eixo de tupia.

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
luizgdal
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz .
Data de Nascimento: 28 Out 1983
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: vigilante
Localidade: Ribeirão das Neves
Estado: MG
País: BR

eixo de tupia.

Mensagem por luizgdal »

Olá pessoal boa tarde.Gostaria de saber se vocês podem me ajudar estou querendo adaptar uma serra de mesa e transforma-lá em tupia mas não consegui achar o eixo para tupia de bancada.e gostaria de saber se tem como adaptar o eixo no jacaré?

Redelease https://www.redelease.com.br/
bruno007
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Bruno Macedo Silva
Data de Nascimento: 27 Jul 1995
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Picui
Estado: PB

Re: eixo de tupia.

Mensagem por bruno007 »

Olha Luiz, as tupias manuais trabalham a uma rotação muito alta cerca de 30.000 RPM, Mas essas fresas tem que trabalhar a essa velocidade para dar um belo acabamento.
Nós aqui do fórum não recomendamos a construção desse tipo de maquina até porque vc não vai conseguir um resultado satisfatório com um motor de alta 3500 rpm, se optar por aumentar a rotação através de polias vai se tornar uma maquina extremamente perigosa imagina uma fresa por mais pequena que seja girando a uma rotação de 7000 RPM que talvez vc fosse colocar um mandril, o mandril não foi feito para esforços laterais só verticais.
Tô te falando isso porque já fiz uma tupia superior caseira com rotação de 5200 rpm e não chegava a dar um acabamento bom, depois que comprei uma tupia de mão, vou ter que desmanchar toda porque não preciso mais dela, então meu amigo, acho melhor vc comprar uma tupia pequena. Vc não vai se arrepender! :up:

Seja bem vindo a Turma :wcm: não se esqueça de se apresentar

Quem espera por tempo ruim é feijão no silo!

Abraço!!
Bruno Macedo

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP

Re: eixo de tupia.

Mensagem por Fabioreis »

Luiz,

O Bruno tem razão.

Uma serra gira a 3.500rpm. Uma tupia gira a 30.000rpm.

Se você tentar fresar a 3.500rpm o acabamento vai ficar péssimo.

Dê uma boa pesquisada na internet. Tupias para pequenos acabamentos não são extremamente caras.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”