Caros companheiros, me registrei recentemente para compartilhar conhecimentos, já tenho o hobby em minha vida desde novo e gostaria de uma ajuda dos experts em mais uma empreitada minha.
Recentemente vi a necessidade do uso de um torno para fabricação de pequenas peças de madeira. entre 5 e 20 cm.
iniciei a construção de um torno para tal proposito, evidentemente os problemas foram surgindo e gostaria de umas dicas para oxigenar o processo.
Construí o torno em cima de um cortador de azulejos, unicamente para aproveitar os trilhos.
ao meu ver a resistência do mecanismo e o alinhamento dele me poupariam trabalho posterior, visto que os projetos de micro torno que se vêem por ai são feitos sobre uma base de madeira
Na extremidade esquerda adaptei uma micro retifica com controle de velocidade, da extremidade direita, adaptei o contra ponto que é móvel apenas para que se aproxime da retifica causando o ajuste ( aperto) da peça a ser torneada.
em suma é isto.
Pergunto aos especialistas. A contra ponta de um torno de madeira, neste meu caso micro torno precisa ser móvel? no sentido de possuir rolamentos e acompanhar o giro do motor? ou a mesma pode ser fixa, com um pequeno prego por exemplo apenas para fixar na madeira, e o giro se faria ao redor do prego causando obviamente um pequeno atrito nas partes.
O que é melhor, e mais seguro?
Em um teste recente notei muita vibração no conjunto, logo cessei as atividades no torno por medidas de segurança, embora a ponta do motor e o contra ponto "pareçam" estar alinhadas ( mesma altura ) devido as altas vibrações, creio que NÃO esteja obviamente, existe alguma dica bacana para obter um alinhamento correto do conjunto? em tornos comerciais deste porte me parece, observando, que não há ajuste fino, ou seja, você move a contra ponta para frente ( próximo ao motor ) ou para traz somente para cargos de colocar e retirar a peça torneada, a altura e alinhamento me parece já vir de fabrica.
Estou com sérios problemas neste sentido, regulagem.. visto que tudo no torno é fixo, e somente o contra ponto se move para esquerda e direita.
me sugerem uma modificação?
Grato a atenção de quem se dispuser a me responder.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Qua Jun 11, 2014 11:56 am
por Redbaron
JB
Muito boa a idéia de aproveitar o barramento de uma cortadora de azulejos, o contra ponto pode ser fixo ou móvel, claro que o móvel tem a vantagem de não penetrar tanto na peça e não ter atrito, Quanto a vibrações, elas não tem nada a ver com o alinhamento, pode ser uma folga da retífica, ou má fixação da mesma, verifique se não há folga lateral no eixo da retífica. Outro problema pode ser a base que pode estar vibrando, coloque uma chapa de madeira, mdf, ou aglomerado por baixo, isso dará melhor firmeza ao conjunto. O mais importante é que a retífica e o contra ponto tenham boa fixação para que não se movam no uso. Para alinhar o ideal é ter um eixo parlelo e se possível com centros nas pontas, voce o fixa entre pontas e com o esquadro mede as alturas, e o deslocamento entre a base e as pontas da retífica e do contraponto. Note pequenas diferenças não são tão relevantes nesse tipo de torno. Uma dica, um cubo de bicicleta dá um ótimo contra ponto giratório.
Pedro
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Qua Jun 11, 2014 4:36 pm
por schneider
Grande sacada.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Dom Jun 15, 2014 2:32 pm
por Edu
José acho que essas ideias ficam no ar por coincidência eu peguei no ferro velho um desses em perfeitas condições de uso, justamente para fazer um micro torno.
Nessas ferias da faculdade, quero dar andamento nele e no meu torno.
Poste algumas fotos pra gente
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Dom Jun 15, 2014 3:50 pm
por ClaudioF
Olá, JB
-É melhor que la contraponta sea giratoria, mas uma fixa funcionará adequadamente também.
-Tenha cuidado com a velocidade! Muy pequenas peças são torneadas em 2200 ou 2500 rpm como máximo. Velocidades excessivas causan vibração , além de ser perigoso.
-O melhor é tentar adaptar um motor de 1/4 ou 1/3 hp e polias.
Saudações e boa sorte com seu projeto!
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jun 27, 2014 9:00 am
por jbfilho
Obrigado pelas dicas amigos, estou colocando umas fotos.
gostaria que os mestres me dessem mais uma dicas, ontem fiz um teste com o torno, o mesmo ainda nao está totalmente fixado logo, há vibrações em alguns pontos, utilizo uma micro retifica com controle de giro, tenho duvidas com relação ao RPM do fabricante, pois no minimo parece rodar mais do que deveria, e no máximo não sei se chegaria a tanto.. o range segundo as especificações é de 8.000 a 15.000 rpm, sendo 8.000 bem baixo, creio que nem de longe chega a 8.000... mas gira bem
Estou com algumas duvidas, é normal durante o torneamento da peça o motor "parar" como se não tivesse torque o suficiente para girar a peça de acordo com as investidas da ferramenta ( formão )? ou é o giro mesmo que esta baixo.?
existe uma relação de RPM x Torque minima que deve ser levada em consideração?
estou utilizando um formão, obviamente inadequado para o trabalho, pois por aqui não se vende goivas, aliás.. se perguntares por isto em lojas de ferramentas a resposta é unanime.. nem sabem do que se trata.
É possível tornear com o formão da foto abaixo? como deve ser a afiação?
Fotos abaixo:
Utilizei este formão. esta muito longe de ser ideal? a afiação como esta na opnião de vocês?
Olhem como ficou o torneado que fiz ( somente para teste )
vejam que a peça ficou sem a proporção cilindrica. alinhamento? ferramenta inadequada? centralização da madeira no torno incorreta?
Um grande abraço, amigos.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jun 27, 2014 2:14 pm
por Depaiva
Olá JB,
Estou pesquisando vários de projetos de tornos home made aqui do fórum, pois pretendo iniciar o meu. Uma dúvida que fiquei sobre seu projeto é que me parece que você está usando um barramento sobre o outro (um barramento onde está o contraponto sobre o cortador de azulejo) é isso mesmo? Em caso positivo esse talvez seja um dos motivos da vibração, mas os mais experientes saberão orientar melhor.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jun 27, 2014 2:52 pm
por jbfilho
Depaiva escreveu:Olá JB,
Estou pesquisando vários de projetos de tornos home made aqui do fórum, pois pretendo iniciar o meu. Uma dúvida que fiquei sobre seu projeto é que me parece que você está usando um barramento sobre o outro (um barramento onde está o contraponto sobre o cortador de azulejo) é isso mesmo? Em caso positivo esse talvez seja um dos motivos da vibração, mas os mais experientes saberão orientar melhor.
Olá amigo, o projeto teve realmente esta mudança, inicialmente o barramento era só o do cortador, porém adquiri outro barramento e fui montando por cima. o barramento do cortador serviu mesmo de base de apoio para o barramento do torno, de qualquer forma o barramento do torno teria de estar apoiado (parafusado ) sobre outra superfície, e o barramento do cortador veio a calhar neste projeto, posso lhe afirmar que tudo esta bem firme e as vibrações não são por causa disto. são devido ao fato da retifica ainda nao estar 100% fixa no suporte, pois tive problemas com duas abraçadeiras.
Hoje irei fixar a micro retifica e fazer novo teste, para ver o que eu posso encontrar de problemas após isto.
minha duvida mesmo é se as ferramentas estão adequadas, se o torque da retifica é o suficiente, e se esses solavancos que a madeira da na ferramenta são normais.
a proposito, me surgiu uma duvida que não tinha postado anteriormente, parece meio obvio.. mas o sentido da rotação deve ser horario ou anti horario? em relação a posição do formão ( goiva ), desculpe as perguntas bobas, mas irão fazer diferença para este iniciante.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jun 27, 2014 3:35 pm
por julioferr
JB, acho que o cortador de azulejos perdeu o que de melhor poderia dar, que é o contraponto correr suavemente nele.
A retífica tem pouca potência, mesmo para fazer peças pequenas, além da alta velocidade para um torno.
Se você conseguisse fazer um torninho usando um motor de tanquinho, você faria suas peças pequenas e outras maiores também.
Segue fotos do meu torninho que tô usando na casa da minha mãe, aqui no interior, quem sabe vc tira uma ideia.
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jun 27, 2014 3:46 pm
por bange
jbfilho,
Algumas considerações...
É normal em qualquer torno, mais perceptível nos menores e leves, vibrar bem, antes da peça se tornar cilíndrica, pois o melhor balanceamento ocorrerá somente após isso...digo melhor, mas ele nunca ocorrerá 100% devido a madeira, seja lá qual for, não ter a mesma densidade em todos os pontos...e isso se acentua muito na razão direta do RPM, ou seja, quanto maior mais perceptível será.
Quanto ao RPM, não vejo necessidade dela ser maior que 1000, salvo para lixamentos ou polimentos...para o torque, esse tipo e tamanho de motor não irá lhe satisfazer plenamente.
Como disse o redbaron, o alinhamento do eixo motor com o contraponto em nada influenciará na vibração, porém lhe trará problemas para a retidão do cilindro (em diferenças horizontais), ou necessitará de boa habilidade para compensar com a ferramenta de corte (em diferenças verticais).
O contraponto pode ser fixo ou rotativo (ideal), porém no fixo vc. obrigatoriamente terá que ter a ponta com ângulo bem aberto, polido e também umedecê-lo constantemente com óleo para evitar que a madeira inicie uma combustão pelo atrito (que será acelerado com RPM's mais altas).
Evite o uso de abraçadeiras, pois não são ideais para peças que geram ou estão sujeitas a vibrações...
Para a ferramenta de corte, como a mostrada, não é a ideal por dois motivos...não tem ângulo (aparentemente) em torno de 45° e tem uma frente de ataque muito larga para o tamanho e bitola da peça de trabalho...o que acarreta um grande esforço do motor para manter a RPM...é possível seu uso? Sim, porém requer mais habilidade e ataques bem suaves na peça...quando já no formato cilíndrico...para suavizar as arestas iniciais a melhor opção pra mim é a goiva/formão meia cana, utilizada com um pouco de inclinação horizontal.
jogo de goivas 2 JPG.JPG
Resolvidas essas questões, vc. terá menos problemas no resultado final e mais segurança de trabalho...e sempre que vibrar, PARE e resolva a vibração, pois ela é um bom sinal de que a peça poderá se soltar/quebrar e provocar um acidente.
Bração,
Bange
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Sex Jul 04, 2014 9:46 am
por Vespasiano
Olá José!
Eu particularmente não aconselho você utilizar uma micro retífica em um mini torno, uma furadeira seria bem mais conveniente. Primeiro porque o giro da micro retífica é demasiado para esse fim, além de não ter torque suficiente. Como disse o amigo Bange, uma rotação de até 1000 RPM para torneamento, e de até 3000 RPM para lixamento é o ideal.
A dica do amigo Júlio é muito bem aceita, simples e barata, e seguramente você conseguirá bons resultados.
Quanto ao sentido de rotação, a peça deve girar na sua direção, ou anti-horário em relação ao formão, pois ficaria difícil você tornear uma peça girando no sentido contrário. Cuidado ao atacar a peça com a goiva, um simples vacilo e você pode se machucar, ainda mais girando em alta rotação.
Navegue pelo fórum de tornearia , você vai encontrar vários tópicos interessantes.
Abraço,
Vespa
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Qui Jul 10, 2014 7:52 pm
por Redbaron
JB
Tornear usando uma micro retífica só dá para madeiras moles, pois a mesma por ter alta velocidade, perde em torque, segundo o que já li a respeito a que possui maior torque é a da black decker, quanto ao formão até o angulo está correto, mas a ponta é demasiada larga, ou voce a faz em formato tringular ou arredonda a mesma. O corte deve estar posicionado no meio da peça, e a ferramenta tem que estar bem afiada, dependendo da madeira usada tem que se afiar diversas vezes, pois pode perder o corte rapidamente.
Pedro
Re: Micro torno madeira, duvidas.
Enviado: Qui Ago 14, 2014 10:29 am
por jbfilho
Caros amigos, obrigados por todas as respostas, todas foram de grande valia e servirão para consolidar alguns pensamentos e elucidar novas idéias.
Com relação ao torno, realmente a micro retifica não é adequada, esquenta demais durante o possível torneamento, gira alto e possui de um motor de brinquedo, tanto que ( com cautela ) consigo parar a broca com a mão.
Adicionei o projeto um motor de maquina de costura, obtive um ganho no torque, não tanto como esperava, mas com calma e com as goivas que providenciei consigo tornear pequenas peças em caxeta.
Fico devendo as fotos para a noite do projeto, quem sabe alguns amigos não se inspiram nele e até me dêem dicas para melhora-lo.
um grande abraço e é sempre bom estar entre pessoas inteligentes e proativas.