Rpm motor Serra circular
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Josinaldo
- Data de Nascimento: 16 Set 1984
- Hobby: Outro
- Profissão ou ocupação: Contabilista
- Localidade: Joboatão dos Guararapes
- Estado: PE
- País: BR
Rpm motor Serra circular
bom dia amigos eu gostaria de saber, um motor com quantos rpm necessário necessário para montar uma serra circular de bancada? eu tenho um de meio cavalo com 3500 rpm para uma serra de 180 milímetros e um eixo 00 será que funciona? Eh só para cortar mdf e compensados
Redelease https://www.redelease.com.br/
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Estado: DF
- Contato:
Re: Rpm motor Serra circular
Olá Josinaldo
Vc quer montar uma serra circular de bancada? Devo alerta-lo que isso pode ser muito perigoso, vc tem alguma experiência neste tipo de projeto? Se não tem, lhe aconselho a comprar uma industrializada com todos os dispositivos de segurança que vem com ela, sinceramente o risco que uma serra home made traz em seu projeto não compensa o custo beneficio de se fazer este equipamento, muito sobre este assunto já foi discutido aqui no fórum, se vc pesquisar vai achar todas as opiniões, mas deixo uma citação do nosso amigo Fabio Reis sobre o tema que acho muito pertinente!!
Xislair!!!
Vc quer montar uma serra circular de bancada? Devo alerta-lo que isso pode ser muito perigoso, vc tem alguma experiência neste tipo de projeto? Se não tem, lhe aconselho a comprar uma industrializada com todos os dispositivos de segurança que vem com ela, sinceramente o risco que uma serra home made traz em seu projeto não compensa o custo beneficio de se fazer este equipamento, muito sobre este assunto já foi discutido aqui no fórum, se vc pesquisar vai achar todas as opiniões, mas deixo uma citação do nosso amigo Fabio Reis sobre o tema que acho muito pertinente!!
Abraços,Fabioreis escreveu:...
Minha sugestão é que você não siga adiante com esse projeto.
E se você colocar um motor mais potente, estará criando uma arma. Não há como, artesanalmente, fazer um anti-kickback, spliter e protetor de serra. E se fizer, vai ficar mais caro que uma BT ou SKil.
Na minha opinião, não vale a pena.
Abraços,
Fábio Reis.
Xislair!!!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- Contato:
Josinaldo,
Estou com o Xislair. Não vale a pena, quer seja pela segurança, quer seja pela potência. Esse motor é muito fraco. 1/2 CV é cerca de 370W (meu liquidificador tem motor de 800W!!!!).
Compra uma Skill ou B&D que você fará melhor negócio !
Estou com o Xislair. Não vale a pena, quer seja pela segurança, quer seja pela potência. Esse motor é muito fraco. 1/2 CV é cerca de 370W (meu liquidificador tem motor de 800W!!!!).
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Fabiocuiab
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
- Data de Nascimento: 23 Jan 1976
- Profissão ou ocupação: Empresario
- Localidade: Cuiaba
- Estado: MT
Josinaldo
eu tive a mesma ideia que vc, mas pesquisando e analisando custo do material, a diferença é muito pequena, e essa pequena diferença é que paga todos os dispositivos de segurança e a precisão de trabalhar com uma ferramenta industrial.
posso te garantir não vale a pena.
eu tive a mesma ideia que vc, mas pesquisando e analisando custo do material, a diferença é muito pequena, e essa pequena diferença é que paga todos os dispositivos de segurança e a precisão de trabalhar com uma ferramenta industrial.
posso te garantir não vale a pena.
- Espartano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Aldo wendt
- Data de Nascimento: 18 Mai 1965
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: motorista
- Localidade: Pelotas
- Estado: RS
Josinaldo :
siga os conselhos dos seus colegas. Não faça uma serra de bancada caseira. Não vale à pena arriscar sua saúde por causa de poucos reais ($$$ ) .
Use esse motor para uma outra máquina ( lixadeira de disco , por exemplo ) . Eu também tive vontade há um tempo atrás de fazer uma serra dessas ou até mesmo inverter minha serra circular manual. Desisti. Vou juntar um dinheiro e comprarei uma Skill .
Sou muito bonito para ficar acidentado...kkkk.
Aldo
siga os conselhos dos seus colegas. Não faça uma serra de bancada caseira. Não vale à pena arriscar sua saúde por causa de poucos reais ($$$ ) .
Use esse motor para uma outra máquina ( lixadeira de disco , por exemplo ) . Eu também tive vontade há um tempo atrás de fazer uma serra dessas ou até mesmo inverter minha serra circular manual. Desisti. Vou juntar um dinheiro e comprarei uma Skill .
Sou muito bonito para ficar acidentado...kkkk.

Aldo
Disse Jesus : "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
- ricardotulio
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): ricardo
- Data de Nascimento: 19 Fev 1976
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: metalúrgico
- Localidade: sao paulo
- Estado: sp
- País: br
Boa noite pessoal. ...
Josinaldo, procure na internet sobre calculo de polias, talves tire suas duvidas sobre como chegar ao rpm desejado, porem. Estou com o pessoal, não vale a pena tive essa experiência a 10 anos atras, fiz uma serra , ficou legal , mas não tem os recursos necessarios...
Josinaldo, procure na internet sobre calculo de polias, talves tire suas duvidas sobre como chegar ao rpm desejado, porem. Estou com o pessoal, não vale a pena tive essa experiência a 10 anos atras, fiz uma serra , ficou legal , mas não tem os recursos necessarios...
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
- Localidade: São Paulo
Josinaldo
A principio dá para fazer, mas com certeza irá passar raiva, pois esse motor é de 2 polos, ou seja não tem força, se usar um disco de 60 dentes, irá ter tendência a travar ou queimar, por perder velocidade e capacidade de corte (estou falando, pois montei uma igual, ao que voce pretende), alem disso tem que ter pelo menos o separador e o anti coice, claro se voce tem o material monte, senão eu aconselho a comprar uma pronta, que alem de ser mais segura, terá bem mais recursos.
Pedro
A principio dá para fazer, mas com certeza irá passar raiva, pois esse motor é de 2 polos, ou seja não tem força, se usar um disco de 60 dentes, irá ter tendência a travar ou queimar, por perder velocidade e capacidade de corte (estou falando, pois montei uma igual, ao que voce pretende), alem disso tem que ter pelo menos o separador e o anti coice, claro se voce tem o material monte, senão eu aconselho a comprar uma pronta, que alem de ser mais segura, terá bem mais recursos.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
"Errar é humano, acertar é divino"
-
- Ativo
XISLAIR escreveu:Olá Josinaldo
Abraços,Fabioreis escreveu:...
Minha sugestão é que você não siga adiante com esse projeto.
E se você colocar um motor mais potente, estará criando uma arma. Não há como, artesanalmente, fazer um anti-kickback, spliter e protetor de serra. E se fizer, vai ficar mais caro que uma BT ou SKil.
Na minha opinião, não vale a pena.
Abraços,
Fábio Reis.
Xislair!!!
obrigado,

-
- Ativo
PC64 escreveu:Josinaldo,
vlw, conselho aceito

-
- Ativo

Redbaron escreveu:Josinaldo
Pedro
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Josinalso,
Você tomou a decisāo correta
Serra circular é a única máquina que a gente nāo aconselha que seja feita em casa. Como já disseram, guarde esse motor para fazer uma lixadeira ou outra máquina.
Você tomou a decisāo correta

Serra circular é a única máquina que a gente nāo aconselha que seja feita em casa. Como já disseram, guarde esse motor para fazer uma lixadeira ou outra máquina.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Josinaldo,
Você tomou a decisão correta. Compre uma serra de bancada industrializada.
É muito mais seguro (os riscos, que existem, são inerentes ao hobby da marcenaria), você não vai ficar frustrado e nem será cobaia da sua máquina.
Esse motor de meio cavalo funciona perfeitamente para amolar seus formões, fazer uma lixadeira de rolo... divirta-se !
Você tomou a decisão correta. Compre uma serra de bancada industrializada.
É muito mais seguro (os riscos, que existem, são inerentes ao hobby da marcenaria), você não vai ficar frustrado e nem será cobaia da sua máquina.
Esse motor de meio cavalo funciona perfeitamente para amolar seus formões, fazer uma lixadeira de rolo... divirta-se !
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier