Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
Avatar do usuário
Emilio
Ativo
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:11 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emilio
Data de Nascimento: 11 Jan 1980
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Fisioterapeuta
Localidade: Santos
Estado: SP
País: BR

Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por Emilio »

Boa noite, mestres marceneiros,...

Gostaria de saber quem utiliza a BT-1800 da B&D, de forma mais específica, àqueles que se beneficiam da opção do corte em 45º, inclinando a serra a tal ângulo.

Estou com dificuldades em encontrar SIMETRIA de sarrafos nessa forma de corte (inclinando a serra a 45º). Minha intenção é cortar o sarrafo em 45º e conseguir dois "prismas triangulares" - costumo identifica-lo como toblerone (chocolate cuja embalagem possui esse mesmo formato). Aproximei a guia de corte o mais próximo da lâmina possível e mesmo assim, não consegui cortar na exata diagonal do quadrado do sarrafo, saindo um prisma maior do que o outro.

Estou usando a serra que veio da fabrica, com vídea de aprox. 4mm.

Será que estou usando a serra errada? (penso que posso estar perdendo muita madeira na hora do corte; existe serras de videas menores que 4mm?

Será que é possível encontrar simetria com essa ferramenta? (penso se a serra de fita, por possuir uma lamina mais fina, perca menos madeira para a lamina)

Enfim, àqueles que puderem me ajudar, eu agradeceria muuuuuuuito. Se algo ficou mal explicado, posso elucidar com fotos ao longo da conversa!

Grande abraço a todos!
Ft Emilio Carlos

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por PC64 »

Emílio,

Acho difícil você pegar um quadrado cortar em 2 triângulos que tenham a mesma área do quadrado pois por mais fina que seja a lâmina ela comerá madeira.

Seria maís fácil você começar pegando uma madeira um pouco maior e fazer primeiro o corte inclinado. Depois você faz a peça chegar na medida fazendo os cortes retos. :up:
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Emilio
Ativo
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:11 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emilio
Data de Nascimento: 11 Jan 1980
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Fisioterapeuta
Localidade: Santos
Estado: SP
País: BR

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por Emilio »

Busco um gabarito ou alguma técnica que me ajude a alcançar a simetria dos dois triângulos; sei que perco madeira durante o corte e não terei a mesma área do quadrado, mas procuro alguma maneira de conseguir dois triângulos iguais!!

Estudei algumas possibilidades, como uma guia (um sarrafo mesmo) cortada em 45º ao longo da bancada, usando a serra a 90º (técnica comum usada em grandes marcenarias); também pensei em alguma peça de madeira que possa ser parafusada ao longo da guia, obrigando o sarrafo que será cortado a entrar mais na direção da linha de corte da serra...

Enfim; vou continuar estudando a melhor forma e assim que conseguir, postarei fotos pra mostrar!!!

Abraço e valeu a ajuda!!!
Ft Emilio Carlos

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por PC64 »

Emilio escreveu:Busco um gabarito ou alguma técnica que me ajude a alcançar a simetria dos dois triângulos; sei que perco madeira durante o corte e não terei a mesma área do quadrado, mas procuro alguma maneira de conseguir dois triângulos iguais!!

Estudei algumas possibilidades, como uma guia (um sarrafo mesmo) cortada em 45º ao longo da bancada, usando a serra a 90º (técnica comum usada em grandes marcenarias); também pensei em alguma peça de madeira que possa ser parafusada ao longo da guia, obrigando o sarrafo que será cortado a entrar mais na direção da linha de corte da serra...

Enfim; vou continuar estudando a melhor forma e assim que conseguir, postarei fotos pra mostrar!!!

Abraço e valeu a ajuda!!!
Emílio,

Acho que o seu problema é o acerto do ângulo. Se tiver problemas para ajustar precisamente o ângulo de 45º, certamente terá para ajustar o de 90º e o problema persistirá.

Você consegue cortar uma peça a 45º? E a 90º? Já conferiu se da de 90º tem realmente 90º?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Emilio
Ativo
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:11 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emilio
Data de Nascimento: 11 Jan 1980
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Fisioterapeuta
Localidade: Santos
Estado: SP
País: BR

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por Emilio »

PC64

Essa regulagem foi a coisa que mais me preocupei na montagem da minha serra e, de tempo em tempo, regulo novamente pra certificar se os 45º ainda são 45º,...e da mesma forma os 90º.

Como falei, não consigo dois triângulos iguais, porem, graças a DEUS, por mais que sejam de tamanho diferentes um do outro, consigo uma medida igual em toda a dimensão do triangulo. Já fiz o teste num sarrafo de 15, 20, 30 e 40cm. Não consegui dois triângulos de iguais medidas, mas consegui igualdade na medida individual, ou seja, lados iguais no começo e no fim de cada um deles!!

Eis agora o novo desafio: tirar dois triângulos de medidas iguais de um sarrafo!!!

A luta continua, companheiros.....e vlw a dica!

Gde abraço.
Ft Emilio Carlos

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por PC64 »

Emílio,

Faz um sarrafo de 40 cm e corta no meio, fazendo 2 de 20 cm. Eles ficam iguais?
O problema é quando você vai serrar a partir de um outro sarrafo? Esse novo sarrafo tem as mesmas dimensões do primeiro?
É bastante estranho... Se você não mexeu na regulagem da máquina deveria dar certo.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
chwdy
Moderador Master
Mensagens: 1195
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 10:19 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
sexo: Feminino
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
Estado: SP
País: br
Localização: Ribeirão Pires

Re: Quem possui a Serra de Bancada BT-1800 B&D???

Mensagem por chwdy »

Emilo, tenho visto na internet gabaritos que usa suportes para prender peça de madeira com grampos de pressão, elas mantem a peça sempre na mesma distância e não permite seu deslocamento. Acertando com uma madeira de teste a outras ficarão iguais.
Veja http://www.youtube.com/watch?v=ZVYq5w-npoQ aqui tem um exemplo. A Nakaº tem alguns modelos mais baratos
abraços

Claudia

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”