Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Edu »

O German Amateur Radio Club (DARC) emitiu um comunicado de imprensa que identifica lâmpadas LED domésticas como fonte de interferência elétrica. A crescente popularidade dessas fontes de luz levou a um aumento significativo nos relatórios de perturbação do espectro de rádio frequencia, interrupção dos serviços de rádio e até mesmo da recepção DAB fraca. Na sua opinião, as lâmpadas LED eletricamente barulhentas são resultado de uma política do governo ruim que simplesmente ignora os regulamentos aplicáveis ​​à EMC e a geração de EMI por equipamentos elétricos. De acordo com o DARC, as recomendações descritas nos regulamentos que regem a compatibilidade eletromagnética simplesmente foram ignoradas. O resultado é que as lâmpadas LED atualmente a venda e em uso geram consideráveis ​​interferências RF de banda larga. A estação alemã Bavaria Radio também apontou o problema em sua página web. As lâmpadas LED usadas na de rede elétrica, utilizam um controlador de comutação integrado para alimentar os LEDs, na fonte de energia rede de distribuição residencial. Os controladores mal projetados ou de baixo custo podem emitir ruídos RF de grande espectro devido a bordas de sinal de comutação rápidas não suprimidas. Existem também "transformadores eletrônicos" autônomos para sistemas de iluminação de halogéneo de baixa voltagem e LED que usam as mesmas técnicas de transformação de voltagem e, muitas vezes, são conectados às lâmpadas usando longos cabos/antenas. Esses produtos de baixa qualidade simplesmente não devem estar à venda. Além disso, no ambiente urbano, também assistimos a um crescente uso de grandes paineis publicitários eletrônicos a LED, e ao aumento do uso de sinais de trânsito a LED, etc. A fraca recepção dos rádios, acusou involuntariamente os fabricantes de aparelhos para radiodifusão de estarem produzindo equipamentos com baixa sensibilidade, mas na verdade o aumento de EMI é o verdadeiro responsável, pela baixa sensibilidade em equipamentos de rádio. O ministro do governo alemão responsável pelo setor subestimou o problema, afirmando que a maioria das futuras audiências de rádio terão lugar através de links de cabo ou satélite que usam sinais digitais mais robustos. As críticas no documento DARC visam o atual governo alemão, que em seu procedimento legislativo rejeitou as recomendações de uma investigação independente especializada. De acordo com o DARC, a atual política do governo federal viola o direito internacional e a Carta da UE. Estive pesqquisando a respeito, porque moro longe da torre da TV Globo e infelizmente minha esposa gosta de assistir este canal, depois das 19:00hs o sinal digital* deste canal desaparece, seria a quantidade de lámpadas LEDs ligadas o causador do baixo nível de sinal. Aí eu pergunto: E no Brasil quê o Inmetro está fazendo a respeito :?: [attachment=0]LED-EMV.jpg[/attachment] [link2]DARC,http://www.darc.de/der-club/referate/ausland/main-page-english/[/link2] [youtube]wy_Og9bbOqI[/youtube] https://youtu.be/wy_Og9bbOqI (*) Sinal Digital outro lixo homologado pelo governo :harg:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Darta
Ativo
Mensagens: 351
Registrado em: Dom Out 26, 2014 5:07 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): D'Artagnan
Data de Nascimento: 06 Dez 1961
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria e Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tec. eletronico
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR

Re: Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Darta »

Olha Edu, que deve causar alguma interferência até deve, mas ca entre nós, não da para vilanizar só o LED, hoje o spectro ta super poluído de RF de celular, WiFi, controles remotos e mais um quinquilhão de tranqueiras espalhando RF com uma filtragem porca. Eu me recordo perfeitamente que na minha infância o QRM (ruido) de qualquer faixa não era tão grande e com qualquer radinho QRP (Baixa potencia) se fazia grande contatos DX (Distante). Com um para de HTs de 11 metros, eu meu Pai e meus tios cansamos de falar com a Argentina e Uruguay, aquilo não devia ter nem 500mW, hoje vc não encontra propagação nem para remédio em nenhuma faixa. Mas não acredito que sejam os LEDs que estejam te estragando a Globo deve ser outra coisa. Mas se quiser descobrir te dou um macete para pesquisar.
Abraços Darta.




É fazendo m... que se aduba a vida!

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Edu »

[quote="Darta"]... Mas se quiser descobrir te dou um macete para pesquisar.[/quote] Aceito sim, toda sugestão é valida :up: Falando em HT!, eu tenho um digital de 5W(TX), Opera nas frequências PY, policia, aeronáutica, etc., mas uso mais para ouvir estações de FM, pois ele chega a captar estações com mais 70km daqui, minha estação preferida é a CBN, o dia inteiro noticias :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Darta
Ativo
Mensagens: 351
Registrado em: Dom Out 26, 2014 5:07 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): D'Artagnan
Data de Nascimento: 06 Dez 1961
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria e Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tec. eletronico
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR

Re: Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Darta »

Edu, vc já deve conhecer DSR RTL, é um dispositivo USB que tem dentro dele basicamente, amplificador de rf e oscilador local o resto do receptor e todo feito dentro do computador a nível de software. O interessante é que vc consegue ver no computador como num analisador de spectro de RF, e com a antena adequada ligada nele vc pode escolher a faixa de sintonia da TV e ligar e desligar lampadas LED e observar no spectro se as mesmas causam de fato algum tipo de interferencia sobre o sinal da TV. Alem do que o SDR te permite brincar com recepção em todas as faixas do spectro de 25 Mhz a 1 Ghz, se quiser frequencia mais baixas da para comprar na china um conversor que permite varrer de 100 Khz a 25Mhz. Segue um video de demostração do que faz um SDR: [youtube]ffdXz2wYLZg[/youtube] Se pesquisar vc vai encontrar mais umas centenas de videos mostrando coisas uma mais legal que a outra. Fora os sites de radio escuta onde o pessoal deixa a disposição SDR ligado na estação e vc mesmo sintoniza o que quiser através das antenas da estação do sujeito. py4ve.qsl.br:50000
Abraços Darta.




É fazendo m... que se aduba a vida!

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Edu »

Eu tenho um SDR Chipset RTL2832U, mas não usei ele para isso, estou fazendo experiências ainda, o meu veio do AliExpress, e estou tendo problemas com software, pois não veio com CD, ele é azul está escrito: DVB-T, T+FM+DAB, 820T2, se você puder me indicar softwares compatíveis e os links eu agradeço. Vou fazer uma gambiarra: Tirar ele da caixinha azul, colocar um cabo USB e uma caixa maior blindada com cooler para refrigerar, ele aquece muito, e as vezes trava, estou fazendo algumas antenas externas, para 2Mts, 27Mts, 40Mts, OC, Radar e FM
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Darta
Ativo
Mensagens: 351
Registrado em: Dom Out 26, 2014 5:07 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): D'Artagnan
Data de Nascimento: 06 Dez 1961
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria e Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tec. eletronico
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR

Re: Lampadas LEDs - Alerta Veio da Alemanha.

Mensagem por Darta »

Edu eu tenho um azulzinho e um pretinho DVB-T, T+FM+DAB, 820T2, mas por dentro são iguais, ja testei um montão de software mais os mais amigáveis são o SDR Sharp e o HDSDR, sendo o DSR Sharp bem mais confortável, já baixei vários destinados a spectro analizer mas até agora nenhum que tenha gostado. Quanto a esquentar não tive problemas com nenhum dos dois, de uma medida na tensão da tua USB ( sei la só um chute). Agora vi varias dicas para modificar as plaquinhas de DSR, mas não tive coragem devido aos comentários não muito satisfatórios, acabei comprando um [link2]conversor da china,https://www.ebay.com/itm/Ham-It-Up-HF-Upconverter-For-RTL-SDR-RTL2832U-R820T2-HackRF-RF-Up-Converter-US/161068152203?epid=1122560538&hash=item258068f58b:g:~8gAAOSwDNdV3LJi[/link2] Uma façanha que fiz e me agradou muito foi a deste video: [youtube]EDbS-zlLPxw[/youtube] É que sempre gostei muito de bolar antenas mas sem um spectro analizer sempre foi meio frustante, com este método consegui chegar onde eu queria, comprei a plaquinha de gerador de varredura e para o acoplamento usei um medidor de SWR que já tinha com saída para medidor externo. A próxima aventura vai ser escutar radio trunk para escutar policia.
Abraços Darta.




É fazendo m... que se aduba a vida!

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”