Homebuilt power hacksaw

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Edu »

Gostei desse projeto Diy de Serra usando um arco comum :up:



Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por PC64 »

Edu,

Também gostei da máquina. Acho que resolve o problema que tenho quando serro canos. Eu sempre entorto o arco e o tenho que acertar na lima !!! Hoje mesmo serrei um tubo de esgoto de 100 mm para tirar um anel de cerca de 1 cm de largura e tive que acertá-lo na lixadeira....

A máquina parece ser bastante simples de construir. Acho que até dá para fazer de madeira. Eu só não entendi como é que ela faz força para baixo. Será que é com o peso próprio do conjunto que segura a serra?

Ela vai entrar na lista de máquinas a construir.

Abs,
Paulo Celso
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Edu »

Em outros vídeos do autor, dá a entender que o peso está dentro do tubo que segura o arco :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Lauro »

Muito legal mesmo. Tenho um primo que mexe com ferramentaria e construção de máquinas, e ele fez uma dessas para cortar vergalhões. Funciona perfeitamente. Quando encontrá-lo de novo vou perguntar sobre o funcionamento dela. Abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
microscheme
In Memoriam
Mensagens: 4318
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:42 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR
Localização: Guarulhos - SP

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por microscheme »

. . .

Sensacional

pra quem tem o braço limitado que nem eu por causa de acidentes seria de uma ajuda bem legal

abraços

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por YanKleber »

Posso estar ficando meio biruta, mas será que essa máquina não seria apenas um método mais difícil e demorado de fazer as coisas??? Me lembrou aquele "esquadro pitagórico" da Woodpeckers...

:doh:

Por exemplo, para cortar vergalhão: não é muito mais eficiente usar aquela máquina de serralheiro que parece uma serra angular ou mesmo aquele alicatão de bancada?

E no caso de cortar canos de plástico: por que não usar a serra circular de bancada? Já fiz isso umas duas vezes e dá certo.

É claro que ver a máquina funcionando com a serra de arco indo e vindo é extremamente legal, mas não passa disso. Muito interessante como um projeto para feira de ciências estudantil, onde se pode demonstrar vários aspectos de mecânica básica.

Já como ferramenta em si, sinceramente não vejo nenhuma vantagem em utilizar uma dessas, nem em termos de precisão e nem em termos de eficiência. Isso sem contar que é um treco dum tamanho dum bonde que vai ocupar na oficina o espaço de um torno mecânico. E nem estou falando do custo e mão-de-obra para construir!!!!

/think
Pata de elefante nele!!!

Avatar do usuário
Adenilson
Ativo
Mensagens: 2193
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:20 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
Estado: SP
País: Br
Localização: Tanabi-SP

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Adenilson »

YanKleber escreveu:Posso estar ficando meio biruta, mas será que essa máquina não seria apenas um método mais difícil e demorado de fazer as coisas??? Me lembrou aquele "esquadro pitagórico" da Woodpeckers...

:doh:

Por exemplo, para cortar vergalhão: não é muito mais eficiente usar aquela máquina de serralheiro que parece uma serra angular ou mesmo aquele alicatão de bancada?

E no caso de cortar canos de plástico: por que não usar a serra circular de bancada? Já fiz isso umas duas vezes e dá certo.

É claro que ver a máquina funcionando com a serra de arco indo e vindo é extremamente legal, mas não passa disso. Muito interessante como um projeto para feira de ciências estudantil, onde se pode demonstrar vários aspectos de mecânica básica.

Já como ferramenta em si, sinceramente não vejo nenhuma vantagem em utilizar uma dessas, nem em termos de precisão e nem em termos de eficiência. Isso sem contar que é um treco dum tamanho dum bonde que vai ocupar na oficina o espaço de um torno mecânico. E nem estou falando do custo e mão-de-obra para construir!!!!

/think
Yan,

para o uso que apareceu no vídeo realmente parece-me um desperdício de tempo, se a pessoa tiver condições fisicas de efetuar o trabalho no braço. Nisto concordo contigo.
Porém o principal uso deste tipo de serra é para cortar material que será usinado seja em torno mecânico ou em fresadora. Pois o corte frio, sem aquecer o material é preferivel. No caso de uma policorte ou outra maquina que avermelha o ferro faz com que o mesmo perca as suas características tornando-o impróprio para o trabalho por causa da dureza que apresenta depois da ação destas máquinas, enquanto que com a maquina do vídeo o material não superaquece e não perde suas propriedades químicas para a usinagem.
abraços.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

YanKleber
||||||||||||||||
Mensagens: 1252
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:51 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por YanKleber »

Ah, certo eu não sabia que o objetivo era esse.

:up:
Pata de elefante nele!!!

Cicero
iniciado
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 11:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Cícero
Data de Nascimento: 20 Out 1973
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Biologo
Localidade: Curitiba
Estado: PR
País: BR

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Cicero »

show de bola , grande engenhoca
valeu

Avatar do usuário
Odair
Ativo
Mensagens: 533
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): odair
Data de Nascimento: 15 Jan 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. público
Localidade: Luziania
Estado: GO
País: BR
Localização: Luziânia-Go

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Odair »

Adenilson escreveu:
YanKleber escreveu:Posso estar ficando meio biruta, mas será que essa máquina não seria apenas um método mais difícil e demorado de fazer as coisas??? Me lembrou aquele "esquadro pitagórico" da Woodpeckers...

:doh:

Por exemplo, para cortar vergalhão: não é muito mais eficiente usar aquela máquina de serralheiro que parece uma serra angular ou mesmo aquele alicatão de bancada?

E no caso de cortar canos de plástico: por que não usar a serra circular de bancada? Já fiz isso umas duas vezes e dá certo.

É claro que ver a máquina funcionando com a serra de arco indo e vindo é extremamente legal, mas não passa disso. Muito interessante como um projeto para feira de ciências estudantil, onde se pode demonstrar vários aspectos de mecânica básica.

Já como ferramenta em si, sinceramente não vejo nenhuma vantagem em utilizar uma dessas, nem em termos de precisão e nem em termos de eficiência. Isso sem contar que é um treco dum tamanho dum bonde que vai ocupar na oficina o espaço de um torno mecânico. E nem estou falando do custo e mão-de-obra para construir!!!!

/think
Yan,

para o uso que apareceu no vídeo realmente parece-me um desperdício de tempo, se a pessoa tiver condições fisicas de efetuar o trabalho no braço. Nisto concordo contigo.
Porém o principal uso deste tipo de serra é para cortar material que será usinado seja em torno mecânico ou em fresadora. Pois o corte frio, sem aquecer o material é preferivel. No caso de uma policorte ou outra maquina que avermelha o ferro faz com que o mesmo perca as suas características tornando-o impróprio para o trabalho por causa da dureza que apresenta depois da ação destas máquinas, enquanto que com a maquina do vídeo o material não superaquece e não perde suas propriedades químicas para a usinagem.
abraços.
Ah, bão... agora eu intidi a verdadeira utilidade dessa estrovenga :doh:

Confesso que também não via muita utilidade prá bichinha e se não me falha a memória, tem um projeto de uma dessas no
Mimecanicapopular.

Abração

Odair

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Homebuilt power hacksaw

Mensagem por Fabioreis »

Como eu não trabalho com metais, não vou entrar no mérito do corte "frio" mencionado pelo Adenílson.

Mas esperar 1 minuto e 8 segundos para cortar um MDF de 15mm me parece demais.

Quanto tempo ela demoraria para cortar um vergalhão GG50 de 10mm ? :ipcnt:


Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”