Por gentileza sou iniciante na arte de tornearia e gosto muito mas tenho um grande problema ...Como deixar minha peças brilhantes tipo acrílico. Alguém poderia me ajudar,ficarei sempre muito grato.obrigado
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 1:21 pm
por Suriani
Muita mas muita lixa
aki uso 50,100,150,180,220 ae depois passo Bom brill pra tirar algum aranhado fino, ae depois passo selador e jah passo bom brill novamente pra remover o selador totalmente ae passo cera em pasta ou oleo mineral
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 2:35 pm
por PC64
Bandeira,
O Suriani tem razāo. Haja lixa!!!
Há algum tempo atrás o Marcos fez esse mostrando uma técnica de lixamento. Ele explica como escolher a granulometria correta para fazer o trabalho.
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 3:04 pm
por Lauro
Olha, brilhante tipo acrílico é muito difícil, mesmo com muita lixa. Depende muito do tipo da madeira que está usando e do produto que vai usar no acabamento. Nas madeiras mais densas, o brilho aparece mais fácil. Nas mais leves é bem mais difícil. Nas minhas peças eu uso a sequência 120, 180, 240, 320, 400 e 500. Dou uma mão de seladora caprichada entre a 400 e 500 e outra bem leve depois da 500. Faço brunimento da peça em alto giro com a serragem da própria madeira, que nada mais é do que segurar a serragem na mão e esfregar na peça, mas sem deixar esquentar muito. Depois aplico cera de carnaúba, deixo secar por umas quatro horas. Quando tenho tempo, deixo de um dia para o outro. Removo o excesso com flanela e faço mais um brunimento. Aplico nova camada de cera, mas esta bem leve e espero secar. Depois removo com uma flanela e uso outra limpa para dar lustro em alto velocidade. O resultado fica mais ou menos como o da peça abaixo, que foi feita em eucalipto saligna, uma madeira de densidade média. Abraços!
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 4:11 pm
por Adenilson
haja paciencia... esta é a verdade...
eu consegui meu melhor acabamento em imbuia e eucalipto vermelho...
quase o mesmo esquema do lauro, mas nao uso a seladora.. nao tenho paciência para a aplicar ela...
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 4:14 pm
por Adenilson
nesta imagem pode-se observar algumas falhas.... no triturador de temperos, observam um risco ou marca dentro? pois é, eu com preguiça de montar o prato de acabamento, coloquei o de garras por dentro e apertei abrindo.. mas girou em falso e marcou... o certo seria ter passado um raspador, lixado tudo novamente e encerado...
na tigela faltou lixa...
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 5:14 pm
por danilofreitas
A receita do Lauro é ótima, mas para peças de cozinha não utilizo seladora, verniz ou cera de carnaúba, apenas óleo mineral ou uma cera de mel de abelha pura, uso uma da iron fittings chamada arteficie cucina.
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 6:24 pm
por Adenilson
Danilo, por que nao usa a cera de carnauba?
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 6:32 pm
por danilofreitas
Nas embalagens dos produtos que utilizo diz
que para alimentos não pode ser usado a carnaúba.
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 6:51 pm
por Adenilson
interessante porque é um produto usado inclusive na industria alimentícia...
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 7:29 pm
por Lauro
Adenilson, a seladora que uso é a base de água. Facinho de aplicar, pois não tem preparo. É abrir a lata e usar. Também seca bem rápido. Quanto à cera de carnaúba, também não uso em produtos que vão entrar em contato com alimentos. A que uso é preparada e usa solvente na fórmula. Nessas peças também uso óleo mineral apenas, mas não dá o mesmo brilho. Outro detalhe que esqueci de mencionar é que, após a lixa 320, umedeço bem a peça para arrepiar e vou novamente com a lixa 320, mas com o torno parado e no sentido dos veios. Dependendo do comportamento da madeira faço esse processo duas vezes. Também esqueci de falar que o lixamento é feito em ambos os sentidos para todas as lixas. Abraços!
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 8:05 pm
por Adenilson
Lauro, mas o solvente não evapora com o calor do atrito???
Re: Polimento
Enviado: Dom Mar 08, 2015 11:30 pm
por Lauro
Acredito que uma parte evapore, mas uma parte pode penetrar na madeira. Prefiro não arriscar. Outro problema é para lavar a peça encerada. Sempre acaba manchando. Já com o óleo mineral, você pode lavar várias vezes a peça e depois reaplicar o óleo sem problemas. Abraços!
Re: Polimento
Enviado: Seg Mar 09, 2015 10:38 am
por Redbaron
Brilho do tipo acrilico eu só consegui de uma forma, com verniz automotivo PU (epoxi) é um verniz bi componente e tem que ser aplicado com revolver, isso claro depois de lixar bem a peça. Eu desconheço se tem seladora compatível, mas tive que dar várias demãos até conseguir o brilho que eu queria. Mas até as imperfeições da madeira ele cobriu. O único problema é a trabalheira que dá, eu fiz em uma peça de teste, mas foi porque tinha sobrado de um serviço de pintura que estava fazendo, pois depois de misturado não se pode guardar.
Pedro
Re: Polimento
Enviado: Ter Mar 10, 2015 11:18 am
por Ferrazoli
Olá , Bandeira, como jã disseram acima....haja lixa. eu começo na 60 aí vái 80, 120, 180, 220, 400 e 600 depois uma passada de serragem da própria madeira já dá um brilhozinho, aí seladora, bombril e finalmente cera de carnaúba ou abelha. Trabalhoso mas vale a pena.
Abração
Ferrão