Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
já postado no fórum antigo:
refilador fácil de fazer, utiliza uma chapinha de metal afiável, eu utilizei um pedaço de um serrote velho, afia uma face dos 2 lados .
depois faz os furos e prende num pedaço de madeira.
ai está pronto para usar
mellado escreveu:Yudi, bem prático, será que se colocar uma lâmina de estilete também da certo?
Mellado
Não acredito que tenha problema. Acredito que você terá que tomar um pouco mais de cuidado pois a lâmina do estilete, por ser extremamente afiada, "pode" acabar "entrando mais do que deve", além de refilar a borda, "ferir" a face do laminado...
Acho que é o caso de se tentar e fazer alguns testes em retalhos para ver sua funcionalidade
Abraço
Marco
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
Não tenho um desses, então só estou dando palpite, sem nenhuma "prova prática".
Eu diria que usar lâmina de estilete não funciona porque o estilete é afiado em forma de cunha, formando um "v". Precisaria usar uma lâmina afiada de um lado só, como um formão. Ou como no desenho postado pelo Yudi.
É claro que a lâmina de estilete cortaria, mas vai ficar uma rebarbinha.
Lembrando, isso foi só um "chute".
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Será que se usássemos um pedaço de MDF da mesma espessura da tábua que estamos refilando, poderíamos colocar uma lâmina de cada lado, e assim refilar ambos os lados ao mesmo tempo? Dessa forma, as lâminas também funcionariam como guia impedindo que o refilador sambasse e estragasse o corte...
Tempos atrás precisei colar e refilar umas peças. Pesquisando na internet acabei usando a idéia do aplicador de cola do Elias Leão http://www.youtube.com/watch?v=lXDEroyhH3o. Como precisava encontrar algo barato que pudesse adaptar ao aplicador, fiz o que normalmente costumo fazer: uma pequena visita as lojas populares (1,99)
Encontrei um jogo de espátulas retangulares (5 / 8 / 12 cm) que não só serviu para o aplicador como me inspirou a fazer este refilador caseiro:
SDC10676 (2).JPG
SDC10678 (2).JPG
...uma limada nas bordas da espátula e ela virou uma lâmina tal como a do Yudi
O refilador funcionou perfeitamente, só o "marceneiro" que fez umas barbeiragens
Abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Cordialmente. Nilson "Matuto"
"Erra, por certo, gravemente, aquele que hesita em perdoar;
erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar." (Confúcio)
YanKleber escreveu:
Será que se usássemos um pedaço de MDF da mesma espessura da tábua que estamos refilando, poderíamos colocar uma lâmina de cada lado, e assim refilar ambos os lados ao mesmo tempo? Dessa forma, as lâminas também funcionariam como guia impedindo que o refilador sambasse e estragasse o corte...
grande ideia, vou tentar fazer um teste com duas lâminas para ver se dá certo.
Muito legal esse refilador Yudi! Ideia bem simples e resolve o problema perfeitamente. Essa dica do Matuto é muito boa. Tenho um jogo de espátulas desse e acho que vou tentar. Abraços!
Yan
Não só acho que vá funcionar como vai reduzir o tempo pela metade! Grande ideia...
Abraços
Marco
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
Tenho acompanhado este tópico e resolvi compartilhar com os senhores o refilador de fita caseiro por mim construído. Este meu refilador utiliza uma lâmina para estilete. Realmente, como afirma o Fábioreis, ficam algumas rebarbas, que são facilmente retiradas com o uso de uma lima chata murça. Para aqueles que não têm como construir um refilador conforme o do Yudi, indico este. Funciona satisfatoriamente.
Foto nº 1.JPG
Foto nº 2.JPG
Foto nº 3.JPG
Um grande e fraternal abraço,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Samuel"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (John Quincy Adams)
Pessoal, um bom refilador para mdf é o próprio mdf laminado, (um pedaço retangular que caiba bem na mão).
Tire a "pontinha" com estiliete, depois passe o mdf sentido para dentro da chapa.
Espero ter ajudado.
Só vou guardando. Estas dicas valem ouro na hora do aperto. Muito obrigado pelo repost.
Não entendi como seria o processo sugerido pelo Willy? Considere que sou aprendiz de ajudante de marceneiro, ok Willy?
Marcos escreveu:Não entendi como seria o processo sugerido pelo Willy?
Marcos,
utilize um pedaço de MDF onde esteja bem cortado sem buracos ou imperfeições, cortado com um disco descente ou passado em uma tupia ou plaina bem afiada. Verás que fica um "canto vivo" entre a parte laminada e o MDF. É só passar esse pedaço, parelhado no MDF na sobra de fita com movimentos de fora pra dentro, corta como navalha, depois de retirada a sobra é só passar uma lima fina de leve para acertar as imperfeições e o excesso de cola.
Não sei se fui claro, mas também utilizo esse método.
marcoaandrade escreveu:Vespa
Já vi isso em um video no Youtube...funciona mesmo! É só o toco de MDF devidamente BEM CORTADO que faz todo o serviço!
É uma ótima dica.
Pois é Marcão, é bem prático, qualquer toco à mão serve. Nas portas do meu armário eu já pegava logo uma "régua" de MDF de uns 500mm e em uma só passada já tirava pelo menos uns 300mm de fita.
Mas ainda vou fazer os 3 modelos, do Yudi, Matuto e Samuel, são simples e boas idéias, o que me falta é tempo.
Legal Yudi ! Eu uso uma espátula com um lado afiado , funciona bem mas de vez em quando "morde" a mão da gente, o que mais curti é que o seu refilador vem com guia , além de guiar melhor o corte , protege as mãos. Copiando em 3,2,1... rsrsrsr.
Lembro da postagem no antigo forum. As ideias e complementos surgidos desde então dão muitas opções de jigs. Todos muito bons. Gosto de utilizar o toquinho de MDF. Faz um acabamento perfeito e evita o risco da lâmina do estilete "avançar" na peça e estragar tudo.
Grande abraço.
Carlos José
Curitiba-PR
A ferramenta ou a máquina mais perigosa é a que você está utilizando!
Muito bom o seu refilador eu costumo usar o um pedaço de mdf laminado mesmo para refilar, mas também uso o refilador em alguns casos, como por exemplo: quando a fita de bordo esta um pouco ressecada ela fica quebradiça vc passa o toco de mdf a fita acaba quebrando deixando imperfeições, dai eu uso um refilador.
muito boa a ideia do Gilmar de usar um mdf e fazer
um suporte pra faca da plaina, ja vi muitos usarem a lamina e se cortar, eu ja uso una espatula de aco inox afiada e o acabamento fica perfeito.
bela ideia yudi...eu apanhei um pouco em refilar as bordas das placas do armário que eu fiz aqui em casa...cheguei a usar uma plaina e estilete ate...tb não deu muito certo...acho q vou fazer um desses ai que vc postou...obrigado por compartilhar
Gilmarc007 escreveu:Eu fiz um refilador de fita usando uma faca para plaina Makita,
gostei muito, esta cortando bem rente e com um excelente acabamento.
Perfeito, estava com algo assim na mente quando iniciei a leitura do post. Muito bom. Copiando em 3... 2... 1... rs
Fiz o meu , um pouquinho mais incrementado, mas basicamente a mesma coisa. Usei como Lâmina uma espátula velha. Usar lâmina de estilete não é o mais adequado, pois é muito fina e por demais afiada.
Facinho e rápido para refilar e com acabamento perfeito. Estou muito contente por ter uma ferramenta tão eficaz e com custo zero. Aliás, já estou craque para passar a cola, colocar e refilar a fita de borda.