Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Amigos é inegável que um amortecedor de carro oferece inúmeras possibilidades para os mais diversos projetos, desta feita, estou abrindo este tópico para colecionarmos aqui estas ideias, são ideias que estão por ai pela Net ou que nós mesmos descobrimos e compartilhamos o conhecimento, sempre é muito util passar para o próximo algo que sem duvidas um dia será bem aproveitado e adaptado em algum projeto, de inicio gostaria de postar dois videos de um sujeito que fala um pouco de algumas possibilidades de uso de amortecedor, se alguém mais se lembrar de algo ou mesmo encontrar por ai poste aqui para conhecermos e dinamizarmos o tópico!!
Estes vídeos já sinalizam com uma boa posibilidade para um ótimo contraponto em um torno!!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca )
. . .
Os eixos da minha lixadeira de cinta ( que ainda não terminei ) também foram feitos com hastes de amortecedor de 20 mm
Esses mesmos eixos servem de guias pra leg vise
. . .
Eu que já uso amortecedores há algum tempo, fiz o meu suporte de ferramentas com hastes de amortecedores, como o Mano Micro quer fazer também. Já aproveito e dou a ideia para ele usar um pino de pistão de motor de caminhão que tenha o furo de 20 mm. Pois o pino tem a parede super grossa e dá muita firmeza no suporte. Como está na foto.
Está também na lista de coisas a fazer, uma furadeira de bancada, como essa do vídeo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Um abraço!! Júlio Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
Comprei no ferro-velho aqui perto dois amortecedores com hastes de aproximadamente 40cm (R$ 10,00 no par). Não sei de qual veículo vieram e na desmontagem foi óleo para todo lado (ainda bem que tenho bastante serragem !).
Eu usei as hastes como guias para minha morsa de bancada. Ficou muito bom.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
amaschio escreveu:...
Porém, existe uma advertência enorme "RISCO: CONTEÚDO SOB PRESSÃO NÃO ABRIR", em três linguagens diferentes, para não restar dúvida.
Medroso e inexperiente que sou, achei melhor ficar bem longe da encrenca.
Aproveitando o tema do tópico, faço então a pergunta: qual é o jeito certo de abrir estes armortecedores minimizando os riscos ?
Ao contrário dos amortecedores usados na suspensão dos carros, esses amortecedores também funcionam como molas. Eles são pressurizados para empurrar a porta para cima durante a abertura, deixando-a mais leve, e também aliviando a sua descida durante o fechamento, evitando que ela despenque.
Não sei como fazer para abri-los com segurança. O perigo é furá-lo, pois todo o gás vazaria pelo orifício podendo provocar um acidente. Outro perigo é que uma vez perfurada a carcaça ela pode estourar porque ao fazer o buraco você criou um ponto de fragilidade na estrutura. Não sei como fazer, pois mexer com coisa pressurizada não é a minha praia. Dê um jeito de encontrar uma haste já retirada. É mais seguro.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Fabioreis escreveu:Comprei no ferro-velho aqui perto dois amortecedores com hastes de aproximadamente 40cm (R$ 10,00 no par). Não sei de qual veículo vieram e na desmontagem foi óleo para todo lado (ainda bem que tenho bastante serragem !).
Eu usei as hastes como guias para minha morsa de bancada. Ficou muito bom.
Taí uma boa ideia, depois que fiz minha bancada nova ainda não instalei as morsas nela
Vou pensar nisso
Tópico muito bom, cheio de ideias
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
olá pessoal, uma maneira simples e segura de esvaziar amortecedores, é a seguinte; enrole várias voltas com um pano velho,em volta do amortecedor, aonde vai ser o furo, mesmo vazando não vai espirrar alem do pano.(use broca fina e fure com o pano)
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
chatara escreveu:olá pessoal, uma maneira simples e segura de esvaziar amortecedores, é a seguinte; enrole várias voltas com um pano velho,em volta do amortecedor, aonde vai ser o furo, mesmo vazando não vai espirrar alem do pano.(use broca fina e fure com o pano)
Chatara,
Isso vale para amortecedor de porta-malas também?
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Achei um uso para as hastes dos amortecedores que eu tinha aqui...
Fiz colunas de sustentação e limitador da serra-fita para metal da Starret, a fim de que a mesma fique na posição vertical.
Aproveitei os furos de bench-dogs da bancada de madeira, que tem 6cm de espessura em Angelim Pedra, apenas aumentei o diâmetro dos mesmos de 1Pol, para 20mm,a fim de acolher as hastes dos amortecedores (creio ser da linha Gol/Voyage da VW)...
Seguem as fotos:
A própria haste tem um anel de metal que acaba servindo como limitador de altura na mesa.
Como não ficou 100% imóvel, apesar de ter ficado impossivel neste momento a serra se desprender ou tombar, acabei fazendo uma presilha de metal grosso, para fixar o corpo da serra na haste traseira, conforme fotos abaixo:
Depois disso a serra não se moveu mais.
Mas vou comprar aquela ferragem que parece um U e que tem as postas roscadas com porcas, para prender na haste traseira que ficou maior e com aquela ponta roscada justamente para isso.
Depois é só fazer uma mesa de alumínio de 3mm de uns 10x7cm para fixar e ser o apoio de corte de metal , ficando no lugar daquela guia de corte original da máquina
Acredito que é uma boa idéia usar os amortecedores como estas guias ou hastes na bancada, para prender/fixar (mas permitindo a retirada, a qq momento, sem ferramentas) os mais variados equipamentos, aproveitando as próprias rocas que tem nas pontas dos amortecedores para a fixação no próprio equipo.
Acho que é uma excelente fonte para termos eixos de boa qualidade, pena que nos ferro velhos que conheço eles já são bastante procurados, só na sorte se consegue um. Mas dá para fazer excelentes projetos. outra fonte de eixos são as impressoras para computador, scaners antigos, que inclusive servem como eixo padrão para alinhamento de torno (ponta e contra ponta), pois estes geralmente possuem furos de centro. Eu recentemente consegui um par e pretendo fazer uma morsa de bancada, o duro é achar tempo, pois é um projeto que já está engavetado há alguns anos.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Pedro,
Amortecedor é mais fácil conseguir em oficinas mecânicas....
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."