Serra bancada, com lixadeira/esmerilhadeira??

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
sobad
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcelo
Data de Nascimento: 14 Jan 1977
Hobby: Aeromodelismo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Caraguatatuba
Estado: SP
País: BR
Contato:

Serra bancada, com lixadeira/esmerilhadeira??

Mensagem por sobad »

Olá!

Há algum tempo venho frequentado e lendo o fórum, hj faço minha primeira postagem.
Sou aeromodelista e uso ferramentas leves em minha bancada.
Tenho tico-tico de bancada skil, furadeiras, tico-tico de mão awt, compressor de ar, lixadeiras orbitais (1/2 e 1/4 lixa) e várias outras ferramentas leves.

Não tenho uma serra elétrica ainda, nem esmerilhadeira/lixadeira. Tenho visto várias adaptações com serra elétrica de mão, usando suporte e a transformando e, serra de bancada, por exemplo.

Estava pensando em algo similar, será que poderia usar uma esmerilhadeira/lixadeira e montar uma serra circular nela (4") desenvolver um suporte de bancada e assim poder usar para duas finalidades diferentes?

Quero é gastar cerca de R$ 300,00 no máximo e ter duas ferramentas "diferentes", se possível. Como não tenho esmeril ainda, a lixadeira iria suprir essa necessidade em partes e já faço uso para outros fins também.

Agradeço desde já pela ajuda, dicas e recomendações.

Obrigado!
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: Serra bancada, com lixadeira/esmerilhadeira??

Mensagem por PC64 »

Marcelo,

Creio que você vá ter que gastar um pouco mais....

Muito já foi discutido aqui sobre inversão de serra circular e somos unânimes em não recomendar. A inversão de uma serra manual resulta em uma máquina muito perigosa. A serra circular é uma das únicas coisas que nós não recomendamos que seja feita em casa, a não ser em casos muito especiais.

O ideal seria você comprar uma serra de bancada Skil ou Black & Decker, que não custam muito caro. Deixe para fabricar coisas menos perigosas, como lixadeira de disco, lixadeira spindle, torno, até mesmo o esmeril que você disse não ter. A serra circular deve ser comprada !

Outro detalhe: você citou esmerilhadeira/lixadeira. Essa máquina não existe! Ou ela é uma esmerilhadeira ou lixadeira (a rotação é bem diferente). Uma esmerilhadeira também dificilmente substitui um esmeril.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

caradepau
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jackson
Data de Nascimento: 13 Mar 1954
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: marcenaria
Localidade: Florianópolis
Estado: SC

Mensagem por caradepau »

Por muito tempo utilizei uma serra circular manual invertida e nunca tive problemas, até hoje a utilizo quando vou fazer algum trabalho em campo, fiz a mesa de forma que pudesse ser usada para a serra e a tupia invertida, sinceramente tenho mais medo de tomar um prato de sopa, posso morrer afogado nele /think , lixadeira/ esmerilhadeira são uma coisa politriz é outra essas máquinas tem diferentes rotações, usar uma lixadeira para montar uma serra circular é possível mas não recomendado devido a sua alta rotação, isso implica em potencial risco de saltar uma pastilha da serra que se torna um projétil altamente perfurante, no canal do link seguinte tem uma série de 4 vídeos intitulado A pedido do Sergio Montanha que mostra como fazer uma bancada para inverter a circular de bancada e a tupia de mergulho, deixe lá seu comentário.

http://www.youtube.com/channel/UCwOYGADB6faSfplUBT0svXg
Mesmo morta a madeira tem vida

bruno007
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Bruno Macedo Silva
Data de Nascimento: 27 Jul 1995
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Picui
Estado: PB

Mensagem por bruno007 »

Cara sai dessa, pega o cartão da patroa e cata uma skil 3610 e coloca em 12 suaves prestações que vc vai está fazendo muito mais negocio.
Não vá ser piloto de teste, use as maquinas para o que foram projetadas.
As vezes a gente tenta adaptar algumas coisas, mas sinceramente estou abrindo meu olho para algumas adaptações, não vale a pena.

Quem espera por tempo ruim é feijão no silo!

Abraço!!
Bruno Macedo

sergiomontanha
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
Hobby: Som Automotivo
Localidade: Samambaia
Estado: DF

Mensagem por sergiomontanha »

caradepau escreveu:Por muito tempo utilizei uma serra circular manual invertida e nunca tive problemas, até hoje a utilizo quando vou fazer algum trabalho em campo, fiz a mesa de forma que pudesse ser usada para a serra e a tupia invertida, sinceramente tenho mais medo de tomar um prato de sopa, posso morrer afogado nele /think , lixadeira/ esmerilhadeira são uma coisa politriz é outra essas máquinas tem diferentes rotações, usar uma lixadeira para montar uma serra circular é possível mas não recomendado devido a sua alta rotação, isso implica em potencial risco de saltar uma pastilha da serra que se torna um projétil altamente perfurante, no canal do link seguinte tem uma série de 4 vídeos intitulado A pedido do Sergio Montanha que mostra como fazer uma bancada para inverter a circular de bancada e a tupia de mergulho, deixe lá seu comentário.

http://www.youtube.com/channel/UCwOYGADB6faSfplUBT0svXg
Exatamente! O maior problema é a displicência e o excesso de confiança. Já comprei uma serra de bancada, mas vou fazer a mesa pra adaptar a minha serra manual e a tupia nesse mesmo molde que o Jackson demonstra nos seus vídeos, pra quando for necessário fazer um serviço fora pra família, é só montar a mesinha e trabalhar. Claro que é melhor a ferramenta correta, mas não quer dizer que uma adaptação não vá dar certo. Inverter uma serra circular manual eu concordo, mas utilizar esmerilhadeira é um grande risco por causa da rotação.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Marcelo,

Compre uma serra pronta (Skil ou B&D). Uma serra manual invertida tem muita limitação: tamanho do disco, é mais difícil de regular, dispositivos dde segurança (cutelo e protetor de disco). É claro que dá para implementar tudo isso na adaptação, mas eu acho que não vale a pena.

Compre uma em 12 X no cartão e vamos fazer serragem!
Abs,
Paulo Celso

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Uma esmerilhadeira gira a ~11.000 rpm.

Uma serra circular gira a ~5.000 rpm.

Acho que você vai se meter em encrenca transformando uma coisa em outra.

Você também fala que como "não tem esmeril ainda, a lixadeira iria suprir essa necessidade". Uma lixadeira jamais vai conseguir esmerilhar com eficiência. Aqui também tem uma diferença de rpm e torque brutal e uma não substitui a outra.

Eu também não partilho da ideia de inverter uma serra manual para usar como serra de bancada :[-X: . É perigoso.

Desculpe-me por jogar água no seu chopp...

Mas você encontra um bom esmeril de bancada por menos de R$ 150,00.

Uma boa esmerilhadeira custa menos de R$ 300,00.

Ambas dentro do seu orçamento !

Compre uma delas que você ainda não tem e use-a exatamente para a finalidade para a qual foi projetada.

Quando você juntar mais uma grana, compre a outra. Logo, logo você vai ter uma oficina completa, sem se arriscar e sem ser cobaia das suas adaptações.

É bem mais seguro :up: !
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

sobad
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcelo
Data de Nascimento: 14 Jan 1977
Hobby: Aeromodelismo
Localidade: Caraguatatuba
Contato:

Mensagem por sobad »

Puxa, estou vendo que minhas idéias de professor pardal, foram por água abaixo...rs.

Mas falando sério, sei que seria arriscado e desde sempre aprendi que não usar a ferramenta certa para cada tipo de trabalho, as vezes e aquela economia burra.
Como meu uso será para madeiras moles e leves, vou montar uma mini serra de bancada, com motor singer.
Como não sou de fazer serviços fora da oficina, não vou gastar agora com uma serra manual, de mão (nunca sei o nome correto).
Esmeril estou enrolando para comprar uma faz tempo, um de 1/4 cv já está ótimo. Estou pensando em uma daqueles combinados com lixadeira de cinta, também.
Quem tem e quiser recomendar uma marca/modelo ficarei grato.

Já lixadeira, esses dias reformado um grandd portão de madeira lá em casa, e vi que realmente as orbitais não dão conta, e só par acabamento mesmo e pronto.
Então em uma lixadeira vou investir. Mas nada profissional, tem umas com discos de 4" bem em conta. Vi uma B&D bem na medida.

Agradeço novamente as dicas e todas opiniões. Me sentido muito bem recebido, obrigado!
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Marcelo,

Nossa intenção não é "colocar água no seu chopp"!!! Apenas colocamos nossas opiniões baseadas em experiências adquiridas após muito bater a cabeça, poupando você de perder tempo tentando algo que alguém já tentou e não deu certo!

Se o seu caso for fabricação de aeromodelos você poderia considerar comprar (ou fabricar) uma serra de fita.

Quanto às lixadeiras, essas que você viu acho que são mais adequadas a trabalhos com metal. Esse tipo de máquina deixa marcas na madeira se você não tomar MUITO cuidado. Só para madeiras muito brutas. Para trabalhar com madeira mais delicada eu acho que seria melhor uma lixadeira de cinta manual.

Acho que a lixadeira circular manual tem um uso mais restrito (opinião minha, talvez por nunca ter precisado de uma).

Para modelismo você pode pensar em adquirir uma lixadeira combinada de bancada.
Abs,
Paulo Celso

chwdy
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
País: br

Mensagem por chwdy »

acho o improviso com altas rotações um perigo que podemos evitar com máquinas adequadas que, mesmo assim, não deixam de serem perigosas
abraços

Claudia

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

sobad escreveu:... as vezes e aquela economia burra.
Eu nem ia comentar nada porque seria repetição do que já havia sido dito, mas gostei de sua frase sobre economia que não é inteligente.
Nesta fase da economia as coisas estão bem complicadas, mas pode se que apareça alguma liquidação maluca e divida em "centas veis" e você compra a ferramenta certa para o que precisa. Mas o que é ferramenta certa?

Ferramenta certa é aquela que foi projetada com os recursos que você precisa. Adaptar é possível, mas sempre tem uma grande margem de risco. Risco com ferramenta de corte é fazer um rasgo no operador. Nestes casos o hobby se transforma em Roleta Russa.

Luzio
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por Luzio »

Juntando ao q os colegas já disseram, acrescento o seguinte: Por vezes tentamos adaptações mirabolantes tentando economizar e o resultado em geral é q acabamos perdendo um tremendo tempo tentando fazer o treco, gastando boa quantidade de dinheiro e dinheiro este q poderia ser usado para a compra de uma ferramenta adequada nova ou mesmo usada em bom estado. Sem contar q no fim das contas ainda acabamos com algo q quase nunca funciona a contento ou corretamente.
Quase sempre não vale a pena.
Claro q existem casos pontuais, mas veja: Pontuais.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

sobad escreveu:Esmeril estou enrolando para comprar uma faz tempo, um de 1/4 cv já está ótimo. Estou pensando em uma daqueles combinados com lixadeira de cinta, também.
Quem tem e quiser recomendar uma marca/modelo ficarei grato.
Putz, lá vou eu de novo botar água no seu chopp :oops: . Fazer o quê, né ? Vamos lá...

Essa máquina combinada Esmeril + Lixadeira de Cinta é mal negócio.

O Edu teve uma e só encontrou defeitos e problemas :harg: .

Espero que ele passe por esse tópico e narre as experiências dele com a dita cuja.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Fabioreis escreveu:Essa máquina combinada Esmeril + Lixadeira de Cinta é mal negócio.

O Edu teve uma e só encontrou defeitos e problemas :harg: .

Espero que ele passe por esse tópico e narre as experiências dele com a dita cuja.
Não vou falar muito :[-X:

Antes o meu monstrinho pensava que era um esmeril e uma lixadeira, mas era ruim nas duas, ai eu dei a ele uma função só /think

Vou deixar um link do final feliz, Ai tire suas conclusões :up:

Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”