Afinal qual fresa usar ?

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Afinal qual fresa usar ?

Mensagem por Edu »

Neste vídeo o autor mostra como escolher as medidas das ferramentas para trabalhar na sua fresadora router, seja com spindle, tupia, retifica, ou qualquer máquina que queira usar manual ou na sua CNC Hobby ou industrial.

Achei muito esclarecedor este vídeo sobre fresadora, cnc, spindle, tupia, retifica, dremel, etc.

Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
jasfbr
Ativo
Mensagens: 1525
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 8:37 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Fernandes
Data de Nascimento: 15 Mai 1969
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de sistemas
Localidade: Belem
Estado: PA
País: BR
Contato:

Re: Afinal qual fresa usar ?

Mensagem por jasfbr »

Bem repetitivo, mas muito esclarecedor.
Zeca

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Afinal qual fresa usar ?

Mensagem por PC64 »

É esclarecedor, mas nāo aguentei assistir... Sāo 38 minutos e o cara fica reoetindo a mesma coisa. Pode-se resumir o video dele em 3 frases:

- uma broca tem a haste do mesmo diâmetro que a ponta, pois o mandril abre e fecha ajustando-se ao diâmetro da broca;

- as fresas tem haste com diâmetros padronizados, independente do tamanho da ponta de corte, uma vez que as retíficas, tupias e spindles nāo utilizam mandril e sim pinças com diâmetro fixo;

- para saber se a fresa vai servir na sua máquina você tem que saber qual o diâmetro da pinça e comprar uma fresa compatível

Nāo assisti todo o vídeo, portanto nāo sei se ele tocou num ponto importante que é o diâmetro da ponta de corte. Fresas com diâmetro grande, utilizadas para fazer alguns tipos de encaixe ou raised panel, normalmente nāo sāo compatíveis com tupias sem controle de velocidade, pois o elevado diâmetro da fesa implica em uma alta velocidade periférica que é muito perigoso, além de nāo proporcionar um acabamento de qualidade. Embora essas fresas sejam encontradas com haste de 6mm eu só usaria com haste de 12mmm.

Outro ponto importante que também nāo sei se ele deu a devida atençāo é que 6 mm sāo 6 mm; 1/4" é 1/4". Nada de querer misturar as coisas! A fresa de 6mm em pinça de 1/4" nāo dá aperto e pode escapar (já imaginou uma fesa sair voando pela oficina girando a 20.000 rpm?); a fresa de 1/4" em pinça de 6mm nāo entra (pelo menos nāo deveria entrar!).
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”