PC64 escreveu:Leitão,
Para variar, nota
com louvor!!!
Dá para perceber que essa bancada lhe deu um imenso trabalho, principalmente por causa das condições das madeiras utilizadas. Quantos dias de trabalho foram?
PC, foram quase 3 meses, todos os dias e horários possíveis. Mas nem ví passar, de tão bom que foi...heheheh Era um desejo antigo, ter uma boa bancada.
PC64 escreveu:Também gostei do seu arsenal de ferramentas. Eu tenho muita ferramenta, mas sempre falta alguma coisa. Não tenho fresadora de junção (ela é como um pinador: não é indispensável, mas facilita pra caramba), pois é uma ferramenta cara e dá para ser substituída, como você disse, pela serra circular (ou pela tupia).
Minhas lixadeiras de cinta são pequenas, tanto a manual quanto a de bancada. A manual não sei se aguentaria um trabalho desses. Abriria o bico com certeza, o que não seria tão ruim assim, pois teria uma desculpa para comprar uma decente. Por falar em decente, vi que você possui algumas ferramentas da linha SSP da Makita (a lixadeira e se não me engano a retífica). O que você acha delas? As vezes tem ferramentas que não usamos muito e a SSP sai bem mais em conta que a linha azul. Nesses casos vale a pena a SSP?
PC,
Posso afirmar, com toda a certeza, que vale sim. É claro, que a linha azul é melhor, mas para o meu tipo de utilização, elas estão aguentando bem. Eu possuo muitas ferramentas da linha SSP, até a minha meia esquadria é SSP (MLT100). Essa lixadeira, é um trator. Só o peso dela já faz o trabalho, é super pesada.
PC64 escreveu:Essa sua lixadeira Spindle Manual Tabajara é bastante original! Faça um post sobre ela, mostrando como foi construída. Ela é interessante por não forçar muito o mandril da furadeira.
Já faz tanto tempo que eu fiz esta ferramenta, que na época, acho que nem era do fórum. Mas vou ter mesmo que desmontá-la para realinhar o eixo, então eu faço um review.
PC64 escreveu:Mais uma perguntinha: todas as furas que você tinha feito até agora você fazia 3 furos com broca forstner e depois terminava com o,formão. Na fura do estabilizador você não fez isso, fazendo tudo com o formão e com a multicortadora. Há alguma razão especial ou resolveu usar uma técnica diferente?
Na verdade, três motivos me levaram a utilizar a multicordadora, uma foi a posição da fura... Vertical. Se ela ainda estivesse desmontada, talvez teria feito com a forstner, mas com ela já em pé, achei melhor usar a multicordadora.
Outro motivo, foi o alinhamento. Tive medo de, ao furar, sair do alinhamento. Mesmo fazendo aqueles furinhos guia. Furar em pé não é meu forte. E a multicortadora é muito mais fácil de cortar reto.
Por fim, a minha coluna agradeceu muito...hehehehe Aquela posição para usar a forstner teria me quebrado ao meio...heheheheheh
PC64 escreveu:Outra dúvida que me lembrei agora (são tantos detalhes que eu precisaria assistir o vídeo com um caderninho) é o parafuso utilizado para prender o rodízio. Parecia uma barra roscada, mas no furo traseiro tive a impressão de ter visto uma ponta para abrir rosca. Você fez uma rosca na madeira? Ele quase não sofre esforço e a madeira é dura. Não bastaria um parafuso auto-atarraxante?
PC, em algumas cenas antes, eu mostro estar cortando a barra roscada para fazer este parafuso.
Não abri rosca não, o que você achou ser uma ponta para abrir rosca, foi só a cola branca que coloquei na ponta da barra para lubrificar e travar. Fiz o furo na madeira e taquei logo a barra roscada, ela própria abriu a rosca e se fixou. A cola ajuda.
Não usei parafuso auto-atarraxante, pois esta peça é uma peça com ajuste de altura e o uso de uma porca com arruela foi mais conveniente.
Valeu meu amigo,
Ainda tem mais alguns para nossa diversão...heheheh
Grande abraço!
PS.: Não esquece o caderninho no próximo vídeo...heheheheheh