Mostro-lhes meus novo suporte de afiação destinado a afiar as ferramentas usadas no torno, ainda que é muito útil para se usado com qualquer ferramenta de corte na qual é necessário manter sempre o mesmo ângulo de uma ponta ou chanfro, tais como formões para carpinteiros ou ferramentas de entalhadores. Com este Jig a afiação se faz de uma maneira rápida e segura, evitando perda de tempo e desgaste prematuro das ferramentas.
Faz alguns anos que construí meu primeiro suporte, então este vem a ser a versão 2012, com algumas melhorias em comparação com o anterior. É Muito simples e consta de uma pequena base com braços móveis que se deslizam por meio de guias, estes braços são possíveis de ser intercambiados em ambas as pedras, um deles é para a afiação de formões e raspilhas e o outro para as goivas de desbaste.


Basta colocar a ferramenta a ser afiada e verificar que o chanfro apoie plenamente sobre o rebolo e ajustar as cavilhas. O acessório para afiar goivas de perfilar e de vaciar é usado com o braço de goivas (como se usa o Jig é explicado claramente pelo Mestre Miguel Sánchez em seu video:https://www.youtube.com/watch?v=ldSc7xTn0MM )



A construção deste Jig é muito fácil, não lhes proporciono as medidas pro que são variáveis de acordo com as medidas do esmeril que tivermos. Somente temos que prestar atenção nos seguintes pontos: 1. Que os braços extensíveis fiquem em linha reta com relação ao rebolo. 2. Que o ponto aonde a ferramenta toque no rebolo esteja na mesma altura do eixo ou uns centímetros acima. 3. Que o apoio para formões possa aproximar-se bem do rebolo sem ser atrapalhado pela carcaça do esmeril.
Para cada um dos acessórios deste Jig pode se feito marcas de controles correspondente a cada ferramenta, ainda que deveram ser corrigidas de tempos em tempos, já que o ângulo irá variando a medida em que a ferramenta e pedras sofra desgastes.
(Obrigado, Adenilson, por la traducción del texto)
Claudio.