TIPOS DE MADEIRA E SUAS APLICAÇÕES - TORNEARIA

Galeria de Trabalhos dos Membros do Fórum, ou Assuntos Diversos Relacionados a Torneamento de Madeira

Trancado
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

TIPOS DE MADEIRA E SUAS APLICAÇÕES - TORNEARIA

Mensagem por Edu »

Tópico criado por Coral no Antigo SDM em Dom Jun 29, 2008 7:46 am.

Pessoal,

Com a excelente contribuição do colega Strada, que havia postado neste tópico:
http://marceneiro.forumsland.com/marceneiro-about1427-0-asc-0.html
Resolvi criar este para futuras pesquisas.
Solicito à todos que não postem nenhuma mensagem aqui, será sómente para pesquisa e leitura, ok?!
Quem quiser adicionar e/ou tirar dúvidas, utilize o endereço acima.



TIPOS DE MADEIRA PARA SE TORNEAR



ANDIROBA - Madeira muito semelhante ao mogno sendo vendida em alguns lugares como mogno imperial, ou como o próprio mogno.


ANGELIM PEDRA - Esta deve estar bem seca senão vai entortar, bastante porosa, dura, boa de trabalhar, usada bem em guarnições, portas etc..
muito parecida com a cerejeira mas é mais porosa. Madeira de custo mais baixo.


CABREÚVA ou CABRIÚVA - Tem um cheiro agradável, muito dura, tem um óleo, boa para fazer plainas manuais pois ajuda a correr melhor na madeira, boa de trabalhar, rara, dá ótimo acabamento final.


CAMBARÁ - Temos o rosa que é muito bom, bom acabamento, temos o preto que é muito bonito mas ruim de trabalhar e pesado, dá bom acabamento e por fim o branco mais inferior e, se não bem selecionado costuma bichar, vem muito misturado como cedrinho.


CANELA - Temos diversos tipos de canelas: a parda, a amarela, a rosa, a sassafrás famosa pelo seu óleo safrol colocado na aguardente e considerada hoje cancerígena, em sua maioria a mesma consistência, boas de trabalhar e bom acabamento final.


CANELA BRANCA - Ruim, mau acabamento, acaba com a ferramenta devido a sílica.


CANELA IMBUIA - Utilizada muito no lugar da imbuia, menos densa mas boa,sendo algumas canelas denominadas canelão fedido. Dá bom acabamento mas inferior a imbuia.

CAIXETA - Madeira leve, porosa, imita o marfim não muito bem, não dá bom acabamento, fácil de trabalhar e quebradiça, usada mais em tamancos.


CASTANHEIRA - Madeira do próprio fruto, a castanha, proibida, mas continuam cortando a bel prazer, dá um lustro muito bom, um pouco dura, pesada, tem de estar bem seca e tem grande deformidade ao secar.


CEREJEIRA ou AMBURANA - Amarela, média densidade, porosa, acabamento bom, fácil de trabalhar.


CEDRO, CEDRO-ROSA - Outra madeira de ótima qualidade sempre usada em relação a outras pela facilidade de corte e leveza. Cor do cerne vermelho claro até o vermelho escurom, mais porosa mas dá bom acabamento. Já existem reflorestamento com cedro africano e australiano e logo teremos no mercado. Não é plantado o nacional por dificuldade na hora do corte precisando de autorização e a exótica não.


CEDROARANA - Idem parecida com o cedro mas apenas menos rosada, boa madeira mas também alérgica, espirrando mas você se acostuma, parece terem descoberto ser cancerígena, então mudaram o nome para arana.


CEDRINHO - Madeira porosa, tom amarronzado para o vermelho, porosa, não dá um acabamento tão bom quanto as outras, racha com facilidade, e hoje devido ao desmatamento temos cedrinho com muito brancal que ao longo do tempo empena e bicha com facilidade. Assim na escolha sempre evitar as partes brancas. Ocorre que o cedrinho possui o alburno ou seja a costanheira muito grande e antes se jogava e hoje se aproveita.


EUCALIPTO - Temos aquele plantado sem critérios que é uma desgraça mas o liptus que é plantado com a modificação e seleção dos genes de mais das seiscentas espécies existentes e manejada é de excelente qualidade mas com custo elevado beirando as madeiras nobres. Tem a qualidade vermelha que é bonita, muito dura, bem pesada, tem de ter ferramentas bem afiadas de aço bom. Temos uma denominada pink que é mais rosada, mais leve mas não dá um acabamento igual e por ultimo o branco que é mais macio de qualidade inferior.


FREIJÓ - Parecida com o louro claro, mais porosa e mais leve, têm tom aparcaçado cheio de manchas parecendo estar encardida quando cortada verde ou não, escurecendo com o tempo. Tem um tom final marrom claro.


GARAPEIRA - Madeira amarela encardida ficando rosada com o tempo, dura, difícil de secar, racha se não estiver bem seca, acaba com o fio da ferramenta por ter sílica demais em sua composição.


GRAPIA - Madeira amarela muito bonita, rara, boa de trabalhar e dá bom acabamento, um pouco dura e usada em moradias e assoalhos.


GRUMIXAMA - Também da mata atlântica, excelente madeira, dá um fruto muito saboroso parecido com a cereja européia, muito ornamental.


GUAJARÁ BRANCO - Imita em perfeição o marfim mas não encarde com o tempo, o que é uma vantagem mas é de densidade bem menor, dá acabamento razoavel e fácil de trabalhar.


GUATAMBU DA MATA ATALÂNTICA - Muito boa de se trabalhar, dura, usada em cabos de ferramentas.


IMBUIA - Considerada pela maioria a melhor madeira por ser como uma manteiga para se trabalhar de tão macia ,não estraga a ferramenta e pode-se trabalhar com ela verde ou úmida sem perigo, pois tem grande estabilidade e claro resistência aos cupins de madeira seca. Mas madeira escassa, cara. Tom amarelo quando verde e escurece com o tempo, sendo que algumas possuem veios belíssimos. Dá excelente acabamento por ter veios quase imperceptíveis.


IPÊ - Madeira extremamente dura, considerada uma das mais duras do mundo, usada em assoalhos, etc... Tom marrom escuro, as mesmas que dão as floradas belíssimas, sendo de flores branco, o rosa, verde e roxo. Em extinção madeira de ótima durabilidade ao tempo. Altamente alérgica a algumas pessoas podendo causar rinite e etc...Caso trabalhe com ela e for tomar banho dependendo do sabão, o pó verde da mesma se torna vermelho sangue assustando muita gente, hoje se tem o cumaru que não é a mesma madeira mas muito idêntica uma com a outra.


ITAÚBA - Madeira de tom amarelo escurecendo com o tempo e imita a imbuia, deve estar seca, boa de tornear e bom acabamento, às vezes tem manchas pequenas. Temos a itaúba preta, esta dá um belíssimo acabamento e lustração.


JACA - Da árvore de mesmo fruto, madeira dura, atinge o tom muito semelhante ao mogno com o tempo, aliás muito parecida ao Mogno proibido, mas tem boa massa, muito parecido com o cedro muitas vezes só cortando ou lixando para se saber a diferença. madeira de ótima qualidade igual a imbuia.


JATOBÁ - Tom avermelhado, mais amarelo encardido para o branco quando verde, depois fica bem vermelho escuro, bastante dura, um pouco difícil no torno, mas madeira para uma vida, belo acabamento.


JEQUITIBÁ - Considerada a maior arvore existente no Brasil, tem cor avermelhada mais para o claro, densidade média, boa de trabalhar e dá um bom acabamento, mas madeiras de 8 cm acima costumar rachar com facilidade.


LOURO - Temos louro claro muito parecido como freijó mas menos poroso, muito bom no torno e ótimo acabamento. O louro vermelho é extremamente duro, parecido com o mogno, acaba com a ferramenta.


LOURO PRETO - Rara, muito bonita, ótimo acabamento e média densidade. Temos o louro faia que tem poros bem acentuados, mas que no final ficam muito bonitos.


MARFIM - Madeira de tom branco neve próximo ao marfim animal, bem dura, boa de tornear, ótimo acabamento mas se não for de boa qualidade racha fácil, e é uma das madeiras mais emblemáticas para se colar com outras em trabalho de segmentados no torno devido sua dilatação/contração ser bem diferentes de outras. Encarde com o tempo e pode possuir um defeito característico que são pequenos furos pretos.


MARUPÁ - Muito parecida com a caixeta mas um pouco mais amarelado discretamente.


PEROBA - Temos a rosa ,rara, mais em deposito ou demolições, madeira espetacular, tom rosado, gosto amargo, ótimo acabamento, extremamente durável ao tempo. E temos outras perobas como a mica que se assemelha no tom, mas de consistência muito parecida e dá muito bom acabamento e fácil de tornear. Temos a perobinha do campo muito rara, e muitas vezes o cliente quer pois o nome soa bonito. Muito parecida com a mica. Temos a peroba do norte que em muitos lugares é a cupiuba, esta fede mesmo. Cheira a mesma distancia de quando você vê um caminhão carregado de suínos. Pior que fazem casas pré fabricadas com ela. Dá bom acabamento mas se o cliente for sensível no olfato já era.


PINHO DO PARANÁ - Araucária. Excelente madeira, em extinção, sendo de primeira imita bem o marfim mas encarde com o tempo. devido a abundância sempre tem sido barata, ao contrario de hoje. Como acabamento, em aparência ser branca não agrada muito.


PINUS - Madeira em mais de quarenta espécies ,sendo o Pinus Ellioti o mais plantado devido o corte se iniciar mais cedo, aos oito anos. Levíssima, em suas classificações em geral tem nós em toda a sua extenção, bem resinosa. Fácil de trabalhar, acabamento razoável. Temos o Taeda que é mais firme, denso, usado em carpintaria naval mais para exportação. Existe outro menos resinoso, o Orocarpa, mais amarelo muito bom, mas caro.


ROXINHO ou PAU ROXO - Madeira pesada, dura, tem tom encardido quando cortada mas ao tempo adquire tom arroxeado belíssimo, dá um belo acabamento, um pouco difícil de tornear.


TIMBURI - Madeira muito parecida com o cedro rosa mas não tem um cheiro agradável como ele, só mais porosa, leve, ótima de trabalhar mas.... altamente alérgica, você começa a cortar e seu vizinho começa a espirrar. Tem baixo custo mas pouca aceitação, usada mais para embarcações por sua leveza e durabilidade.


TAMARINO - A mesma do fruto tanto apreciado por todos, dá uma madeira vermelha, duríssima, pesada, mas no torno vai bem, dá bom acabamento, esta e outras devem estar bem secas senão racham.

Strada
O site SDM continua bloqueado para a comunidade brasileira.

Só está acessível através de proxy, segue link http://marceneiro.forumsland.com/marceneiro-about1487.html
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: TIPOS DE MADEIRA E SUAS APLICAÇÕES - TORNEARIA

Mensagem por Edu »

Amigos realizando o desejo do amigo Coral sobre o tópico do SDM trazido para cá.

Resolvi fazer da mesma forma, deixando a parte teórica aqui preservada, e a separando o bate-papo e comentários :up:

Caso desses comentários tenha algo que deve ser postado no aqui no tópico principal farei a inserção e ou correção :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Trancado

Voltar para “Tornearia Em Madeira - WoodTurning”