A plaina está aqui: e agora? (ou então: Plaina para leigos)
- amaschio
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
- Data de Nascimento: 20 Set 1965
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
- Localidade: Campinas
- Estado: SP
- País: Br
Fiquei em dúvida se este tópico ia para a sessão "Ferramentas Para Carpintaria" ou se ficaria melhor no "Rir é o melhor remédio"... a razão para a dúvida é que chega a ser engraçado, senão embaraçoso, perceber o tamanho da minha ignorância em relação as ferramentas.
Hoje, depois de muito ler e babar aqui com os artigos dos mestres, em particular os tópicos dos restauradores Chatara e Marcos Leitão (dentre tantos), resolvi comprar uma plaina manual.
Coisa simples, claro, já que não tenho qualquer habilidade que justifique o contrário.
Comprei então uma Stanley Nº 4, fabricação Indiana. Na caixa tem uma inscrição "12-164", mas a plaina dentro da caixa tem a inscrição "12-204". Não sei o que são esses números, mas caixa diferente do produto já indica um certo descaso do fabricante.
Mas aí que entra o meu embaraço: achei que ia pegar a plaina e sair usando, mas são tantos controles que nem fazia idéia de como começar. Nunca pensei que precisaria de um manual de usuário para usá-la, ma vejamos: tem um parafuso (fixação da cunha), uma "lingueta", um ajuste na parte de trás, uma "alavanca" de ajuste, enfim, desisti de usar e fui procurar ajuda na teia, primeiro aqui no fórum, claro.
Como não encontrei nenhum manual "Plaina para dummies" aqui, resolvi postar estes dois links que encontrei na minha busca. Espero que sejam úteis.
Hoje, depois de muito ler e babar aqui com os artigos dos mestres, em particular os tópicos dos restauradores Chatara e Marcos Leitão (dentre tantos), resolvi comprar uma plaina manual.
Coisa simples, claro, já que não tenho qualquer habilidade que justifique o contrário.
Comprei então uma Stanley Nº 4, fabricação Indiana. Na caixa tem uma inscrição "12-164", mas a plaina dentro da caixa tem a inscrição "12-204". Não sei o que são esses números, mas caixa diferente do produto já indica um certo descaso do fabricante.
Mas aí que entra o meu embaraço: achei que ia pegar a plaina e sair usando, mas são tantos controles que nem fazia idéia de como começar. Nunca pensei que precisaria de um manual de usuário para usá-la, ma vejamos: tem um parafuso (fixação da cunha), uma "lingueta", um ajuste na parte de trás, uma "alavanca" de ajuste, enfim, desisti de usar e fui procurar ajuda na teia, primeiro aqui no fórum, claro.
Como não encontrei nenhum manual "Plaina para dummies" aqui, resolvi postar estes dois links que encontrei na minha busca. Espero que sejam úteis.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
Redelease https://www.redelease.com.br/
- RobertoPV
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
- Data de Nascimento: 22 Mai 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Func. Público
- Localidade: Viamão - RS
- Estado: RS
- País: BR
Re: A plaina está aqui: e agora? (ou então: Plaina para leig
kkkkkkkkkkkk!
Conto ou não????
Vou contar!!!
Uns dois anos atrás, ganhei uma plaina de mão Stanley com trezentas alavancas, parafusos, etc. Nunca consegui usar.
Antes eu tinha uma paininha um pouco maior que um mouse, americana, com um único ajuste.
Acabei dando a STANLEY e voltei pra miudinha.
Conto ou não????
Vou contar!!!
Uns dois anos atrás, ganhei uma plaina de mão Stanley com trezentas alavancas, parafusos, etc. Nunca consegui usar.
Antes eu tinha uma paininha um pouco maior que um mouse, americana, com um único ajuste.
Acabei dando a STANLEY e voltei pra miudinha.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Agostinho,
Parabéns pelo tópico...
Informações técnicas muito interessantes
Parabéns pelo tópico...
Informações técnicas muito interessantes

Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
Agostinho,muito bons e esclarecedores esse vídeos,
vamos à sua dúvida; quando estiver ajustando a profundidade de corte e inclinação lateral do ferro (lamina), a lingueta (cap lock) da capa (lever cap ) deve estar travada, o parafuso (lever cap screw) que segura a capa deve estar nem frouxo e nem apertado, porque, para não gastar o sulco da porca de ajuste de profundidade, e deslizar mais suavemente, só depois que estiver na posição desejada, aperte um pouco mais o parafuso. Outra coisa, o contra ferro (blade cap) ou chip breaker,deve se ajustar de 1 a 2 mm da borda cortante da lamina.
se precisar mais informações é só perguntar
abss
vamos à sua dúvida; quando estiver ajustando a profundidade de corte e inclinação lateral do ferro (lamina), a lingueta (cap lock) da capa (lever cap ) deve estar travada, o parafuso (lever cap screw) que segura a capa deve estar nem frouxo e nem apertado, porque, para não gastar o sulco da porca de ajuste de profundidade, e deslizar mais suavemente, só depois que estiver na posição desejada, aperte um pouco mais o parafuso. Outra coisa, o contra ferro (blade cap) ou chip breaker,deve se ajustar de 1 a 2 mm da borda cortante da lamina.
se precisar mais informações é só perguntar
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Gostei do vídeo
. O Chatara, como sempre, perfeito nas explicações
. Abraços!

Lauro.
- amaschio
- Moderador Master
RobertoPV,
Muito bom saber que não estou sozinho nessa
Confesso que fiquei bastante envergonhado de não conseguir usar...
Valeu pela solidariedade
Parabéns pelos trabalhos postados, não tenho comentado os trabalhos, mas vejo todos com muito interesse, e sempre aprendendo algo.
Paulo,
Na busca, acabei encontrando muitos vídeos. Postei estes dois pelo idioma em português, ainda que no caso do vídeo seja em legenda. Obrigado pelo comentário. A propósito, parabéns pela suas sempre esclarecedoras intervenções.
Chatara,
Depois que comecei a acompanhar os conhecedores em fórum, fiquei um fã (acanhado, à distância) da plaina manual. Saiba então que você foi um dos maiores responsáveis pelo fortalecimento deste sentimento. Aquela sua de fatiar batatas foi um dos pontos altos do fórum. Tenho me contido um pouco para não fazer comentários já que não tenho trabalho nenhum a ser mostrado, e em respeito à regra 3.4 do regulamento, mas saiba que acompanho diariamente todas os tópicos novos e seus trabalhos reiteradamente são fonte de entusiasmo e motivação para tentar aprender.
Eu tinha certeza de que você postou algum tópico com um título parecido com "anatomia de uma plaina", poderia jurar que vi este material por aqui, mas procurei bastante tópicos relacionados a plainas e não encontrei. Estou errado? Você criou ou não um tópico com este título?
Agradeço a sua ajuda, uma das dúvidas que eu tinha você já antecipou, que é a distância entre a linha de corte da lâmina e a cunha de apoio. Obrigado por esta resposta e pelo conjunto da obra.
Por tudo o que vi até agora, antes de brincar com a plaina, tenho que afiar o ferro, e estou agora empenhado nisso (comentário para o Lauro, logo abaixo).
Lauro,
Lembro de você ter feito um tópico onde mostrava seus formões polidos como espelhos, devo estar muito ruim de "busca", porque no domingo eu cansei de procurar e não encontrei. Dê um desconto que estou com problemas com a NET aqui, e a Internet funciona por "surtos". Mas queria encontrar o seu post porque se não me engano você dava a receita para chegar na boa afiação, e pelo que entendi, tenho que dar uma boa afiada na plaina antes de tentar qualquer trabalho com a dita cuja.
Obrigado pelo comentário.
Muito bom saber que não estou sozinho nessa

Confesso que fiquei bastante envergonhado de não conseguir usar...
Valeu pela solidariedade

Parabéns pelos trabalhos postados, não tenho comentado os trabalhos, mas vejo todos com muito interesse, e sempre aprendendo algo.
Paulo,
Na busca, acabei encontrando muitos vídeos. Postei estes dois pelo idioma em português, ainda que no caso do vídeo seja em legenda. Obrigado pelo comentário. A propósito, parabéns pela suas sempre esclarecedoras intervenções.
Chatara,
Depois que comecei a acompanhar os conhecedores em fórum, fiquei um fã (acanhado, à distância) da plaina manual. Saiba então que você foi um dos maiores responsáveis pelo fortalecimento deste sentimento. Aquela sua de fatiar batatas foi um dos pontos altos do fórum. Tenho me contido um pouco para não fazer comentários já que não tenho trabalho nenhum a ser mostrado, e em respeito à regra 3.4 do regulamento, mas saiba que acompanho diariamente todas os tópicos novos e seus trabalhos reiteradamente são fonte de entusiasmo e motivação para tentar aprender.
Eu tinha certeza de que você postou algum tópico com um título parecido com "anatomia de uma plaina", poderia jurar que vi este material por aqui, mas procurei bastante tópicos relacionados a plainas e não encontrei. Estou errado? Você criou ou não um tópico com este título?
Agradeço a sua ajuda, uma das dúvidas que eu tinha você já antecipou, que é a distância entre a linha de corte da lâmina e a cunha de apoio. Obrigado por esta resposta e pelo conjunto da obra.
Por tudo o que vi até agora, antes de brincar com a plaina, tenho que afiar o ferro, e estou agora empenhado nisso (comentário para o Lauro, logo abaixo).
Lauro,
Lembro de você ter feito um tópico onde mostrava seus formões polidos como espelhos, devo estar muito ruim de "busca", porque no domingo eu cansei de procurar e não encontrei. Dê um desconto que estou com problemas com a NET aqui, e a Internet funciona por "surtos". Mas queria encontrar o seu post porque se não me engano você dava a receita para chegar na boa afiação, e pelo que entendi, tenho que dar uma boa afiada na plaina antes de tentar qualquer trabalho com a dita cuja.
Obrigado pelo comentário.
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
Agostinho,não se acanhe pode rasgar o verbo,fico feliz em vc ser mais um adepto das plainas manuais.
aquele segundo link que vc postou ,é basicamente a anatomia das plainas,veja os links abaixo,
viewtopic.php?f=19&t=4984&p=72779&hilit ... nas#p72779
viewtopic.php?f=30&t=1648&p=23226&hilit ... nas#p22895
viewtopic.php?f=23&t=1398&p=58215&hilit ... rar#p19787
viewtopic.php?f=23&t=1398&p=22749&hilit=plainas#p22812
aquele segundo link que vc postou ,é basicamente a anatomia das plainas,veja os links abaixo,
viewtopic.php?f=19&t=4984&p=72779&hilit ... nas#p72779
viewtopic.php?f=30&t=1648&p=23226&hilit ... nas#p22895
viewtopic.php?f=23&t=1398&p=58215&hilit ... rar#p19787
viewtopic.php?f=23&t=1398&p=22749&hilit=plainas#p22812
Chatara
São paulo-Capital
São paulo-Capital
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Amaschio, realmente, sem afiar, você não vai conseguir nem cortar as batatas com a plaina
. Segue o tópico que criei . Abraços!

Lauro.
- amaschio
- Moderador Master
Chatara,
Novamente, obrigado.
Lauro,
Vou seguir a receita à risca. Se conseguir um décimo do que vocẽ postou alí, já vou comemorar bastante.
Novamente, obrigado.
Lauro,
Vou seguir a receita à risca. Se conseguir um décimo do que vocẽ postou alí, já vou comemorar bastante.
- Edu
- Administrador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
Exijo que você ignore esta regra e participe maisamaschio escreveu:Tenho me contido um pouco para não fazer comentários já que não tenho trabalho nenhum a ser mostrado, e em respeito à regra 3.4 do regulamento,

O PC64 já tinha me proposto uma alteração em nossa carta magna, e até me passou por e-mail, e vamos colocar isso em pratica, todas as regras devem evoluir com o passar do tempo, afinal as nossas regras fóram escritas antes do extinto Orkut.

Muito bom este tópico, até cheguei a fazer um vídeo sobre retificação de base das plainas de baixo custo, devo declarar que neste item "Plainas" também sou aprendiz, ainda bem que temos nosso Mestre Chatara, posso dizer que depois que recebi minha plaina restaurada por ele, meu interesse aumentou, pois no quesito "Plainas" qualidade é tudo.
Amaschio continue postando sua experiências e aprendizagem, pois será útil a todos, conforme li no artigo do blog que você postou, falta muita informação em português sobre este assunto, e o fórum foi feito para estas trocas de informações.
Excelente tópico

Abraços
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
- amaschio
- Moderador Master
Edu,
Obrigado pelo seu comentário, mas esclareço que não sou contra este item do regulamento; me parece inclusive bastante apropriado.
A grande virtude do M&B é sem dúvida o grande conteúdo técnico dos tópicos, e o conhecimento profundo de vários de seus membros. Claro que camaradagem e boa convivência são um tempero que valoriza a visita diária, mas este tipo de regulamento evita que este ambiente descambe para uma mera rede social sem propósitos...
Sem dúvida, qualquer coisa que eu conseguir evoluir no meu aprendizado, pretendo postar sem ressalvas. De fato, sempre recorri ao fórum em todas as minhas dúvidas (e sempre fui muito bem respondido), mas também é fato que são tão poucas horas na oficina (no ano inteiro), que praticamente o meu único contato com marcenaria é uma visita diária ao M&B e um outro fórum que participo (participo não, visito apenas), e uns 15 minutos diários de vídeo no youtube sobre o tema.
Não há então muito a postar por enquanto.
Esta plaina é um exemplo: está na lista comprar a "lista" de lixas que o Lauro recomendou e iniciar a afiação da lâmina, mas por hora nem mesmo tempo para ir comprar as lixas eu encontrei.
Vamos levando....
Obrigado pelo seu comentário, mas esclareço que não sou contra este item do regulamento; me parece inclusive bastante apropriado.
A grande virtude do M&B é sem dúvida o grande conteúdo técnico dos tópicos, e o conhecimento profundo de vários de seus membros. Claro que camaradagem e boa convivência são um tempero que valoriza a visita diária, mas este tipo de regulamento evita que este ambiente descambe para uma mera rede social sem propósitos...
Sem dúvida, qualquer coisa que eu conseguir evoluir no meu aprendizado, pretendo postar sem ressalvas. De fato, sempre recorri ao fórum em todas as minhas dúvidas (e sempre fui muito bem respondido), mas também é fato que são tão poucas horas na oficina (no ano inteiro), que praticamente o meu único contato com marcenaria é uma visita diária ao M&B e um outro fórum que participo (participo não, visito apenas), e uns 15 minutos diários de vídeo no youtube sobre o tema.
Não há então muito a postar por enquanto.
Esta plaina é um exemplo: está na lista comprar a "lista" de lixas que o Lauro recomendou e iniciar a afiação da lâmina, mas por hora nem mesmo tempo para ir comprar as lixas eu encontrei.
Vamos levando....