Freio Eletrônico para Motores de Indução
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Freio Eletrônico para Motores de Indução
Pessoal,
Troquei minha Makita MLT100 por uma Razi Colt. Uma cabinet saw é outro mundo. É como uma Mercedes. Entretanto, sempre tem um entretanto, a MLT tinha uma coisa que me agradava muito: partida suave e freio... A Razi liga no tranco e demora uma eternidade para o disco parar....
Não me conformando com isso comecei a pesquisar sobre como colocar um freio na minha Razi. Motores de indução são mais difíceis de frear. Motores de corrente contínua ou de escovas basta colocar os terminais em curto-circuito quando se desliga a máquina. Em motores de indução isso não funciona. A maneira de freiar um motor de indução é alimentá-lo com cerca de 30V corrente contínua. Outro tipo de freio é eletromecânico, mas esse tipo de freio altera o motor. Nada fácil...
Achei equipamento que é fácil de instalar, não requerendo alterações na máquina (não gosto de alterações que venham a tirar a originalidade da máquina). Outra vantagem é que ele não desgasta com o uso, pois o motor freia devido à criação de um campo estacionário. Custa em torno de R$600!
Também achei no Aliexpress. Bem mais barato!
Alguém conhece outro dispositivo?
Troquei minha Makita MLT100 por uma Razi Colt. Uma cabinet saw é outro mundo. É como uma Mercedes. Entretanto, sempre tem um entretanto, a MLT tinha uma coisa que me agradava muito: partida suave e freio... A Razi liga no tranco e demora uma eternidade para o disco parar....
Não me conformando com isso comecei a pesquisar sobre como colocar um freio na minha Razi. Motores de indução são mais difíceis de frear. Motores de corrente contínua ou de escovas basta colocar os terminais em curto-circuito quando se desliga a máquina. Em motores de indução isso não funciona. A maneira de freiar um motor de indução é alimentá-lo com cerca de 30V corrente contínua. Outro tipo de freio é eletromecânico, mas esse tipo de freio altera o motor. Nada fácil...
Achei equipamento que é fácil de instalar, não requerendo alterações na máquina (não gosto de alterações que venham a tirar a originalidade da máquina). Outra vantagem é que ele não desgasta com o uso, pois o motor freia devido à criação de um campo estacionário. Custa em torno de R$600!
Também achei no Aliexpress. Bem mais barato!
Alguém conhece outro dispositivo?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Ilton
- Colaborador
- Mensagens: 2286
- Registrado em: Qua Abr 02, 2014 5:49 pm
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
- Data de Nascimento: 27 Out 1965
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
- Localidade: Sorocaba
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sorocaba
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Paulo, isso muito me interessa...
arruma o link por favor...
arruma o link por favor...
Grande abraço - Ilton
João 3:16 / Isaías 55:6
João 3:16 / Isaías 55:6
- Giulliano
- Ativo
- Mensagens: 4605
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
- Estado: RJ
- País: BR
- Localização: Volta Redonda RJ
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Na minha Skil já chio por ela demorar a parar, imagino na de vc's.
Invistam em segurança, pois não é gasto.
Achei muito interessante.
Invistam em segurança, pois não é gasto.
Achei muito interessante.
Att;
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Link corrigido!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- mellado
- Moderador Master
- Mensagens: 2154
- Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- sexo: Masculino
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sao Bernardo do Campo
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
PC, eu não sei como isso funciona,na verdade nem sabia que existia, mas pelo que vi no do aliexpress, só vende lote com 4 peças, se você for comprar lá, e quiser podemos dividir o custo, em 4 pessoas, mesmo que for tarifado, saira bem barato.
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
- mellado
- Moderador Master
- Mensagens: 2154
- Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- sexo: Masculino
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sao Bernardo do Campo
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Só precisa ver se esse modelo do ali, serve para motores de 3cv, se servir, mesmo pagando fedex e imposto para chegar rápido ainda sairia 1/3 do custo da santex
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Alexandre,
Eu havia pensado nisso. Não seria difícil acha mais algumas pessoas para dividir os custos: você, Marcos, Ilton, Mila, Fábio Reis.... Isso é o de menos. Mesmo com impostos o aparelho sai por cerca de R$100, enquanto que o nacional está saindo por cerca de R$600 no ML.
Minha única dúvida é que todos os artigos que eu li o freio trabalha com algo entre 24 e 30 Volts de corrente contínua. Esse chinesinho usa 99 Volts. Não sei queais as implicações disso. Daqui a pouco alguém dá a resposta.
Outra coisa que tenho dúvida com relação ao chinesinho é quanto à instalação. Pelo que pude notar acho que ele não tem controle de tempo de atuação. O nacional tem regulagens que permitem o ajuste da intensidade da frenagem. Quando o motor para ele se desliga. Caso o motor fique alimentado por muito tempo com corrente contínua ele se queima. Penso em colocar algum dispositivo de segurança, mesmo se o equipamento desarmar automaticamente, para me certificar que o freio desligou.
Quanto ao equipamento chinesinho, o site diz que ele suporta motores de até 4kW (aproximadamente 6 CV).
Eu havia pensado nisso. Não seria difícil acha mais algumas pessoas para dividir os custos: você, Marcos, Ilton, Mila, Fábio Reis.... Isso é o de menos. Mesmo com impostos o aparelho sai por cerca de R$100, enquanto que o nacional está saindo por cerca de R$600 no ML.
Minha única dúvida é que todos os artigos que eu li o freio trabalha com algo entre 24 e 30 Volts de corrente contínua. Esse chinesinho usa 99 Volts. Não sei queais as implicações disso. Daqui a pouco alguém dá a resposta.
Outra coisa que tenho dúvida com relação ao chinesinho é quanto à instalação. Pelo que pude notar acho que ele não tem controle de tempo de atuação. O nacional tem regulagens que permitem o ajuste da intensidade da frenagem. Quando o motor para ele se desliga. Caso o motor fique alimentado por muito tempo com corrente contínua ele se queima. Penso em colocar algum dispositivo de segurança, mesmo se o equipamento desarmar automaticamente, para me certificar que o freio desligou.
Quanto ao equipamento chinesinho, o site diz que ele suporta motores de até 4kW (aproximadamente 6 CV).
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- Ilton
- Colaborador
- Mensagens: 2286
- Registrado em: Qua Abr 02, 2014 5:49 pm
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
- Data de Nascimento: 27 Out 1965
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
- Localidade: Sorocaba
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sorocaba
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
se funcionar eu quero também...
Grande abraço - Ilton
João 3:16 / Isaías 55:6
João 3:16 / Isaías 55:6
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Não falei que seria fácil arrumar gente para dividir???Ilton escreveu:se funcionar eu quero também...
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- mellado
- Moderador Master
- Mensagens: 2154
- Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- sexo: Masculino
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sao Bernardo do Campo
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Precisamos agora, saber se esses 99v podem ser utilizados, ou se diminui a voltagem, se mandar uma pergunta, eles devem responder.
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Pessoal,
Só para dar uma movimentada no tópico, hoje eu entrei em contato com o pessoal da Santex, fabricante nacional de freios eletrônicos. Os técnicos me indicaram outro modelo de freio, um pouco mais barato que os R$ 600. Por enquanto estamos falando em R$ 350!
Estou tirando minhas dúvidas sobre o funcionamento desses equipamentos. Quem souber de algo, as colaborações são bem-vindas.
Só para dar uma movimentada no tópico, hoje eu entrei em contato com o pessoal da Santex, fabricante nacional de freios eletrônicos. Os técnicos me indicaram outro modelo de freio, um pouco mais barato que os R$ 600. Por enquanto estamos falando em R$ 350!
Estou tirando minhas dúvidas sobre o funcionamento desses equipamentos. Quem souber de algo, as colaborações são bem-vindas.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Resolvi ligar diretamente para o fabricante e esclarecer minhas dúvidas. Fui muito bem atendido pelo Sérgio que me passou para o setor técnico. Conversei com o Roberto e ele me explicou detalhadamente os produtos deles. Eles comercializam 2 tipos de freio: para uso contínuo e para uso em emergência.
O de uso em emergência é destinado ao cumprimento das normas de segurança do trabalho (NR-12) que dizem que as máquinas devem ter um botão de emergência que quando acionados elas param instantaneamente. Esses aparelhos, embora tenham o mesmo princípio de funcionamento (aplicação de um campo estacionário no estator do motor), são mais delicados, possuem menos ajustes e se prestam apenas para casos de emergência. É o caso de uma máquina que fica ligada direto e que em caso de emergência precisa ser parada. Não é o botão liga/desliga da máquina. Não são feitos para serem acionados a todo instante.
O freio de uso contínuo é um equipamento mais robusto, com regulagens de corrente e tempo de frenagem, que tem capacidade de serem acionados várias vezes por segundo, praticamente o motor em um motor de passo ! Dá para calibrar o tempo em que o motor vai parar....
Também esclareci o problema de potência do motor. Eles têm um modelo que serve para motores de até 3CV, mono ou trifásico.
Eu disse a ele que necessitávamos de algo intermediário! Não vamos usar a cada segundo, mas também não será a cada meia hora!!! Esse equipamento eles não têm. Então o melhor seria o equipamento de uso contínuo.
O aparelho chinês me preocupou um pouco. Não tem regulagens e tenho minhas dúvidas quanto à sua instalação. Se o aparelho não desligar o estator (enrolamento) do motor fica energizado e se queima. Aí não temos com quem reclamar....
O modelo que eles recomendaram foi o 3A1 para motores 220V até 3CV e frenagem em todos os desligamentos, não só em emergência. Esse modelo custa R$ 345 + 5% IPI, o que sai em torno de R$ 360! Eles dão 3% de desconto para comprar 5 peças. Vamos tentar negociar algo melhor.
O de uso em emergência é destinado ao cumprimento das normas de segurança do trabalho (NR-12) que dizem que as máquinas devem ter um botão de emergência que quando acionados elas param instantaneamente. Esses aparelhos, embora tenham o mesmo princípio de funcionamento (aplicação de um campo estacionário no estator do motor), são mais delicados, possuem menos ajustes e se prestam apenas para casos de emergência. É o caso de uma máquina que fica ligada direto e que em caso de emergência precisa ser parada. Não é o botão liga/desliga da máquina. Não são feitos para serem acionados a todo instante.
O freio de uso contínuo é um equipamento mais robusto, com regulagens de corrente e tempo de frenagem, que tem capacidade de serem acionados várias vezes por segundo, praticamente o motor em um motor de passo ! Dá para calibrar o tempo em que o motor vai parar....
Também esclareci o problema de potência do motor. Eles têm um modelo que serve para motores de até 3CV, mono ou trifásico.
Eu disse a ele que necessitávamos de algo intermediário! Não vamos usar a cada segundo, mas também não será a cada meia hora!!! Esse equipamento eles não têm. Então o melhor seria o equipamento de uso contínuo.
O aparelho chinês me preocupou um pouco. Não tem regulagens e tenho minhas dúvidas quanto à sua instalação. Se o aparelho não desligar o estator (enrolamento) do motor fica energizado e se queima. Aí não temos com quem reclamar....
O modelo que eles recomendaram foi o 3A1 para motores 220V até 3CV e frenagem em todos os desligamentos, não só em emergência. Esse modelo custa R$ 345 + 5% IPI, o que sai em torno de R$ 360! Eles dão 3% de desconto para comprar 5 peças. Vamos tentar negociar algo melhor.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- Lauro
- Membro Mebista
- Mensagens: 6180
- Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- sexo: Masculino
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo-SP
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
PC, estou nessa . Conseguindo o equipamento, pode colocar meu nome na lista. Abraços!
Lauro.
- PC64
- Membro Mebista
- Mensagens: 10777
- Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- sexo: Masculino
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Ainda estou checando as especificações do equipamento e se o uso contínuo pode prejudicar o motor no longo prazo.
Não quero ser o responsável por um monte de motores queimados ou com a vida útil comprometida (se bem que é melhor comprometer a vida útil do motor do que o meu braço por cima da serra).
Cadê os eletrotécnicos para me ajudar ???
Não quero ser o responsável por um monte de motores queimados ou com a vida útil comprometida (se bem que é melhor comprometer a vida útil do motor do que o meu braço por cima da serra).
Cadê os eletrotécnicos para me ajudar ???
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
- mellado
- Moderador Master
- Mensagens: 2154
- Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- sexo: Masculino
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: Sao Bernardo do Campo
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
O Edu manja de eletrônica será que ele não sabe?
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
- Edu
- Administrador
- Mensagens: 7685
- Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- sexo: Masculino
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
- Estado: SP
- País: BR
- Localização: SJRP - SP
Re: Freio Eletrônico para Motores de Indução
Conforme já comentei com o PC, o circuito não é difícil de projetar, eu tenho ele em diagrama de blocos na minha mente, mas um motor é caro, e este circuito teria de ser bem testado para coloca-lo em uso, isso leva certo tempo, compra de componentes e descartes de componentes que não serviram, tipo Fets de potencia, triacs, etc.mellado escreveu:O Edu manja de eletrônica será que ele não sabe?
Resumindo: Eu não quero perder meus amigos porque um circuito que projetei, queimou os motores de seus brinquedos prediletos
A tensão de bloqueio DC deve estar entre 30V a 50V para não fritar o verniz dos enrolamentos de cobre, e ela deve atuar o tempo necessário para frear o motor, por isso tem de haver uma regulagem de tempo e corrente, pois os motores podem variar de marca e modelo, e o circuito tem suprir esta necessidade.
Eu até comentei com o PC aquele chinesinho de +/- D$17,00 eu encaro um, se comprarmos em grupo
Abraços
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-