Amigos bom dia a todos.
Há uns meses atraz, em conversa com o amigo Redbaron; ele me mandou uma foto de um trabalho segmentado do torneiro Walt Nollan, onde foi trabalhado uma textura muito interessante e muito bonita que achei incrível e como o Pedro desafiou-me a fazer um igual eu aceitei e quero mostrar para os amigos como ficou o meu trabalho:
Primeiramente mostro nesta foto o trabalho de Walt Nollan, um prato feito em 290 peças segmentadas em Lyptus, Padauk, Walnut e Maple.

Para o meu trabalho, eu não quiz fazer igual mesmo porque sem autorização seria um plagio e muita falta de consideração copiar o trabalho integralmente, mas a textura principal eu copiei na cara dura e utilizei o Roxinho o Jatobá a Mescla o Marfim e o Cedro.

Fiz também em papel o desenho da textura no anel principal, composto de 12 segmentos que foram moldados em PVC e cortados na Serrabik desta forma;

Depois dos moldes prontos foi cortado cada meia lua na respectiva madeiras na Serrabik, pois ainda não me atrevi a utilizar uma tupia, acredito que com a tupia seja mais tranquilo.

Emoldurando o anel principal, eu tingi algumas folhas de mescla de 3mm, com anelina vermelha e fiz um sanduiche com tiras de Cedrinho para compor um detalhe ao anel principal, que pretendo mostrar mais para frente.

Como as peças do anel principal, são formadas por peças curvilineas; a exatidão dos encaixes precisam ser perfeitas, para evitar o desnivel do desenho final, então eu improvisei duas lixadeiras de rolo, uma num motor de l/2 para trabalhar aqui em SP e uma outra para o torno que ficará lá na oficina.

Montei a primeira fase das meia luas, desta forma:

Depois é colocado as outras partes de forma que as meia luas fiquem entrelassadas desta forma; recortando e retirando as partes desprezadas com um formão pequeno
Feito isto e lixado os encaixes é colado pedaços da outra metade formando os desenhos

Fiz também uma base raiada em Jatobá com um circulo redondo ao meio de Roxinho que servirá de base (fundo) da peça;

As peças do anel principal são lixadas novamente e cortado as laterais em um angulo de 15º para formar o aro, e para isso foi utilizado uma fita adesiva para alinhar o desenho desta forma:

Com o cedrinho e as folhas de mescla tingida de vermelho eu fiz dois aneis emoldurando o anel central desta forma.

Começa o torneamento

Reparem que estou utilizando minhas novas goivas, que o Pedro me arrumou e são ótimas.
Montei também tres outros anéis com Mescla Marfim e um raiado de Jatobá para a tampa da peça.

Aqui a peça e a tampa semi torneada, ainda em fase de ajuste.
Aqui estou furando o centro da peça para encaixar um adorno torneado em Jatobá

Fiz também uns pés de Roxinho para suporte da peça, os pés serão unidos por um anel de Jatoba

E ficou assim depois de tudo torneado e montado

O acabamento foi feito com seladora, depois verniz PU aplicado no compressor.

A peça toda é composta de 318 segmentos
Com 36 cm de diâmetro e 35 cm de altura

Espero que os amigos gostem.
Meus agradecimentos pela colaboração do amigo Redbaron, tanto no envio da foto como pelas goivas.
Um grande abraço
Silvio