Estrutura: toda em MDF 100% caçambada e alguns arcos de compensado de 15 mm, mas ainda falta a proteção do motor, então pode ser que entre mais algum material diferente na brincadeira
Motor: 1/2 cv de potência e 3450 rpm, bivolt e rotação reversível, fiz testes para ver se a rotação não queimaria o material a ser lixado, mas o resultado foi excelente, este motor é de máquina de costura industrial (os conheço bem, sou costureiro industrial), faz bem pouco barulho e é bem pesado
Disco: MDF de 22 mm de espessura (eu acho) por 230 mm de diâmetro, que foi cortado com serra tico-tico e torneado no esmeril onde ficou até fazer esta lixadeira, uso lixa grão 60

O pó que fica dentro dela está sendo ligeiramente puxado pelo disco e arremessado para fora, o que está me deixando tendencioso a bolar um esquema de aspiração de pó... ainda vou pensar bastante nisso, pois quero reduzir o pó mas sem muito barulho e gasto de energia

Primeiro teste com um sarrafinho de pinus:

Segundo teste com dois pedaços de pinus de uma mesma tábua:

A máquina ficou muito boa, embora ainda falta colocar uns pézinhos de borracha ela não vibra e nem sai andando

E que venham os JIGs e aperfeiçoamentos