Inversão de Serra Circular. Vale a pena?

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Contato:

Inversão de Serra Circular. Vale a pena?

Mensagem por PC64 »

Esse é um assunto polêmico, muito discutido aqui no M&B.

Ontem mesmo, em nosso Churrasco de Primavera, o assunto surgiu novamente: afinal, vale a pena inverter uma serra circular? É seguro?

Vou dar aqui a minha opinião, baseada no conhecimento que tenho. Minha experiência nesse assunto vem daquilo que lí e ví, pessoalmente ou na internet. Eu nunca inverti uma serra.

Se alguém me perguntar se "É POSSÍVEL ?", eu diria que "SIM". Se me perguntarem se "É SEGURO ?", eu diria que "PODE SER". Agora, se me perguntarem "VALE A PENA ?" aí a coisa muda de figura....

Eu sempre fui contra porque uma adaptação segura não é uma coisa simples. Muitos dos leitores do M&B são pessoas iniciantes, sem muita experiência no manuseio de máquinas, principalmente de serras circulares, uma das máquinas mais perigosas de uma marcenaria.

Na internet a gente vê de tudo. A maioria das adaptações que ví são coisas toscas, sem segurança. Há também adaptações muito bem feitas, mas praticamente impossibilitam o uso da serra como serra manual, pois partes dela são retiradas. Aí entra em cena o fator CUSTO: já que a serra invertida não será mais usada como serra manual, se for necessária a compra de uma serra para inverter, o custo para se obter uma máquina de qualidade chega muito próximo ou até mesmo supera o de uma serra de bancada comercial (uma Skil ou B&D), e você ainda tem a garantia, que pode ser perdida quando você inverte a serra.

Como inverter uma serra sem torná-la uma máquina assassina não é uma coisa tão simples quanto parece, para não incentivar essa prática por aqueles que não estão plenamente cientes dos riscos envolvidos eu em princípio sou CONTRA (mas como tudo na vida, há excessões, como já manifestei aqui).

Hoje encontrei esse vídeo do Adilson Pinheiro, onde ele comenta o assunto:

PS: Essa é uma opinião MINHA, não necessariamente do M&B!
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Redelease https://www.redelease.com.br/
adrianoroge
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adriano
Data de Nascimento: 12 Mai 1980
Hobby: Esportes
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Batatais

Re: Inversão de Serra Circular. Vale a pena?

Mensagem por adrianoroge »

eu uso minha MG 5007 Mkita invertida quase que diariamente, fiz um suporte na minha caixa de ferramentas que tanto coloco como retiro a maquina em segundos, mas você disse tudo a pessoa tem que saber o que está fazendo, eu tenho 15 anos de experiencia com marcenaria...

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG

Mensagem por danilofreitas »

Eu já fiz uma inversão de serra manual e usei por algum tempo, inclusive na época tive muitas críticas pela falta de segurança, depois adquiri uma bt 1800 e descobri a diferença, hoje em dia também sou contra este tipo de inversão, mas não discarto, pode ser que um dia eu precise pois existem muitas ocasiões em que não tem como levar a de bancada e então invertemos a manual para um rápido serviço e... se não souber o que está fazendo, aí é que mora o perigo.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

wapo
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Wagner
Data de Nascimento: 13 Set 1951
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Santa Rita do Passa Quatro

Mensagem por wapo »

PC, assino embaixo.

________
É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas.
Mark Twain

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”