Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Uma das mais importantes máquinas para quem faz segmentado é sem dúvida a lixadeira de rolo, quando fiz a primeira, nunca tinha utilizado essa máquina, então não sabia o que realmente eu necessitava. O primeiro problema que encontrei foi em relação ao diametro do rolo, a primeira o diametro era de 80mm,(necessitava maior troca de lixa) agora serão 130mm, o segundo é que usei um cano de PVC, que tinha alguma tendência de flambar no centro, o eixo usado não estava perfeitamente alinhado o que provocava alguma oscilação, a mesa inclinada foi feita com uma porta de armário, daquelas que são ocas por dentro. A minha idéia agora é de corrigir esses problemas e torna-la mais funcional e pretendo fazer um sistema de tracionamento das peças.
As fotos a seguir referem-se a fabricação dos rolos, eles foram feitos em MDF e os eixos são de barras roscadas.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Pedrão meu amigo, esta lixadeira de rolo duplo parece que será uma jóia, vou acompanhar o desenrolar do projeto com muita curiosidade, eu gostaria muito de dar uma recauchutada na minha estrovenga, que nunca foi modificada desde o dia em que
a fiz; necessita de um ajuste na mesa, um sistema diferente de prender a lixa (tipo a do amigo Jarbas), um coletor de pó, um acerto no móvel, a chave de liga e desliga e a troca das polias.
Como voce pode ver as coisas por aqui sempre ficam pra depois, quem sabe o amigo não aparece com ideias novas para eu copiar hem?
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Meu mestre e amigo Silvio
Nesse ponto somos parecidos, eu vou empurrando tudo como está, mas essa lixadeira estava me incomodando, apesar de funcionar, a idéia não é de ser duplo rolo é apenas um e dois serão usados como tracionadores, a idéia é que eles tracionem a peça e a mantenham sempre paralelos a mesa. o grande problema é que nesse sistema não posso usar a mesa inclinada, ela vai ter que estar perfeitamente plana para funcionar direito. Se funcionar como eu quero, acredito que resolverá o nosso problema com o paralelismo dos anéis
Um grande abraço
Pedro
Já puxei um banquinho na fila do gargarejo,para assistir.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Pedro, a amostra foi muito bom, quero acompanhar até o fim. A propósito, com este torninho vagabundo que vc tem, acho que não vai chegar lá. Compra um da G**** e mande este prá mim pois sou iniciante e faço um sacrifício de usá-lo
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
PC64 escreveu:Já puxei um banquinho na fila do gargarejo,para assistir.
Estou engrossando a fila, mas o Pedro falou uma coisa que nãotinha me dado conta, apesar de já ter construído a minha lixadeira de rolo - não mostrada aqui ainda. Mas disse ele: " Uma das mais importantes máquinas para quem faz segmentado é sem dúvida a lixadeira de rolo".
Bom, vamos acompanhando o projeto.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Olá Pedro!!! Estou gostando e acompanhando. Estou me preparando para começar a minha, e não tinha pensado (nem imaginado) 2 rolos, mas achei muito interessante. Se colocar detalhes fotos da montagem e funcionamento, vai ajudar muito, e só teremos que lhe agradecer.
Grande abraço
Ferrão
Quanto mais giro......mais brilho...
email - ferazoli@terra.com.br
face: Antonio Carlos Ferrazoli
oi eu fis com um tubo de aço e ficou bom o de madeira que fis ficou vibrando e não deu certo mais vou tentar fazer igual a este pois está de parabéns
estou terminando minha serra de bancada
eu opero um guindaste e nas horas vagas vou pro terraço e invento algo de madeira
ao amigo pedro meu chara,,,kkk,,,e a familia ...peço permisão para puxar meu banquinho.....eu ainda nao
fiz a minha e toda ideia e bem vinda..
um abraço a todos...fiquem com deus!!
Amigos
Obrigado pelas postagens, eu conclui o projeto basico da lixadeira e faltou ainda fazer alguns ajustes, mas não cheguei a iniciar a parte de tração. Como estou com falta de espaço e não quis deixar ela no tempo hj está no meio de um monte de madeiras, vou ver se dou uma arrumada e volto a tocar o projeto para frente.
Mas mesmo sem estar concluída os testes que fiz ela se comportou muito bem, sendo muito mais eficiente que a anterior.
Pedro