbaron
Ativo
Mensagens: 1826
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
sexo: Masculino
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Redbaron »

Edú tu tá parecendo aquele que compra pela primeira vez um carro zero.....nem o plastico do banco ele retira rss.
Agora sem brincadeira, muito boa a sua idéia, e ainda mais ver a sua empolgação em resolver essas deficiências.
Agora acima de tudo te parabenizo pela disposição, pois dar aulas, cuidar do forum e ainda ter essa disposição, só posso dizer Ësse cara é você"
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por MPFerreira »

Edú,

Gostei das melhorias; uma dúvida: a bandeja de proteção do carro não limita sua movimentação?
Abraços,
Mauricio.

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Edu »

MPFerreira escreveu:Edú,

Gostei das melhorias; uma dúvida: a bandeja de proteção do carro não limita sua movimentação?
Abraços,
Mauricio.
Na verdade o carro não vai até o final porque o porta ferramenta bateria na placa, o pessoal na Net costuma fazer um fim de curso mecânico (um pino preso ao barramento), eu até pensei em fazer um eletrônico com uma chave em paralelo com o switch da tampa de acrílico, pois ela tem um switch que desliga o motor quando é levantada, mas a bandeja forma um fim de curso por si só.

Veja esta foto com a bandeja já encostando no cabeçote móvel:
P_20170528_122627.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Edu »

Redbaron escreveu:Edú tu tá parecendo aquele que compra pela primeira vez um carro zero.....nem o plastico do banco ele retira rss.
Agora sem brincadeira, muito boa a sua idéia, e ainda mais ver a sua empolgação em resolver essas deficiências.
Agora acima de tudo te parabenizo pela disposição, pois dar aulas, cuidar do forum e ainda ter essa disposição, só posso dizer Ësse cara é você"
Um grande abraço
Pedro
Pedro quando trabalhei na NCR em 1985, eu usava o torno para fazer tuning na minha moto, lá tinha um torno da época da guerra, mas em perfeito estado de conservação, eu usava só na hora do almoço.

Depois fiz um curso de torno no Senai com especialização ISO9001 em mecânica fina, depois disso nunca mais mexi com um torno de verdade, apenas o Brutus que vendi quando mudei para cá, então nem cheguei a usa-lo direito, este torninho estou tirando o tempo perdido, depois da madeira o trabalho com metais me fascina, principalmente bronze, latão e alumínio :happy;

Ainda mexo com eletrônica, e acabo não postando nada de minhas peripécias neste ramo eletrônico.

Ontem modifiquei um fone de ouvido, usando 2 cápsula da Motorola, usei uma corneta invertida colada no bocal, o que eu queria deu certo... até demais, minha intenção era conseguir Ênfase maior na reprodução dos graves, dando um reforço na faixa, mas ficou extremamente grave, tive de abaixar o volume do aparelho.

Vou modificar as cornetas colocando um duto lateral para ver o resultado, preciso diminuir os graves sem diminuir o volume do aparelho, a parte mais difícil foi tornear as cornetinhas estão com 21mm de comprimento e o bocal maior com 16mm colado a cápsula com araldite, e finalizado com espaguete térmico, e o caniço que introduz no ouvido com 6mm, preciso de algo a base de borracha de silicone para proteger o interior do ouvido.

Segue foto da gambiarra :up:
P_20170605_205754.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Edu em Seg Jun 05, 2017 11:22 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Correção do texto.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redbaron
Ativo
Mensagens: 1826
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
sexo: Masculino
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Redbaron »

Legal, quando fiz Senai, o foco maior eram as peças pequenas, pois a escola era voltada a mecânica de precisão e por incrivel que pareça eu tinha verdadeiro ódio de torno, as minhas maquinas preferidas eram as fresadoras e as retificas, mas foi um capitulo a parte na minha vida, pois alem das maquinas e todo o material ser novo eram de origem suissa e alemã, depois que terminei o curso e fui para a vida real foi um choque eu não conseguia fazer nada direito, levou bastante tempo até me acostumar com a imprecisão das máquinas nacionais e as folgas que elas apresentavam, até um simples furo na furadeira de coluna era um sufoco ( o meu primeiro emprego foi em uma indústria de máquinas pesadas), depois fui para a Wild Leitz, onde peguei um torno e uma fresadora novo da Romi, alem do ferramental ser alemão e suisso me senti em casa, mas apesar de ter me saido muito bem, a minha aversão continuava, gostaram tanto do meu trabalho no torno que me exigiram que fosse trabalhar na produção.....tive que pedir demissão.. Só agora depois de velho é que comecei a gostar do bichinho e hoje me arrependo de ter recusado essa oportunidade.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Redbaron
Ativo
Mensagens: 1826
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
sexo: Masculino
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Redbaron »

Edu, já que voce tá inspirado uma coisa que sempre quis fazer e acabei deixando para depois é um dispositivo para fresar no torno
Imagem
Uma outra coisa que ajuda muito é um dispositivo de troca rápida de ferrramentas
Imagem
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por MPFerreira »

Redbaron,

Esse dispositivo para troca rápida de ferramentas é realmente muito bom. Comprei no Ebay e não me arrependi, vale à pena; quanto ao de fresa, os que conheço, além do que fiz, têm algumas limitações em material duro.

Edú,
Gostaria de ver um vídeo de seu torninho funcionando, bote o bichinho pra "rodar".

Abraços,
Mauricio.

Redbaron
Ativo
Mensagens: 1826
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
sexo: Masculino
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Redbaron »

Concordo, ai vai a limitação de cada torno, materiais duros são até dificeis de se fresar em uma máquina mais robusta, eu tenho uma furadeira fresadora coordenada, que apesar de robusta sofre com esses materiais. Mas no caso é para se fresar materiais mais macios, já que o torno do Edú não é para grandes esforços. No caso dos suportes para ferramenta no torno, na época não tinha ainda para vender e os poucos que encontrava eram caros ai optei por fazer os mesmos, ainda mais que eram para dois tornos, mas são suportes mais simples que este da foto.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Mantendo o Torno Clean!

Mensagem por Edu »

Pedro o Suporte para fresar esta fora de meu orçamento, mesmo no AliExpress custa +/- R$ 600,00, fora o imposto da RF.

Aqui custa em torno de R$ 1.300,00 temers.

Quanto ao suporte rápido, eu achei um vendedor no AliExpress, ficou por R$ 124,00 c/ frete na época da compra, hoje R$ 135,54, comprei na mesma semana da compra do MR-301, e já está no Brasil e foi liberado pela Aduaneira, e sem cobrar nenhum temers :happy; :happy; :happy; :happy; :happy; :happy; :happy;

Para quem quiser segue o link >
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”