Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Comprei um conjunto de limitadores para brocas pois os que eu tinha faziam a broca vibrar bastante. Quando chegou a encomenda, eram em polegadas( não prestei atenção no descritivo ) e todas as minhas brocas são em mm.
Parece coisa fácil de resolver é só encontrar uma broca um pouco mais grossa ou mais fina e pronto.
Acontece que comprei para utilizar preferencialmente para cavilhas que são vendidas com bitola em mm.
Coisa de amador esta compra. Estou postando para dividir a minha frustração e também alertar os futuros compradores.
Vejam o produto: http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_s ... 06027-Razi
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto, se você fizer uma bucha com material bem fino (como alumínio da lata de refrigerante) é possível que possa usar o de 1/4" para broca de 6 mm. Além disso, é bastante provável que o de 5/16" sirva na broca de 8 mm.
Editado pela última vez por MSoares em Sex Fev 28, 2014 12:05 am, em um total de 1 vez.
Nāo é tāo fácil nāo. Eu tenho um jogo desses e tive que comprar brocas em polegadas. Experimente, pois uma cavilha de 6mm deve servir num furo de 1/4". Nāo é tāo justo assim. A diferença é de apenas 0,3 mm!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Msoares e PC.
Obrigado pelas dicas.
De qualquer forma a gente fica meio sem T.... de usar, meio p. da vida pela burrada.
Acho que vou comprar algumas brocas em polegadas para poder usar.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Compra logo um jogo . Você vai acabar usando tudo. Pra madeira nāo faz muita diferença se a broca é em mm ou em polegada. Nāo temos essa precisāo toda!
Esses limitadores sāo em polegadas porque sāo americanos. Nāo existe nacionais. Você teria que ter comprado europeu, mas eu nunca vi.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Eu também comprei esse jogo e estou usando normalmente. Comprei já sabendo que era em polegadas. Peguei o colar que fosse um pouco menor que as brocas 6, 8 e 10, ou seja, 3/16", 5/16" e 3/8", respectivamente, abri um pouquinho na união com uma chave de fenda e a broca entrou e fixou muito bem. Já usei a 6 e a 8 sem qualquer problema. A 10 ainda não usei, mas acho que vai funcionar do mesmo jeito. Para não forçar, coloque o colar pela frente da broca. Boa sorte e abraços!
Nāo custa nada comprar umas brocas na medida correta
Abs,
Paulo Celso
PC64 escreveu:Eu resolvi nāo arriscar! Meu jogo é da WoodRiver
Por isto é que eu gosto do PC. Meteu logo bronca e partiu para para o certo....
Eu comprei um jogo deste made in USA ... mas em polegadas. Como tenho brocas em (meia duzia) em mm e outro tanto igual em polegadas, não me aperto.
Mas falando em medidas mm e polegadas, eu nunca tive necessidade e nem curiosidade de entender os detalhes da polegada e acabei me deparando com um vídeo no Youtube sobre paquímetro e o assunto foi abordado. Pesquisei mais e acabei encontrando um monte deles explicando sobre a base 16 e confesso foi meu primeiro e único contado - até a última semana - com a explicação técnica, diferenças e semelhanças com mm.
Não vou indicar nenhum link porque tem muitos deles e basta apenas digitar "paquímetro polegadas" no Youtube.com.br que vem uma lista grande, tudo em português. Recomendo para aqueles que ainda não conhecem esta escala e suas semelhanças com mm.
Marcos escreveu:
.....
Mas falando em medidas mm e polegadas, eu nunca tive necessidade e nem curiosidade de entender os detalhes da polegada e acabei me deparando com um vídeo no Youtube sobre paquímetro e o assunto foi abordado. Pesquisei mais e acabei encontrando um monte deles explicando sobre a base 16 e confesso foi meu primeiro e único contado - até a última semana - com a explicação técnica, diferenças e semelhanças com mm
.....
Marcos,
Aí vai uma dica para te ajudar com as conversōes: 1/16" = 1,6 mm
Abs,
Paulo Celso
PC64 escreveu:Aí vai uma dica para te ajudar com as conversões: 1/16" = 1,6 mm
É isto mesmo PC e 1/16" é uma das poucas que tem correspondência "redonda" em mm. Mas as medidas usuais em mm e pol se aproximam bastante. Uma olhada no vídeo abaixo pode esclarecer muita coisa. Uma outra sugestão interessante é que - depois de ver o vídeo abaixo ou qualquer outro sobre o tema - a pessoa use um paquímetro digital que tenha medidas em mm pol e vá mudando de uma para outra escala e observando as medidas em pol que são muito próximas de algumas em mm.
** peguei o primeiro link que foi listado. Certamente existem outros que podem ou não ser muito mais educativos.
Nāo custa nada comprar umas brocas na medida correta
O problema não são as brocas, mas as cavilhas. Nunca encontrei cavilhas em polegadas, só em milímetros. Se a cavilha ficar folgada no furo, certamente o encaixe não ficará perfeito. Mas é uma opção. Abraços!
A de 8mm vai bem na de 5/16". A que sobra um pouquinho é a de 1/4".
1/4" = 6,35 mm!
Tem outra coisa: se você estiver usando o limitador significa que está furando com a furadeira manual. A gente sempre coloca mais de uma cavilha. Na furadeira manual sempre haverá uma imprecisāo na perpendicularidade dos furos que absorverá essa pequena diferença e fará com que as cavilhas, após tudo colado, fiquem firmes...
Eu ainda nāo usei os meus limitadores para colocar cavilhas. Sāo excelentes para embutir parafuso, pois na furadeira manual quando a gente vai dar aquela alargada para entrar a cabeça do parafuso a broca pega firme na madeira e vai com tudo!
Abs,
Paulo Celso
Amigos, me permitam uma opinião bem pessoal. Entendo até que é mais prático adquirir esses jogos de limitadores.
Mas não seria mais fácil, e barato, adquirir um tarugo de 10 mm ou mais de diâmetro, o material pode ser celeron por exemplo, achar o centro e furar com a mesma broca a ser utilizada, e na lateral desse tarugo fazer um furo e passar um macho de 4 ou 5 mm para inserir um parafuso allen sem cabeça para travamento?
Imaginem, com um pedaço de tarugo de 300 mm daria pra fazer vários limitadores de várias medidas.
Enfim, não me interpretem mal, é apenas minha opinião, OK?
Legal, a discussão trouxe todas as tendencias e soluções. Gostei da do Vespa, barata e precisa, a do micro eu usava bastante antes de ter um mínimo de ferramentas e equipamentos. Se eu quizer manter a precisão do diametro dos furos para cavilhas, a solução dada pelo Lauro é boa, desde que a gente não fique com 2 meias luas na mão.
Enfim, nos vivemos num país que não produz o mínimo de tecnologia nem para limitar a profundidade de uma broca. Que M....
Abraços
Roberto
Roberto, realmente tem que tomar cuidado na hora de alargar o colar para não quebrar a emenda. Por isso que eu falei para encaixar pela frente da broca, que é mais folgado devido aos sulcos. Vespa, o problema de colocar o parafuso travando na broca é que você tem que encontrar o local certo para fixar. Se pegar no sulco da broca, ele não vai ficar bem firme e escapará durante a furação. Esses colares travam por aperto, como se fosse uma abraçadeira. Mas sua ideia também é uma boa opção. Já vi um desse tipo na net que o cara fez com um pedaço de tábua de carne dessas de plástico. Abraços!
eu vi um cara montando um deck de piscina, ele pegou um toquinho de madeira ,fez um furo passante ,com a broca pro parafuso,recolheu a broca no mandril na profundidade desejada ,agora o segredo,ele passou uma ou duas voltas com fita crepe na broca para travar toquinho!!! e foi furando, com outra furadeira com broca mais larga e toquinho fez o furo da cabeça do parafuso. Coisa mais simples e imediata possível,
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
microscheme escreveu:. . .
Cara, na verdade, verdadeira, tu pode ateh utilizar
fita crepe em qualquer broca pra visualizar a profundidade
. . .
Micro,
Eu já fiz isso com uma broca de aço rápido para fazer furos para colocar cavilhas em MDF de 15 mm e a broca atravessou o MDF E olha que eu coloquei fita pra caramba, fazendo um anel!
Com furadeira manual isso nāo funciona direito porque a gente nāo tem muito controle da força vertical. Quando a broca reslolve "pegar" na madeira ela desce com tudo e a fita se deforma fazendo com que a broca ultrapasse a profundidade marcada!
A soluçāo do Chatara é melhor. Você cria um batente indeformável.
Abs,
Paulo Celso
robertoguz escreveu:Legal, a discussão trouxe todas as tendencias e soluções.
Então Roberto, na realidade tudo é válido, desde uma simples fita crepe como o Mano Micro citou, dentre outras soluções aqui citadas.
Massssssss...Como meros mortais e uma "pequena tendência" a ser um tollaholic, essa solução acabaria de vez com o problema milímetros X polegadas em uma ou duas peças.
A um tempo achei bem interessante... . E continuo achando...
Em tempo, Lauro tem razão com relação a achar o ponto certo para travar o limitador na broca, mas a gente sempre acha um jeitinho.
Eu num site não me lembro bem qual.. mas o cara usava cabo de vassoura... cortava no tamanho um pouco menor da broca, o suficiente para a profundidade escolhida furava no centro e vestia na broca como uma luva.
Vespasiano escreveu:...
Massssssss...Como meros mortais e uma "pequena tendência" a ser um tollaholic, essa solução acabaria de vez com o problema milímetros X polegadas em uma ou duas peças.
A um tempo achei bem interessante... . E continuo achando...
....
Vespa,
Muito legal. Com frete sai por pouco mais de US$ 15, ou seja, menos de R$ 40! Acho que funciona bem com brocas grandes. Já com as pequenas que são mais curtas, não sei se ele se adapta direito, pois a peça me pareceu muito alta.
Se eu não tivesse o meu conjunto da WoodRiver eu compraria esse (apesar de ter me dado coceira, eu resisti!).
Valeu
Abs,
Paulo Celso
ildotsel escreveu:Eu num site não me lembro bem qual.. mas o cara usava cabo de vassoura... cortava no tamanho um pouco menor da broca, o suficiente para a profundidade escolhida furava no centro e vestia na broca como uma luva.
Acho que fui eu
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!