Tomem como base o sombreado entre a parte mais grossa e a mais fina.
Não sei se é problema no torno, no formão ou no torneiro...

.
 . 

mesmo com os rolamentos gastos, eu acredito que o torneado ficaria mais para oval, agora octavado..é difícil hem....mas quando descobrir a causa, informe a gente...
  mesmo com os rolamentos gastos, eu acredito que o torneado ficaria mais para oval, agora octavado..é difícil hem....mas quando descobrir a causa, informe a gente... 

Concordo.Bigas escreveu:Oi Julio, sou o Bigas, e fui ferramenteiro por 40 anos em metalurgica e espero poder ajudar, alguns rolamentos quando estão frios não apresentam folga, mas quando colocados em serviço e muitas horas de uso continuo eles apresentam folga em algumas esferas e começam a ovalizar
a peça isso acontece porque o rolamento ja esta bastante usado e quando aquece acontece isso, verifique se depois de muito tempo de uso o eixo não tem um pouco de folga, se for, tem que trocar e se continuar usando pouco com o tempo ele vai começar a roncar devido a algumas esferas estarem ovalizadas, ou os pinos se forem roletados, espero ter ajudado,

. na minha opinião a ferramenta não estava 100 % afiada e tbm a rotação estava muito alta causando a primeira vibração e consequentemente a formação de vibração na ferramenta . madeira de fibra embolada eu costumo cortar suavemente e com rotação media. aquela peça que estávamos juntos aqui em casa e seria suas polias somente escapou do torno pq a rotação estava baixa e a ferramenta deu uma leve travada na madeira causando a quebra da mesma .( cada tipo de madeira uma forma e rotação diferente ) esta e a minha opinião. já aconteceu comigo com os abridores de garrafas  . tem uma vantagem nisto
 . na minha opinião a ferramenta não estava 100 % afiada e tbm a rotação estava muito alta causando a primeira vibração e consequentemente a formação de vibração na ferramenta . madeira de fibra embolada eu costumo cortar suavemente e com rotação media. aquela peça que estávamos juntos aqui em casa e seria suas polias somente escapou do torno pq a rotação estava baixa e a ferramenta deu uma leve travada na madeira causando a quebra da mesma .( cada tipo de madeira uma forma e rotação diferente ) esta e a minha opinião. já aconteceu comigo com os abridores de garrafas  . tem uma vantagem nisto  . vc será o único que fas cabos sextavados para goiva
  . vc será o único que fas cabos sextavados para goiva   
   brincadeirinha . abraços mirandabhte
 brincadeirinha . abraços mirandabhte