Ganhei uma serra circular para madeira Ferrari SCM-10, que está com o motor queimado (aliás está sem ele no lugar), e a estrutura plástica está em situação bem precária.
Pretendo recupera-la, pelo fato de não poder comprar uma serra circular no momento. Sei que a maioria aqui considera uma das ferramentas elétricas mais perigosas de se operar, ao mesmo tempo que não consideram uma máquina que talvez não valha o trabalho de recuperar.
Mesmo assim; vim pedir auxílio no sentido de ideias de que motor posso usar para fazer um "retrofit".
Primeiro informo que a parte do mecanismo está funcionando direito; subindo e descendo a serra e fazendo angulação da mesma.
Pretendo usar a mesa e o mecanismo, refazendo a estrutura plástica, onde pretendo fazer em cantoneiras de ferro para dar uma estrutura mais robusta e confiável.
Qualquer ideia será bem vinda.
Tenho um motor Eberle, que não consegui achar informações sobre ele, que talvez seja o que vou usar
Na etiqueta do motor:
Motor de indução monofásico
MOD SK 56 A4 E47
PROT IP 54 REGIME CONTÍNUO
CV 1/12 CAPACITOR 10uF 250 VAC
RPM 1685 60Hz 1,7 A 110V 0,85 A 220V
Tenho um outro motor de 1/2 CV, mas este é muito grande para a estrutura existente, e se for usar este último, não caberia na estrutura existente.
Por enquanto é só,
Abraços,
Alfredo
Recuperar serra circular Ferrari. Será que vale a pena?
- AlfredoPadrao
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alfredo
- Data de Nascimento: 29 Jan 1962
- Hobby: Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Tec. Eletrônica
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: RJ
- País: BR
- Contato:
Redelease https://www.redelease.com.br/
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- Contato:
Re: Recuperar serra circular Ferrari. Será que vale a pena?
Se você fizer um bom trabalho acho que vale a pena, ainda mais se você não tiver dinheiro para comprar outra....
O motor que você pretende colocar, 1 1/2 CV (aprox. 1.000W) é muito fraco. Essas máquinas trabalha com motor de 2 CV (1.500 W). Se pretende serrar madeira de verdade acho que 1.000W é pouco. Se for para serrar apenas compensado e MDF, ou madeiras leves, esse motor que você tem deve ser suficiente.
Outro problema é a rotação. Uma serra circular de 10" gira com velocidade entre 3500 e 4000 rpm (motor de alta). O seu motor é de 1600 (motor de baixa). Isso seria resolvido, teoricamente, com polias adequadas, mas a potência do motor já não é muito grande. Não sei se dobrando a velocidade você terá torque suficiente, pois não há mágica: ganha-se velocidade, perde-se torque! Quando a serra for exigida, o motor vai travar.
Durante a recuperação tome bastante cuidado com a parte mecânica. Examine folgas no eixo e em todas as partes móveis. Veja se não há trincas na mesa, sobretudo nos locais de fixação do motor. Em caso positivo, desista. Você terá que comprar uma mesa nova.
Certifique-se que a bancada ficou firme. Você disse que o plástico está muito estragado. Veja se consegue outro gabinete com a Ferrari. O problema é que eles vão querer cobrar uma fortuna e aí, somando-se o preço de um motor de 2 CV, o molho acaba saindo mais caro que o peixe.... Uma solução é recuperar partes trincadas colando/rebitando reforços por dentro...
Coloque algumas fotos para a gente ver o estado geral da máquina. Fica mais fácil opinar.
O motor que você pretende colocar, 1 1/2 CV (aprox. 1.000W) é muito fraco. Essas máquinas trabalha com motor de 2 CV (1.500 W). Se pretende serrar madeira de verdade acho que 1.000W é pouco. Se for para serrar apenas compensado e MDF, ou madeiras leves, esse motor que você tem deve ser suficiente.
Outro problema é a rotação. Uma serra circular de 10" gira com velocidade entre 3500 e 4000 rpm (motor de alta). O seu motor é de 1600 (motor de baixa). Isso seria resolvido, teoricamente, com polias adequadas, mas a potência do motor já não é muito grande. Não sei se dobrando a velocidade você terá torque suficiente, pois não há mágica: ganha-se velocidade, perde-se torque! Quando a serra for exigida, o motor vai travar.
Durante a recuperação tome bastante cuidado com a parte mecânica. Examine folgas no eixo e em todas as partes móveis. Veja se não há trincas na mesa, sobretudo nos locais de fixação do motor. Em caso positivo, desista. Você terá que comprar uma mesa nova.
Certifique-se que a bancada ficou firme. Você disse que o plástico está muito estragado. Veja se consegue outro gabinete com a Ferrari. O problema é que eles vão querer cobrar uma fortuna e aí, somando-se o preço de um motor de 2 CV, o molho acaba saindo mais caro que o peixe.... Uma solução é recuperar partes trincadas colando/rebitando reforços por dentro...
Coloque algumas fotos para a gente ver o estado geral da máquina. Fica mais fácil opinar.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Giulliano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
Também compartilho a opinião do PC.
Outra coisa:
Veja o custo dessa restauração, pois dependendo, o molho vai sair mais caro que o prato principal.
Veja e reveja as condições de segurança e se a base do antigo motor, é de mesma furação do que vc vai colocar.
Um motor de 2CV em bom estado, custa em média R$500,00 e vc terá mais gastos.
Pense bem, pois uma serra desse porte (Skil, B&D/Starret), estão em torne de R$700,00.
Vá postando, pois estamos aqui para ajudar no que pudermos.
Outra coisa:
Veja o custo dessa restauração, pois dependendo, o molho vai sair mais caro que o prato principal.
Veja e reveja as condições de segurança e se a base do antigo motor, é de mesma furação do que vc vai colocar.
Um motor de 2CV em bom estado, custa em média R$500,00 e vc terá mais gastos.
Pense bem, pois uma serra desse porte (Skil, B&D/Starret), estão em torne de R$700,00.
Vá postando, pois estamos aqui para ajudar no que pudermos.
Att;
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
deixa eu dar um pitaco, o motor dessa serra é parecido com as outras do mesmo porte, é um motor de serra manual onde
se coloca o disco no próprio eixo, colocar um motor não igual , vai ser um trabalho bem difícil. mesmo querendo adaptar uma serra manual fica também difícil,mas não impossível, basta ponderar o custo/beneficio , essa serra nova é bem desengonçada ,talvez a pior da categoria.
abss
se coloca o disco no próprio eixo, colocar um motor não igual , vai ser um trabalho bem difícil. mesmo querendo adaptar uma serra manual fica também difícil,mas não impossível, basta ponderar o custo/beneficio , essa serra nova é bem desengonçada ,talvez a pior da categoria.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Alfredo, não conheço essa máquina. O motor dela é de escovas, como a BT ou a Skil, ou é de indução? Minha multifunção Ferrari veio equipada com motor de indução de 3/4cv, 1750 rpm, e eu desdobrava viga de peroba de 5cm nela. Agora, se for motor de escovas aí 1.000w é pouco mesmo. Como o pessoal disse, se você puder fazer a restauração sem custos adicionais, vale a pena. Se precisar gastar mais, aí já começa a ficar melhor comprar uma nova. Boa sorte!
Lauro.
- AlfredoPadrao
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alfredo
- Data de Nascimento: 29 Jan 1962
- Hobby: Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Tec. Eletrônica
- Contato:
Obrigado a todos pela atenção dispensada.
Vamos por parte:
Como disse antes, a máquina está sem o motor, e as características que vi são as de anúncios de venda. Vou ver se pego a carcaça do motor para ver as características reais.
Gostei da mesa, que é de alumínio (não sei se alumínio fundido ou duro-alumínio).
Nesta máquina o disco não é acoplado direto no eixo do motor. Há um pequeno mancal com rolamentos, e o acoplamento para o motor é feito por correia. E foi este o motivo que me levou a pensar em recupera-la, usando outro motor. Apesar de já ter percebido que os motores que tenho não serem apropriados.
A intenção é fazer uma estrutura forte de de cantoneiras de ferro no "formato de um cubo" para apoiar a mesa sobre esta estrutura e substituir a estrutura de plástico existente, usando esta como gabarito para as furações de sustentação.
O conjunto mecânico está montado e funcional, com o disco de serra no lugar.
Só poderei postar fotos do conjunto no fim de semana.
Abraços,
Alfredo
Vamos por parte:
Como disse antes, a máquina está sem o motor, e as características que vi são as de anúncios de venda. Vou ver se pego a carcaça do motor para ver as características reais.
Gostei da mesa, que é de alumínio (não sei se alumínio fundido ou duro-alumínio).
Nesta máquina o disco não é acoplado direto no eixo do motor. Há um pequeno mancal com rolamentos, e o acoplamento para o motor é feito por correia. E foi este o motivo que me levou a pensar em recupera-la, usando outro motor. Apesar de já ter percebido que os motores que tenho não serem apropriados.
A intenção é fazer uma estrutura forte de de cantoneiras de ferro no "formato de um cubo" para apoiar a mesa sobre esta estrutura e substituir a estrutura de plástico existente, usando esta como gabarito para as furações de sustentação.
O conjunto mecânico está montado e funcional, com o disco de serra no lugar.
Só poderei postar fotos do conjunto no fim de semana.
Abraços,
Alfredo
Meu Blog: http://sobrasdemadeiras.blogspot.com.br
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Alfredo,
Se a parte mecânica da serra está em ordem e for só uma questão de adaptar um novo motor e fazer a bancada eu acho que vale a pena. A construção da bancada já será uma diversão...
Não se esqueça de verificar se a serra tem o cutelo divisor e o protetor de disco, itens fundamentais para a segurança do equipamento.
Se a parte mecânica da serra está em ordem e for só uma questão de adaptar um novo motor e fazer a bancada eu acho que vale a pena. A construção da bancada já será uma diversão...
Não se esqueça de verificar se a serra tem o cutelo divisor e o protetor de disco, itens fundamentais para a segurança do equipamento.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
oops, falha nossa, a serra que desmontei não era desse modelo,
abss
abss
Chatara
São paulo-Capital
São paulo-Capital
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
- Data de Nascimento: 12 Set 1963
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Fotografia
A gente sempre fica doido para consertar as coisas, normal e faz parte do gosto por máquinas e afins. Mas, temos q ter muito cuidado com relação aos custos. E quando falo isso também quero dizer o custo do tempo e do quanto o equipamento consertado vai nos oferecer em troca em termos de qualidade de trabalho, segurança, resistência e precisão. na esmagadora maioria das vezes não compensa, apesar de parecer , a primeira vista, o contrário.
Neste caso em particular, se a opção única for comprar um motor adequado, refazer a estrutura, correia nova, verificação e ajustes gerais, mesa....Já tá fora do q seria razoável, pois como bem disse o Giulliano: Tem as BD, Skil, starret por preços bem bacanas e ainda podendo parcelar... Então, contenha a emoção e avalie de forma o mais racional possível a situação. Afinal, se vc tiver q comprar um motor adequado e tiver de pagar só por ele uns 300 reais por um, provavelmente usado, para mim já tá fora...
Neste caso em particular, se a opção única for comprar um motor adequado, refazer a estrutura, correia nova, verificação e ajustes gerais, mesa....Já tá fora do q seria razoável, pois como bem disse o Giulliano: Tem as BD, Skil, starret por preços bem bacanas e ainda podendo parcelar... Então, contenha a emoção e avalie de forma o mais racional possível a situação. Afinal, se vc tiver q comprar um motor adequado e tiver de pagar só por ele uns 300 reais por um, provavelmente usado, para mim já tá fora...