Cabo de formão. No torno ou na mão?

Galeria de Trabalhos dos Membros do Fórum, ou Assuntos Diversos Relacionados a Torneamento de Madeira

Responder
Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Cabo de formão. No torno ou na mão?

Mensagem por Marcos »

Cumprimentos a todos

Comprei um torninho Acerbi e tenho vários problemas. O principal deles é que não sei usar um torno e vou precisar da ajuda e dicas dos mais experientes, porque minha experiência com torno já se vai uns 40 anos passados, em uma multifunção amarelinha... Apesar de ser um grande problema, temos aqui mestres torneiros Gigantes em conhecimento e sei que vão me auxiliar, mas de imediato, preciso fazer cabo de formão.

É que um amigo me cedeu algumas peças de formão/goivas, sem os cabos... Acho que foi de sacanagem :Brv: e talvez ele acompanhe este Fórum. Me mandou 4 peças para tornearia e 7 para entalhe...
Assim tenho que começar a usar o torno na marra e bota marra nisto. Ele me mandou de presente UM formão com cabo. O dito tem 2 cm de largura e ponta em forma de V - ponta da flecha. Eu tenho 3 peças de formão com ponta reta (quero dizer que é um formão comum) nos tamanhos 1 e 1/2, 4 e 7 cm cada um...

Não sei como vou me virar para fazer os cabos, mas estou pedindo ajuda: amigo Machado - espetáculo de graminho, mestre Lauro - péssima companhia financeira ... e tantas outras feras aqui do fórum

O torno saiu hoje do RS e deve chegar aqui em uma semana +-.

Redelease https://www.redelease.com.br/
sideni
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT
País: BR

Re: Cabo de formão. No torno ou na mão?

Mensagem por sideni »

uai Marcos !!
manda ve ai faz os primeiros cabos no facão , para começar depois vai pro torno;

ajuda sem graça né ...kkkkkkkkkkkkk mas é por ai mesmo a não ser que tenha algum mestre ai por perto.

mas voce é esperto e não é por falta de cabo que voce vai deixar de tornear,

e os formão para entalhe, posta umas fotos ai pra nois ver moço ???
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Amigo Marcos, Parabéns pela aquisição do torninho, esta é uma aréa que tb quero me aventurar em breve... vou te acompanhando para ver como vc se sai nessa empreitada, pois tenho certeza que com suas descobertas, erros e acertos, vai ter muito aprendizado para os demais colegas.

Bom não tenho sugestão para resolver esses "PS" que vc apresenta no momento, mas daqui a pouco o Silvio, o Machado, o Samuel e tantos outros "experts" aparecem aqui para te safar e de quebra ensinar ao restante dos curiosos.

Abraços,
Xislair!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

silvio56
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Amigo Marcos, se tua experiência já vai de 40 anos; então um pouco de noção tú já deve ter né não? Se eu fosse voce eu ia esperar chegar o torno lá do sul e tornearia uns cabos já para experimentar o bruto, e para começar basta vc ter um formão comum mesmo, deixa a torre bem pertinho do toco virando em giro de 1700 + ou - e vai atacando a madeira em cortes precisos e com bastante cuidado. Trancos são inevitáveis, não desanima siga em frente, sempre segurando o formão com firmeza e segurança e o cabo vai sair com certeza.
Também escolha uma madeira que seja mais generosa no giro e não esqueça de afiar bem o formão.
E também não esqueça de mostrar o resultado, qualquer que seja pra gente poder pitacar ok.
Um grande abraço companheiro e boa sorte.
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Beleza Marcos :happy; :happy; . Estou muito feliz por você. Tudo bem que sua carteira pode não estar, mas você vai ficar feliz também :loll: . Poste umas fotos dos formões que você tem aí para vermos. A princípio, esses formões em "V" são para entalhe. Para tornearia ou é reto, com ponta arredondada, ou é em forma de "U". Mas o Pedro (Redbaron) usa formões comuns mesmo e manda muitíssimo bem. Com certeza, os cabos devem ser feitos no novo torno. Abraços!
Lauro.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

silvio56 escreveu:Amigo Marcos, se tua experiência já vai de 40 anos; então um pouco de noção tú já deve ter né não? Se eu fosse voce eu ia esperar chegar o torno lá do sul e tornearia uns cabos já para experimentar o bruto, e para começar basta vc ter um formão comum mesmo, deixa a torre bem pertinho do toco virando em giro de 1700 + ou - e vai atacando a madeira em cortes precisos e com bastante cuidado. Trancos são inevitáveis, não desanima siga em frente, sempre segurando o formão com firmeza e segurança e o cabo vai sair com certeza.
Também escolha uma madeira que seja mais generosa no giro e não esqueça de afiar bem o formão.
E também não esqueça de mostrar o resultado, qualquer que seja pra gente poder pitacar ok.
Um grande abraço companheiro e boa sorte.
Silvio
Silvio, até aqui você foi o único que comentou "professoramente"... o resto só quer me sacanear. O Lauro, me induziu a um rombo no orçamento do "Dez anos", então é persona não muito bem vinda, financeiramente falando. Vou pedir conta aqui e ficar um tempo treinando. Edu me coloca em offtorno. Quando aprender alguma coisa eu volto.

Pelo menos vou ficar longe dos torneiros profissa me zoando... tudo bem que meus formões são fuleiros e o torneiro também, mas poxa.... tô começanu nessi treim. Inté meiz qui veim.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

:hh: :hh: :hh: . Abraços!
Lauro.

silvio56
Ativo
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Amigo Marcos, cuidado com o amigo Lauro...... Pimenta no bolso dos outros é refresco e carteira vazia (Putz nada a ver, este proverbio). Mas a dica mais importante para quem quer começar a tornear é a perseverança. O resto vai se conseguindo com o tempo e com criatividade, exemplo as goivas; até hoje eu sempre usei goivas feitas na oficina, agora que consegui adquirir um jogo daqueles dos gringos, graças a uma oferta bem legal do amigo Redbaron, e no torno dá para se improvisar bastante; veja o exemplo do amigo Turcão e de outros aqui mesmo no M&B.
Não desiste não, vai girando que agente vai pitacando por aqui certo :up: :up: .
E um grande abraço
Silvio

Web site

microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Mensagem por microscheme »

. . .

marcão

vai suave que dá tudo certo

veja em minha assinatura consegues ver todo o meu album de fotos e nele

meu torninho feito com furadeira :arrow: :arrow:

até então nunca tinha torneado madeira se não em um torno mecânico;
ai é mole pro gato, não é mesmo . . .

mas vai de boa que rapidinho tu pega a manha e ai é só alegria

blz . . .

abraços

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR

Mensagem por Lukas »

Boa noite amigo Marcos...

Os meus formoes eu fabriquei, quando eu mal sabia usar o torno, alias, ainda nao sei kkkk

O material que usei, foi um aço rigido que ganhei...

O cabo foi feito com madeira comum (cedrilho ou cambara), não ficou lindo, mas pelo fato de ser com cabo grande, ajuda muito a segurar com firmeza... e para fazê-los usei um formao comum de 1"...

Foram ferramentas feitas de improviso... mas uso até hj rsrsrss...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abraços

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Beleza de ferramentas Lucas! O mais importante é que funcionam bem. Parabéns e abraços!
Lauro.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Lukas escreveu:Boa noite amigo Marcos...

Os meus formoes eu fabriquei, quando eu mal sabia usar o torno, alias, ainda nao sei kkkk
Foram ferramentas feitas de improviso... mas uso até hj rsrsrss...
Lukas já vi e fiz muitas vezes estes arranjos "provisórios" eternos. O bom é cutucar a galera para "pitacar" e aí aparecem histórias que eu desconhecia.
Vejam só o My litle wood lathe do Micro.
Estou esperando uma volta para pegar o Sideni de jeito. Vira mexe ele me apronta uma.

Xislair - Estou em grande expectativa e estou confiando no apoio dos mestres do fórum.

Cedrinho, cambará.... nada disto se acha aqui no DF (pelo menos no SIA). Quando morei em Anápolis ia de vez em quando em uma serraria e via o pessoal mandar para a fogueira um monte de pedaço de madeira de toda cor...
Hoje fico pensando: Cadê aquela madeireira?

Só me restam uns pés de Eucalipto - que não serve para p.n. além de estaca e fogueira e um monte de pé de Mangueira que não sei se daria material bom para tornearia. Agora quando escuto uma serra elétrica zuando, vou logo conferir para saber o que estão cortando e ver se pego alguma rebarba... Do jeito que vai acho que vou ter que aprender a tornear graveto...

Sim, mas voltando aos cabos e aos ferros. Pelo que vi nas fotos do Lukas ele só usa DOIS? Aí fica menos complicado. É só um pontudo e um quadrado? Moleza demais... :clap1:

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi

Mensagem por Adenilson »

fico com uma inveja de vcs que tem torno... kkkkk

achoq ue vou começar a fazer meus formões, ai quando tiver o torno faço os cabos.. kkkkk
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Tanabi e proximidades é o reinado do shoppings FV ou não? Até aqui em Brasília achei um, mas o cara queria R$ 1.200 nele e não estava completo e exposto ao sol e chuva, com bastante ferrugem. Mas com calma e perseverança, aria para recuperar. Como achei um "em muito bom estado" um pouquinho mais caro, fui nele.
Só que quando pensei que tinha achado a mina de ouro, vem um certo sujeito que se diz meu amigo e me manda um link com uns formões maravilhosos e primeiro mundo. Só que quando vi o preço, quase surtei... /think

Onde é mesmo que consigo aquelas molos VW??? :loll:

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Quem será esse cara? Marcos avisa aí que vamos lá tomar satisfações com o elemento :loll: :loll: . Abraços!
Lauro.

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi

Mensagem por Adenilson »

Os meus quero fazer de mola de vw... ja tenho umas 10 molas de todas as larguras... e estou vendo um ferreiro para curvar elas e temperar e revenir para fazer as goivas..

Mas o Dr. Horamollo disse que as laminas de serras da maquina vai e vem são excelentes ferramentas para tornear rasqueteando..
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina

Mensagem por Lukas »

Confesso que ainda me falta muitos, mas muitos formoes.... cada risco eh um formão diferente rsrsrsrs....
Mas todos sabem, cada qual trabalha com a ferramenta que tem... rs
mas sou amador, engatinhando ainda rsrsrs... sei que vou errar muito até aprender...

Adenilson... meu torno é totalmente caseiro, sem muitos custos, com sucatas,,, em breve vou postar as alterações as quais estou fazendo nele...

abraços

JotaR
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jacir
Data de Nascimento: 02 Jan 1952
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Ponta Grossa

Mensagem por JotaR »

Olá Marcos, começar com um torno Acerbi já é meio caminho andado. Quanto as ferramentas, eu comecei usando umas limas velhas, algumas guardadas e outras garimpei num ferro velho. As limas para enxada, reparti em duas e deu para quatro ferramentas. Usei o rebolo para afinar as pontas. Os cabos peguei uns cabos de formão e depois mais tarde fiz uns cabos mais compridos para melhor manuseio.É assim mesmo que começamos, pois não tem ainda no Brasil ( pelo menos nas lojas ) ferramentas para tornearia. Alguns torneiros mais adiantados que estão nos fóruns já tem ferramentas para venda e logo voçê terá suas goivas para seu torno.

Um abraço

Jacir José

sideni
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT

Mensagem por sideni »

po Marcos !! fiz so uma brincadeira cara ,

olha sempre dou umas giradas aqui no meu torninho de `pau ` como não tenho muito conhecimento com o bixo, eu uso umas molas de caminhão aparada as pontas conforme a necessidade, e vou dando os giros, e olha que ja faz um bom tempo que faço uso delas e sempre da bom resultado; e sobre os cabos é verdade cara !! pesquisa num topico ai que o menino Dago postou alguns cabos que ele fez na faca , voce vai ver que da pra fazer no facão sim blz ??

um abraço. :up: :up:
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

JotaR escreveu:Olá Marcos, começar com um torno Acerbi já é meio caminho andado. ...... Alguns torneiros mais adiantados que estão nos fóruns já tem ferramentas para venda
Jacir, boa noite. De fato acho mesmo que tive muita sorte mesmo de encontrar o torno e só comprei porque consegui com o dono uma parceladinha básica. Me inscrevi no BTM e acho que lá tem muita gente "adiantada" na história e certamente posso aprender bastante.

Sideni você e o Lukas estão doidos para me transformar em "ferreiro VW" :loll: e pelo que estou vendo, vou ter que ir por aí mesmo. Fazer no facão acho que não será preciso. Vou esperar o "bixo" chegar e uso os formões da Vonder que tenho aqui. Não é possível que estes VOnder sejam tão fuleiros que não aguentem tornear uma meia duzia de cabo :up:

Acho que vou sugerir ao Edu para garimpar uns "Formão dos bão" para um sorteio... vai que eu ganho? Se não, pode ser que alguma alma boa tenha algum jogado no fundo da gaveta e me presenteia ... :clap1: diz que quem não chora não mama... já dei minha chorada

Edmundo
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Edmundo
Data de Nascimento: 18 Ago 1960
Hobby: Cutelaria
Profissão ou ocupação: Autonomo
Localidade: Paranavaí

Mensagem por Edmundo »

Marcos, eu até nem poderia falar, pois tenho um torno Acerbi também e até hoje uso uns formões de entalhe e uns bedames "enfiados" em um pedaço de tubo, mas já fiz alguns cabos de ferramentas (limas) e foi muito fácil, experimenta comprar um cabo para enxada, aqui tem muitos de roxinho, ou outra madeira branca que não sei o nome, mas como já são + ou - redondos, já é meio caminho andado, depois que estiver com os seus formões encabados, aí você encara um toco quadrado.

Um abraço.

PS: Estes cabos de enxada, encontra em qualquer loja agropecuária.

microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Mensagem por microscheme »

Edmundo escreveu:depois que estiver com os seus formões encabados, aí você encara um toco quadrado.
a dica é:

pra madeiras quadradas é perfeitamente possível o torneamento, mas . . . , no início
procure quebrar o máximo os cantos quadrados pra iniciar o torneamento, blz . . .

vai impactar menos a entrada da ferramenta na madeira e por conseguinte menos
trancos . . .

em se tratando de madeira extremamente dura, sempre será necessário a quebra
dos cantos quando quadrada

fazendo treinamento com madeira já redondas, como os ditos cabos de enxada,
vai facilitar o conhecimento e formas de entrada das ferramentas e se acostumar
com as velocidades e formas das ferramentas, pois assim como as ferramentas
são diferentes, a forma de empregá-las no corte da madeira também será diferente

e se alguém tiver cabos de enxadas de madeiras boas, roxinho por exemplo, manda
uns pra mim, pois por aqui no meu pedaço não consigo madeiras boas pra torneamento
nem rezando
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

microscheme escreveu: se alguém tiver cabos de enxadas de madeiras boas, roxinho por exemplo, manda
uns pra mim, pois por aqui no meu pedaço não consigo madeiras boas pra torneamento
Mano Micro, ano passado comprei cabos de enxada de roxinho aqui em Prudente, já visando os torneados. É uma rede de lojas grande e seguramente tem em Sampa, é a Telha Norte, na época paguei R$7,50 no cabo de 1,5 mt.

Abraço,
Vespa

Formaggio
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudemir Antonio
Data de Nascimento: 09 Jun 1963
Profissão ou ocupação: Químico
Localidade: Piracicaba

Mensagem por Formaggio »

Gostei das idéias, ando fazendo minhas ferramentas com limas usadas, é um aço excelente, ou você vai direto para o esmeril não esquecendo de resfriar sempre ou destempera faz as ferramentas e tempera novamente.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Claudemir, cumprimentos. Tai uma coisa que gostaria de ver pessoalmente ou pelo menos um vídeo de um formão sendo feito a partir de uma lima.
Formão é uma ferramenta cara demais e o pior é que você acaba precisando de vários.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Marcos, alguém já postou este vídeo aqui em algum lugar, mas é muito interessante, então vou repetir a postagem :D . Abraços!

Lauro.

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Lauro, cumprimentos efusivos. Eu já havia visto alguns vídeos do Arteirinho e você tem razão sobre já ter passado por aqui, mas é que o título do tópico nem sempre ajuda na pesquisa.
Achei boa esta informação do vídeo porque se você precisa de um formão com formato muito diferente, é quase certo que não vai achar para comprar e o lance da lima é relativamente barato.

Na minha ida a SP vou ver se acho aquele aro que se coloca nos extremos dos cabos, para acabamento. Igual ao do vídeo. O cabo fica com aparência muito boa.
Obrigado pela informação e até sempre.

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

Marcos escreveu:Na minha ida a SP vou ver se acho aquele aro que se coloca nos extremos dos cabos, para acabamento. Igual ao do vídeo. O cabo fica com aparência muito boa.
Marcos, em ferro velho você encontra tarugos de latão, como os que eu comprei aqui em Prudente, fica muito legal.
Tô vendo que vou ter que lever pra você aí no DF... :fio: :fio:

Grande abraço amigo!
Vespa

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Aí sim. Gostei muito da ideia. Nem precisa trazer os tarugos. Só sua visita já seria excepcionalmente bom. Bom não: Ótimo. :clap1:

XISLAIR
Ativo
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Lauro escreveu:Marcos, alguém já postou este vídeo aqui em algum lugar, mas é muito interessante, então vou repetir a postagem :D . Abraços!
Lauro este video realmente é muito legal, eu ja havia procurado por ele por aqui tb, mas não consegui encontrar, obrigado por disponibilizar novamente.

Marcos, seu torno já chegou :?:

Abraços,
Xislair!

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Alo Xislair. Já sim e está paradinho da Silva Xavier. Ainda não tenho formão e também sou Galego no torno - significa: conhecimento zero.
Comprei umas peças no Ebay e estou esperando chegar.
Também vou tomar umas aulas com um amigo que talvez venha a Brasília e em JULHO já que a "Montanha não sai da praia até Brasília, Maomé vai até a praia".

Assim que der uma arrumadinha em umas coisas, vou postar fotos dele. É um torninho simples, mas que conseguiu me aproximar de pessoas ótimas.

silvio56
Ativo
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Marcos escreveu: Também vou tomar umas aulas com um amigo que talvez venha a Brasília e em JULHO já que a "Montanha não sai da praia até Brasília, Maomé vai até a praia".

Hehehehehehehe!!!!!!! :loll: :loll: :loll:

Um abraço
Silvio

Web site

Redbaron
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico

Mensagem por Redbaron »

Marcos
Para poder começar você só precisa de um torno e um esmeril, esses formões comuns funcionam muito bem, só tem o inconveniente de terem que ser constantemente afiados, voce encontra até em lojas de 1,99, claro que eles custam um pouco mais.
Eu fiz quase todos os meus trabalhos com esses formões que fui adaptando conforme o que ia aprendendo na prática, de nada adianta ter ferramentas de primeira linha se você não tiver prática.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Pedro, bom dia.Você tem razão e sei que "a chuteira não faz o cabeça de bagre virar craque..." e sou da categoria dos sem experiência no assunto, mas ...

Não conhecer do assunto e ainda começar com ferramenta errada ou ainda pior, usada do jeito errado, vai resultar em um aluno desistente ou que tomou bomba no final do ano :loll:
Não estou descartando a possibilidade de acidente...

Ainda não tive a oportunidade de ver alguém trabalhando com um torno - só vídeo - e por isto meu primeiro passo já foi todo errado. Coloquei um pedaço de madeira retangular no torno e claro: deu tranco e acabou voando. Ainda bem que não foi na minha direção. Tentei outra vez e saltou novamente bem para minha direção. Desisti e mandei umas fotos do torno e da madeira para o professor Lauro que logo de cara me alertou sobre o formato certo e tipos de madeira usar: Quadrada e com os cantos previamente quebrados na Tupia ou no facão. O mais arredondado possível.

Então até aqui sou Torneiro sem prática e sem teoria :loll:

Bom, o que isto tem a ver com ferramentas de marcas ou home made? Não muito, é só uma questão de oportunidade. Quer dizer: Se existe a mínima possibilidade de possuir uma ferramenta gabaritada, com certeza vou tentar adquirir. Se vai dar certo é outra coisa.

Ontem falava com o mestre Silvio e disse que havia comprado um rebolo para afiação, daqueles brancos. Descrevi a peça e ele me alertou que eu certamente teria comprado com o grão errado /think . Foi do grosso: errei de novo ...

Daí Pedro, conto com você e com os muitos outros amigos experientes na parada para seguir em frente. Tenho certeza absoluta que todos vão continuar me ajudando. Quer seja com informação ou aula presencial. Por falar nisto, tomara que você vá no churrasco do Chatara.

NB.: Já comprei umas peças de formão de marca renomada. Ainda não chegaram. São todos bem usados e alguns com o cabo muito sambado, mas o aço de muito bom tamanho. Assim que chegarem vou publicar aqui.

Redbaron
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico

Mensagem por Redbaron »

Marcos
Quanto ao churrasco do Chatara, ainda não vi nada a respeito, já marcaram? Se puder com certeza vou. O segredo é tornear entre pontas no inicio e sempre ir apertando pois a madeira cede a cada tranco que se dá e ir com calma, não queira arrancar muita madeira no começo. o apoio de ferramenta tem que ser regulado para que com a ferramenta ela esteja na linha de centro dos contrapontos ou acima, nunca abaixo. não coloque velocidades muito altas, pois a possibilidade de voar é maior.
Uma mascara facial ajuda muito, pois até os experientes, já tiveram problemas, certo que isso nunca aconteceu comigo, pois já sou um torneiro experiente..................Você acreditou......já levei uma tigela na testa e estava só lixando, mas estava em alta velocidade.
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

XISLAIR
Ativo
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Redbaron escreveu: Uma mascara facial ajuda muito, pois até os experientes, já tiveram problemas, certo que isso nunca aconteceu comigo, pois já sou um torneiro experiente..................Você acreditou......já levei uma tigela na testa e estava só lixando, mas estava em alta velocidade.
Um grande abraço
Pedro
Hehehehehehe!!! Cheguei a acreditar, mas desconfiei logo em seguida hehehehe!!! :lol:
todo cuidado é pouco.

Abraços,
Xislair!!

Responder

Voltar para “Tornearia Em Madeira - WoodTurning”