Apesar de estar um tempo ausente por aqui devido a inúmeras particularidades, sempre que posso dou uma passada, mas sigo na ativa.
Mas vamos ao que interessa...
Em função de um outro projeto que estarei postando em breve, e a necessidade de fazer peças precisas, na mesma medida, dentre outras aplicações, resolvi então fazer esse graminho para tornearia.
Poderia até utilizar um paquímetro para o trabalho, mas acredito que com o passar do tempo, apesar de ser de aço, as "orelhas" e pontas do paquímetro poderiam desgastar.
As pontas desse graminho foram feitas de lâminas de serra, portanto de aço, podendo ser afiadas de acordo com a necessidade.
As primeiras fotos são do protótipo, depois resolvi dar uma caprichada
 .
 .
Abaixo, mais "caprichado"
 , feito em peroba rosa.
, feito em peroba rosa.Para os perfeccionistas por medidas, me incluindo no time, essa fita de régua impressa em papel fotográfico, está devidamente aferida
 .
Testando o graminho com o torno girando, salientando que é apenas para marcar a peça.
Utilizando uma outra ferramenta para reforçar a marca, que dependendo do diâmetro pode servir para cortar a peça, ou fazer isso com um arco de serra.
Checando a medida, acho que ficou bom
 .
Testando o graminho com o torno girando, salientando que é apenas para marcar a peça.
Utilizando uma outra ferramenta para reforçar a marca, que dependendo do diâmetro pode servir para cortar a peça, ou fazer isso com um arco de serra.
Checando a medida, acho que ficou bom   .
Uma observação importante, a utilização deste graminho é feita com o torno girando em baixa rotação, a utilização de EPI's e o cuidado no manuseio de nossas ferramentas são fundamentais.
.
Uma observação importante, a utilização deste graminho é feita com o torno girando em baixa rotação, a utilização de EPI's e o cuidado no manuseio de nossas ferramentas são fundamentais.Como qualquer máquina, um torno requer ajustes, uma coisa que Mestre Silvio me disse quando estava construindo o meu, "com o tempo você vai aprendendo a lidar com ele, as vezes vai até conversar com ele". Ou seja, com o tempo, qualquer anormalidade, um simples ruído diferente, já é o suficiente para saber que algo não está bem, é nessa hora que paramos, e damos aquela revisada geral, ajustando aqui e acolá, para que ele volte a "ronronar como um gatinho"
 .
 .É isso amigos, fiz esse graminho de acordo com minhas necessidades, pode não ter o formato ideal, mas atendeu bem às minhas necessidades.
Espero que apreciem.
Abraço a todos.
Vespa.

.
 .

.
 .