Lens Hoods / Lens Shades > Capa de Lente

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Lens Hoods / Lens Shades > Capa de Lente

Mensagem por Edu »

Tenho notado em algumas filmagens que faço pequenos círculos brilhantes (pontos de luz) que não fazem parte do cenário.

Pesquisando sobre o assunto descobri que o nome desse efeito é "Lens Flare", não consegui traduzir, mas o acessório que corta este efeito é "Lens Hoods" ou Lens Shades" vamos chamar de capa de lente ou mais aportuguesado "Capa Corta Luz" essa luz seria este efeito na lente da câmara.

Alguns mais fanáticos dizem que isso foi um OVNI que passou enquanto ele estava filmando :loll: :loll:

Como eu não quero nenhum OVINI atrapalhando minha filmagem, e este Lens Hoods, só importando, resolvi fazer meu DIY :up:

Peguei um porta caneta azul que uma faculdade da região distribuiu de brinde, usei como guia um Lens Hoods da Nikon, cujo diâmetro é o mesmo da minha filmadora, e recortei o porta caneta na Dremel.

Fiz um corte na base destacável do suporte da câmara/filmadora do tripé, coloquei um fita de aço com 1,5mm de espessura x 15mm de largura x 70mm de comprimento, fiz dois furos no aço e também no Lens Hoods, coloquei 2 parafusos para segurar o Lens Hoods no fita de aço, a outra ponta da fita introduzi no corte feito na base do suporte que vai no tripé, fixei com Durepoxi, pintei com tinta spray preto fosco :up:

O mais importante é que mantive a filmadora original, e eu posso usar ela com ou sem o Lens Hoods manualmente, basta remover ela da base destacável do tripé, já no tripé só com o Lens Hoods.

Segue fotos:
P_20150906_202730_1.jpg
P_20150906_202746_1.jpg
P_20150906_202900_1.jpg
P_20150906_203049_1.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Lens Hoods / Lens Shades > Capa de Lente

Mensagem por Edu »

Acrescentando uma informação:

A qualidade da filmagem melhorou consideravelmente, tive a impressão que ficou mais nítida, sem excesso de brilho, característico nos ambientes muito iluminados :up:

Minha próxima montagem vai ser uma Dolly Diy, mas está vou documentar :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
chatara
Ativo
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital
Estado: SP
País: BR

Re: Lens Hoods / Lens Shades > Capa de Lente

Mensagem por chatara »

boa montagem Edú, conhecemos aqui isso como parasol

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Avatar do usuário
Matuto
Colaborador Master
Mensagens: 709
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 12:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Nilson Silva
Data de Nascimento: 29 Abr 1972
sexo: Masculino
Hobby: Informação
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Itatiba
Estado: SP
País: BR
Localização: Itatiba/SP

Re: Lens Hoods / Lens Shades > Capa de Lente

Mensagem por Matuto »

Muuuuuuiiiiito tempo atrás... quando ainda tinha uma Reflex de filme, lá pelos ídos de 2006 ... fiz uma parasol tabajara também...

As vantagens de se usar parasol em lentes de câmeras, além de evitar o conhecido "flare", são:
- o aumento do contraste;
- melhora na tonalidade das cores das imagens;
- proteção da lente.

A melhora do contraste e da cor é devido a diminuição da entrada de reflexos (raios de luz que não fazem parte da imagem mas que devido ao seu ângulo, penetram na lente e chegam ao filme ou sensor).

O maior cuidado que se deve tomar, em seu uso, é referente às suas medidas pois corre-se o risco do parasol aparecer na imagem devido ao ângulo da lente (o parasol aparece como uma borda escura em torno da imagem). Este cuidado deve ser maior em lentes zoom, pois elas podem variar desde uma grande-angular até uma tele-objetiva.

Para câmeras reflex é possível calcular e gerar um pdf com a modelagem do parasol. O endereço é:
Imagem
http://www.lenshoods.co.uk/.

Talvez seja útil, também, para filmadoras...

Como material para meu parasol, foi necessário ir até uma loja especializada... :saint: ..., isto é, uma loja popular onde achei um jogo de 10 copinhos plásticos por 1,99... :loll:, fiz os dois parasóis que precisava e ainda sobraram 7 copinhos...

Para quem quer em metal... visitem uma loja de artigos para festas... há uma enormidade de pequenas formas em alumínio dos mais diversos tamanhos (cupcake, empadinha etc...) :doh:

Vejam como ficaram meus parasóis, na época... um para a 75-300mm, outro para a 28-90mm...

Imagem

Imagem
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

"Erra, por certo, gravemente, aquele que hesita em perdoar;
erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar."

(Confúcio)

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”