Caros,
Microscheme, Samuel, Chatara, Lauro, ClaudioF, Sideni, Mirandabhte, Silvio56, VANGODIAS, Fabio, Adenilson, Horamollo e Marcos.
Fico muito feliz por terem gostado, este é um incentivo a continuar essa "aventura" no mundo da tornearia em madeira.
Muito obrigado pelas palavras de todos, ainda mais palavras vindas dos Grandes Mestres da tornearia aqui postadas, isso me fazem sentir muito lisonjeado. Mas ainda sou um neófito, sempre aprendendo, a cada dia.
Quanto às ferramentas vou tentar tirar as fotos, é que minha máquina deu problema (na realidade é meu celular), amanhã vou tentar de outra forma. Mas não tem segredo nem pulo do gato, simplesmente absorvi idéias dos amigos, Mestre Silvio, mano Microscheme e outros que por várias vezes postaram suas goivas artesanais. Como eu disse, com bits e bedames é possível moldá-los conforme a necessidade. Evidente que um jogo de goivas cairía muito bem, pois a cada trabalho se sente a necessidade de ferramentas diferentes, mas por enquanto vou me virando assim.
Para fazer os anéis eu moldei umas ferramentas feitas com haste de amortecedor e pedaços de serra.
Uma coisa muito importante que Mestre Silvio um dia me disse, e ficou gravado. São duas partes do corpo que se deve ter muito cuidado, a face e as mãos, portanto é imprescindível o uso de máscara de face e luvas. Minha máscara fica pendurada bem perto da placa do torno, ou seja, se for ligar o torno tem que tirar a máscara da parede, automáticamente se coloca na face, e não em um canto, certo? O giro do torno está muito próximo à face, e qualquer vacilo, seja da peça ou da ferramenta pode ser fatal.
É isso amigos, mais uma vez o meu MUITO OBRIGADO!
Grande abraço a todos,
Vespa
P.S.: Achei essa foto aqui, dá pra se ter uma idéia. Está faltando o anel no cabo, o berdame está no tamanho certo, mas os bits poderiam ser maiores (6 polegadas), só achei só esse por aqui.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.