Conservação de ferramentas contra umidade

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
Avatar do usuário
Danilson
Ativo
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 1:34 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilson
Data de Nascimento: 03 Jan 1982
sexo: Masculino
Hobby: Lutheria
Profissão ou ocupação: Autônomo
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília- DF

Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Danilson »

Olá pessoal!
Acho q esse é meu primeiro post depois da "apresentação". É pra tirar uma dúvida meio besta mas acho q bem importante:
Como vocês conservam as ferramentas contra umidade?

Pergunto isso porque o espaço que tenho para a oficina aqui é um subsolo e a umidade sempre é muito alta. Coloquei um termohigrômetro lá e ele não mede menos de 40% mesmo nas épocas mais secas. As ferramentas que ficam um pouco mais de tempo sem serem utilizadas já começam a apresentar sinais de ferrugem.

Sei que há desumidificadores de ar, mas antes de fazer um (pq comprar eu não vou) gostaria de saber se há meios mais fáceis. Encontrei na net a dica de colocar carvão, giz ou gesso no ambiente. Pensei em colocá-los em um armário ou em caixas onde fosse guardar as ferramentas, mas aí fica aquele tira e põe de ferramenta toda vez q for trabalhar. Prefiro usar um quadro de ferramentas na parede, onde posso vê-las todas.

Alguém passa pelo mesmo problema?
Sugestões?

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
julioferr
Colaborador
Mensagens: 2943
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 10:15 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
Data de Nascimento: 03 Jul 1963
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Artesão
Localidade: Malacacheta
Estado: MG
País: BR
Localização: Malacacheta - MG

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por julioferr »

Contra locais úmidos, uma coisa que ajuda é deixar lâmpadas incandescentes ligadas por muito tempo, pois elas liberam calor e diminui a umidade do local. Vc pode colocar lâmpadas de 100w ou mais, só segura o bolso, pois o consumo de energia sobe...r.ssss
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...


Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!

juliobh42@gmail.com

Avatar do usuário
JRMatt
Ativo
Mensagens: 948
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 4:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jorge
Data de Nascimento: 27 Ago 1967
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Músico
Localidade: Canoas\RS
Estado: RS
País: BR
Localização: Canoas - RS

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por JRMatt »

Olá Danilo, também passo por isso
Algumas ferramentas manuais menos usadas pode-se proteger espalhando algumas gotas de óleo com um pedaço de pano.

carlosgurgel
Ativo
Mensagens: 54
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 11:28 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): carlos
Data de Nascimento: 20 Ago 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: professor
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por carlosgurgel »

Passo óleo de linhaça nas ferramentas quando não estão em uso. E tiro quando vou usar.

Avatar do usuário
Danilson
Ativo
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 1:34 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilson
Data de Nascimento: 03 Jan 1982
sexo: Masculino
Hobby: Lutheria
Profissão ou ocupação: Autônomo
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília- DF

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Danilson »

Hummm...
Pois é, julioferr, o consumo é que é o problema... Tava sabendo dessa idéia da lâmpada. De repente eu faço isso em uma parte menor da oficina, onde dê pra isolar as ferramentas qndo não estiverem sendo usadas.
carlosgurgel e jrmatt, é óleo de linhaça daquele usado em construção civil mesmo? Que é derivado de petróleo, certo? Pq o de linhaça de verdade, usado para pintura a óleo, é bem caro tbm, né.

Na verdade notei que algumas plainas antigas aqui, da Pacetta, têm uma cor diferente no corpo da lâmina, tipo um amarelado. No corte, onde elas ficam mais gastas, é o prateado mesmo. E essas parece que resistiram bem à ferrugem. Será que é alguma cobertura protetora q vem de fábrica?

Será que convém passar verniz nos metais, deixando só os cortes de lâminas livres?

Clovis
Ativo
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 9:02 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): clovis checchinato
Data de Nascimento: 21 Jan 1939
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria eletronica mecanica
Profissão ou ocupação: medico
Localidade: jundiai sp
Estado: SP
País: BR

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Clovis »

ola
aprendi com um torneiro mecanico , que os materiais que enferrujam , se conservam melhor , molhados com querozene

Avatar do usuário
chwdy
Moderador Master
Mensagens: 1195
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 10:19 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
sexo: Feminino
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
Estado: SP
País: br
Localização: Ribeirão Pires

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por chwdy »

Danilson tenho um problemão com umidade, no closet possuo um desumidificador (um ar condicionado ao contrário que gela uma serpentina que condensa água do ambiente e cai em um reservatório) que se ficar ligado o dia todo eu retiro de 8 a 10 litros de água (60% de umidade). Ele tem um consumo de 370 wts, acho que é bastante eficiente, com ele nenhuma roupa mofa, sem ele tem rodelas de 10 cm de mofo .Usar em uma oficina acho que seja meio extremo, você precisa avaliar!!!. Os materiais que você citou, carvão, giz ou gesso são muito limitados e logo perdem a eficácia, (horas, dias), não uso, aqueles potinhos com carbonato de cálcio também ficam enxarcados logo. Tenho algumas estratégias. Algumas ferramentas grandes e de maior uso eu retiro a ferrugem e passo silicone líquido que aguenta sem ficar emplastado ou oleoso. As brocas, fresas e outros materiais pequenos, mais delicados guardo em sacos ou caixas vedadas com saquinhos de silica-gel ( é um material usado para adsorver umidade. É um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Assim que misturados, formam um hidrosol, que lentamente se contrai para formar uma estrutura sólida de Sílica Gel, chamada hidrogel e cria uma estrutura porosa que adsorve moléculas de água). A azul, que tem cloreto de cobalto, mostra a saturação. quando seca fica azul, quando já muito úmida fica rosa. Podemos, por algumas vezes, esquentar a silica-gel no forno e ela fica azul novamente. A silica-gel só é eficiente se ficar em locais fechados e é muito usada com equipamentos óticos, binóculos, microscópios, etc. No fórum um colega citou também uma receita que ele passa nas ferramentas 100g de cera de abelha + 100g de cera de canauba + 100g de parafina, derretidas em banho maria e misturadas com meio litro de águaraz. Eu ainda não fiz mas quero usar nas ferramentas maiores. A silica-gel eu compro por quilo em uma empresa pela internet, não é cara, eu teria de procurar o endereço, se tiver interesse. Pode-se guardar folhas de lixa em caixas com uma lâmpada de 40W ligada direto, se for o caso.
abraços

Claudia

Avatar do usuário
rafa0173
Ativo
Mensagens: 996
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 7:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
Data de Nascimento: 02 Set 1976
sexo: Masculino
Hobby: Natação
Profissão ou ocupação: Administrador
Localidade: Niteroi
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niterói - RJ

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por rafa0173 »

Claudia,

eu já lí sobre pessoas que usam aquela areia de silica pra gatos. Eu particularmente nunca usei, mas pode vir a ser uma alternativa também.
Abraços,
Rafael.

Avatar do usuário
chatara
Ativo
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital
Estado: SP
País: BR

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por chatara »

olá Rafael, essa areia pra gatos é conhecida como ''terra de Fuller'' que é silicato de magnésio-aluminio,é um poderoso adsorvente,e tem diversas utilidades, e é bem mais barato que a silica gel,deve dar resultado.

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Marcos »

Aqui não consegui resolver este problema de jeito nenhum. Por uma razão desconhecida o meu closet que é minúsculo sempre tem acúmulo de umidade e mofo. Já usei de tudo que me ensinaram, menos terra de gato citado acima, e nada. Agra vou fazer uma reforma no local e instalar uma janela para garantir ventilação mais intensa. E olha que Brasília tem um ar seco parecido com deserto.

Avatar do usuário
rafa0173
Ativo
Mensagens: 996
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 7:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
Data de Nascimento: 02 Set 1976
sexo: Masculino
Hobby: Natação
Profissão ou ocupação: Administrador
Localidade: Niteroi
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niterói - RJ

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por rafa0173 »

Eu moro próximo a praia, daí já viu, a ferrugem corre solta por aqui. Tô sempre tentando alguma coisa nova pra proteger minhas ferramentas.
Abraços,
Rafael.

Avatar do usuário
chwdy
Moderador Master
Mensagens: 1195
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 10:19 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
sexo: Feminino
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
Estado: SP
País: br
Localização: Ribeirão Pires

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por chwdy »

rafa0173 escreveu:Claudia,

eu já lí sobre pessoas que usam aquela areia de silica pra gatos. Eu particularmente nunca usei, mas pode vir a ser uma alternativa também.
Rafael, existem 2 tipos de "areia de gatos" a mais encontrada e frequente é composta de grânulos que parecem argila que pode ser de vários tipos de materiais, absorvem a urina e adsorvem o cheiro formando aglomerados que podem ser coletados, não absorve umidade do ambiente. Existe um tipo que é composta de esferas de sílica gel que, sim, pode ser utilizada para controlar a umidade. Acho que é muito caro e é branca não possuindo o indicador azul que fica rosa.
abraços

Claudia

Avatar do usuário
chwdy
Moderador Master
Mensagens: 1195
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 10:19 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
sexo: Feminino
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
Estado: SP
País: br
Localização: Ribeirão Pires

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por chwdy »

Marcos escreveu:Aqui não consegui resolver este problema de jeito nenhum. Por uma razão desconhecida o meu closet que é minúsculo sempre tem acúmulo de umidade e mofo. Já usei de tudo que me ensinaram, menos terra de gato citado acima, e nada. Agra vou fazer uma reforma no local e instalar uma janela para garantir ventilação mais intensa. E olha que Brasília tem um ar seco parecido com deserto.
Marcos, você já tentou o desumidificador, ele parece um frigobar?
abraços

Claudia

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Marcos »

Claudia, grato pela dica, mas Brasília tem clima de deserto 99% do ano. Se colocar um desumidificador no meu closet, eu morro seco. hehehehe Vou partir para uma obra e transferir o danado para um lugar naturalmente arejado.

Avatar do usuário
rafa0173
Ativo
Mensagens: 996
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 7:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
Data de Nascimento: 02 Set 1976
sexo: Masculino
Hobby: Natação
Profissão ou ocupação: Administrador
Localidade: Niteroi
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niterói - RJ

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por rafa0173 »

Pessoal,

eu comprei esse produto hoje:

Imagem

Na loja a descrição do folder dele falava em "galvanização à frio" e na embalagem fala em "zinco escuro" e "elevada proteção anti-corrosiva com efeito a longo prazo".

Mais:"APLICAÇÃO: agente protetor galvanizante a frio de 1 componente, de excelente fixação e elevada proteção corrosiva. O zinco e os compostos de zinco utilizados no spray de zinco contém mais de 99% de zinco puro ideal para o tratamento e reparação de superfícies em que foram efetuados trabalhos de solda, corte e perfuração, deixando um excelente suporte para pintar. Protege de ferrugem, formando camada resistente e uniforme; Resistente a temperaturas de até 500ºC; Suporte para pintar (pode também ser deixado c/o acabamento)."

Foi meio salgada a compra: R$ 39,90 em um frasco com 400 ml, mas é um produto importado, alemão. Alguém aqui já usou?
Abraços,
Rafael.

Clovis
Ativo
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 9:02 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): clovis checchinato
Data de Nascimento: 21 Jan 1939
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria eletronica mecanica
Profissão ou ocupação: medico
Localidade: jundiai sp
Estado: SP
País: BR

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por Clovis »

ola rafa)173
ja usei o
CRZ - Composto de Galvanização a Frio 300ml spray - Quimatic/Tapmatic
existe em pequenas latas e em spray , mas ele fica como se fosse uma tinta , existe no Brasil desde 1978 e ele realmente protege contra a ferrugem . o problema é que custa caro
abs

MSoares
Ativo
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Nov 15, 2012 2:49 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marlon
Data de Nascimento: 15 Set 1965
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: professor
Localidade: Guarapuava
Estado: PR
País: Br

Re: Conservação de ferramentas contra umidade

Mensagem por MSoares »

Danilson escreveu:Olá pessoal!
Acho q esse é meu primeiro post depois da "apresentação". É pra tirar uma dúvida meio besta mas acho q bem importante:
Como vocês conservam as ferramentas contra umidade?

Pergunto isso porque o espaço que tenho para a oficina aqui é um subsolo e a umidade sempre é muito alta. Coloquei um termohigrômetro lá e ele não mede menos de 40% mesmo nas épocas mais secas. As ferramentas que ficam um pouco mais de tempo sem serem utilizadas já começam a apresentar sinais de ferrugem.

Sei que há desumidificadores de ar, mas antes de fazer um (pq comprar eu não vou) gostaria de saber se há meios mais fáceis. Encontrei na net a dica de colocar carvão, giz ou gesso no ambiente. Pensei em colocá-los em um armário ou em caixas onde fosse guardar as ferramentas, mas aí fica aquele tira e põe de ferramenta toda vez q for trabalhar. Prefiro usar um quadro de ferramentas na parede, onde posso vê-las todas.

Alguém passa pelo mesmo problema?
Sugestões?
Danilson, moro numa região bastante úmida e uso WD40 nas minhas ferramentas. Certamente existem produtos melhores (e bem mais caros que o WD40), mas ele tem se mostrado bastante eficiente. Só para constar, sou atirador desportivo e há muitos anos uso WD40 nas minhas armas sem ter problema algum com a oxidação.

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”